Filmes por gênero

Sobre o site

75 anos de cinema, ao contrário da grande maioria dos sites sobre a Sétima Arte, cujas construção e manutenção são realizadas por uma equipe de profissionais, é o resultado de um trabalho individual iniciado em 2003 como um simples passatempo e, principalmente, sem qualquer interesse comercial.

No início denominado “60 Anos de Cinema” e totalmente desconhecido do público que navega pela Internet, o site “estourou” em junho de 2007, àquela época já com a denominação de “65 Anos de Cinema”, ocasião em que ocorreram mais de 90.000 acessos em um único mês, com mais de 5.000 visitas em um só dia, feitas a partir de cidades dos 5 continentes.

Embora me considere um cinéfilo, devo esclarecer que não tenho qualquer formação nas áreas de cinema e jornalismo. Ao contrário, iniciei minha vida profissional como engenheiro de Estradas e a conclui numa grande multinacional da área de petróleo, para a qual trabalhei por 38 anos, dos quais os últimos cinco, já aposentado, executando trabalhos de consultoria e projetos.

Voltando ao site, tudo começou ainda em criança, quando passei a anotar em cadernos escolares todos os filmes que assistia. Anos mais tarde, por várias vezes tentei jogá-los fora, mas alguma coisa me impedia de fazê-lo. O advento do computador pessoal me possibilitou passar todo o conteúdo dos tais cadernos para bancos de dados, inicialmente utilizando o dBase III e, mais tarde, o Access. Por outro lado, a chegada da TV a cabo no Rio de Janeiro e, posteriormente, a disponibilidade na Internet, me possibilitaram rever os filmes antigos e, com isso, acrescentar informações adicionais que me permitiram realizar o presente trabalho.

Como dito acima, a idéia de desenvolver este site surgiu em 2003, aproveitando todas as informações garimpadas ao longo de tantas décadas. Em 31 de dezembro de 2017, o site contava com 3.178 filmes cadastrados, dos quais 2.700 com suas páginas totalmente desenvolvidas. Contava, ainda, com cerca de 3.200 vídeos e 19.500 fotos de cenas extraídas dos filmes, além de pequenos trechos de sua trilha sonora. Ainda a título de curiosidade, dos filmes cadastrados, 567 constam do livro "1001 FILMES PARA VER ANTES DE MORRER".

Gostaria de reafirmar que o presente site:

•    não envolve qualquer interesse comercial;
•    seu desenvolvimento é um mero passatempo para mim;
•    seu conteúdo é formado unicamente por filmes por mim assistidos.

Devo dizer, ainda, que não fazem parte do escopo deste trabalho a relação e cadastramento dos seriados e documentários por mim vistos ao longo de minha vida.

Finalmente, lamento dizer que, não podendo atender às centenas de e-mails que me eram enviados diariamente, vi-me forçado a retirar essa ferramenta de comunicação, sob pena de ver comprometido aquilo que considerava mais importante para os visitantes deste site: a informação sobre os filmes por mim assistidos ao longo de minha vida. 



Atenciosamente,
 
Carlos Augusto de Araújo