Filmes por gênero

O CORAÇÃO DE UMA CIDADE (1945)

Tonight and every night
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Esta noite e sempre (Portugal)
Cette nuit et toujours (França, Bélgica)
Stanotte ed ogni notte (Itália)
Esta noche y todas las noches (Espanha, Argentina)
Music Box Girls (Alemanha)
I kväll och varje kväll (Suécia)
Nyt ja joka ilta (Finlândia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Musical, Drama
Direção: Victor Saville
Roteiro: Lesser Samuels, Abem Finkel
Produção: Victor Saville
Música Original: George Duning, Marlin Skiles
Direção Musical: Morris Stoloff
Coreografia: Jack Cole, Val Raset
Fotografia: Rudolph Maté
Edição: Viola Lawrence
Direção de Arte: Lionel Banks, Stephen Goosson, Rudolph Sternad
Figurino: Jean Louis, Marcel Vertès
Maquiagem: Clay Campbell
Efeitos Sonoros: William Randall, Lambert E. Day
Efeitos Especiais: Lawrence W. Butler
Nota: 8.0
Filme Assistido em: 1979

Elenco

Rita Hayworth Rosalind Bruce
Lee Bowman Paul Lundy, líder do Esquadrão
Janet Blair Judy Kane
Marc Platt Tommy Lawson
Leslie Brooks Angela
Professor Lamberti Fred, o Grande Waldo
Dusty Anderson Toni
Stephen Crane Observador Leslie Wiggins
Jim Bannon Fotógrafo da Life
Florence Bates May Tolliver
Ernest Cossart Sam Royce
Philip Merivale Reverendo Gerald Lundy
Patrick O'Moore David Long
Shelley Winters Bubbles
Adele Jergens Showgirl
Ann Codee Annette
Aminta Dyne Sra. Peabody
Joy Harington Sra. Good
Elizabeth Inglis Joan
Marilyn Johnson Pamela
Charles McNaughton Peter
Cecil Stewart Bert
John Bleifer Soldado russo
Gary Bruce Soldado americano
David Clyde Sargento da Polícia
Richard Dean Soldado britânico
Fred Graff Soldado americano
Nelson Leigh Oficial do Exército Britânico

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Trilha Sonora de um Musical (Marlin Skiles, Morris Stoloff)

Oscar de Melhor Canção Original (Jule Styne, Sammy Cahn)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Perto do final da 2ª Guerra Mundial, um repórter da revista Life vai ao Music Box Theater em Londres para fazer uma reportagem sobre a Casa. O gerente de palco, Sam Royce, lembra os dias felizes no início da guerra: A empresária teatral, May Tolliver, está ensaiando seus artistas quando o bailarino Tommy Lawson chega. Embora Tommy seja um dançarino talentoso, ele improvisa seus passos e, consequentemente, Tolliver se recusa a contratá-lo. Com pena dele, as americanas Rosalind Bruce e Judy Kane ensinam suas rotinas a ele, que é aceito no show.
 
Certa noite, o piloto da RAF Paul Lundy vai ao teatro. Algum tempo depois, quando aviões alemães lançam bombas sobre o teatro, a plateia e os artistas se refugiam no porão do prédio. Uma vez lá, Paul se apaixona e convida Rosalind para jantar. Ela agradece, mas recusa o convite. Após o ataque, ela e Judy vão ao restaurante do bairro, onde Paul se encontra com uma garrafa de champanhe. Como consequência, Rosalind começa a namorar Paul, mas quando ele a engana para levá-la ao seu apartamento, prometendo apresentá-la a um soldado inexistente de sua cidade natal, St. Louis, ela se sente traída e se recusa a falar com ele.
 
Desesperado para ver Rosalind, Paul convence seu Capitão a solicitar que a trupe do Music Box se apresente no teatro da RAF. Quando da apresentação, Paul implora a Rosalind que o perdoe e, quando ele é convocado para uma nova missão, ela cede e aceita sua confissão de amor. Tommy, que também é apaixonado por ela, começa a beber para aliviar a dor da rejeição. Depois que Paul retorna de sua missão, ele diz à Rosalind que deve sair na manhã seguinte, ocasião em que os dois planejam passar uma noite íntima no apartamento dele. No entanto, quando eles chegam lá, descobrem que o prédio foi arrasado por um bombardeio alemão. 
 
No dia seguinte, Paul planeja propor casamento à Rosalind, quando é chamado ao gabinete do capitão de seu grupo e ordenado a sair imediatamente em uma missão secreta. Duas semanas se passam sem uma palavra de Paul, deixando Rosalind preocupada. Certa noite, ao tomar conhecimento de que o esquadrão de Paul está de licença por duas semanas, e ele não aparece, ela acredita que ele perdeu o interesse nela.
 
Dias depois, quando Rosalind recebe um bilhete do pai de Paul, Reverendo Gerald Lundy, pedindo para encontrá-la após o show daquela noite, ela assume que Paul o enviou como um emissário, para terminar seu relacionamento. No entanto, ela fica aliviada quando o reverendo abre a Bíblia que Paul enviou a seu pai, marcada com uma fotografia dela. O reverendo, então, propõe casamento em nome do filho ausente, e dá as boas-vindas de Rosalind à família.
 
Ao saber do ocorrido, Tommy, ciumento, prevê que Rosalind abandonará o teatro. Pouco tempo depois, quando Paul retorna, ele sugere uma lua de mel no Canadá. Ela, no entanto, se recusa a deixar o teatro até Tommy parabenizá-la e insistir que ela vá. Pouco tempo depois, Judy, que se acha secretamente apaixonada por Tommy, vai consolá-lo onde, depois de fazer um brinde à Rosalind, eles se beijam. Sua felicidade, no entanto, é de curta duração, uma vez que, uma bomba alemã atinge o local, matando os dois.
 
Apesar da tragédia, a apresentação da noite é mantida e, enquanto Rosalind canta a música de Judy, ela decide continuar no show.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Victor Saville, a partir de um roteiro escrito por Lesser Samuels e Abem Finkel, "O Coração de uma Cidade" é um filme produzido em 1945 pela Columbia Pictures. Sua trama gira em torno de um teatro londrino que permanece aberto, apresentando seus musicais, apesar da cidade estar sendo bombardeada quase todos os dias pela aviação nazista. O lado teatral é equilibrado com um romance entre os personagens vividos por Rita Hayworth, estrela do musical, e Lee Bowman, aviador canadense da RAF. 

Na época, o filme foi agraciado com uma indicação ao Oscar de Melhor Trilha Sonora, e outra ao Oscar de Melhor Música. 

CAA