Filmes por gênero

OLDBOY (2003)

Oldboy
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Oldboy-Velho amigo (Portugal)
Oldboy: Cinco días para vengarse (Argentina)
15 ans volés (Canadá)
Старо момче (Bulgária)
Al-fata al-ajooz (Egito)
Vana poiss (Estônia)
Senis (Lituânia)
Old Boy - Hämnden (Suécia)
Олдбой (Rússia)
Pais: Coréia do Sul
Gênero: Drama, Suspense, Mistério, Ação
Direção: Chan-wook Park
Roteiro: Chan-wook Park, Chun-hyeong Lim, Jo-yun Hwang
Produção: Seung-yong Lim
Design Produção: Seong-hie Ryu
Música Original: Jeong-hun Jeong
Direção Musical: Yeong-wook Jo
Fotografia: Chung-hoon Chung
Edição: Sang-Beom Kim
Figurino: Sankyung Cho
Efeitos Sonoros: Seung-cheol Lee
Efeitos Visuais: Jeon-hyeong Lee
Nota: 9.8
Filme Assistido em: 2005

Elenco

Min-sik Choi Dae-su Oh
Ji-tae Yu Woo-jin Lee
Hye-jeong Kang Mi-do
Dae-han Ji Joo-hwan No
Dal-su Oh Park Cheol-woong
Byewong-oh Kim Sr. Han
Seung-Shin Lee Mendigo
Kwang-rok Oh Suicida
Tae-kyung Oh Dae-su, quando jovem
Yeon-suk Ahn Woo-jin, quando jovem
Il-han Oo Joo-hwan, quando jovem

Prêmios

Asia-Pacific Film Festival

Prêmio de Melhor Ator (Min-sik Choi)

Prêmio de Melhor Direção (Chan-wook Park)

Associação dos Críticos de Cinema de Austin, USA

Prêmio de Melhor Filme Estrangeiro

Prêmios Baek Sang Art, Seoul, Coréia do Sul

Prêmio de Melhor Nova Atriz (Jin-Seo Yoon)

Prêmio de Melhor Direção (Chan-wook Park)

Prêmio de Melhor Ator (Min-sik Choi)

Festival Internacional do Cinema de Bangkok, Tailândia

Prêmio de Melhor Direção (Chan-wook Park)

Festival Internacional de Bergen - Bergen, Noruega

Prêmio do Público (Chan-wook Park)

Prêmio do Cinema Britânico Independente

Prêmio de Melhor Filme Estrangeiro Independente

Associação dos Críticos de Cinema de Busan, Coréia do Sul

Prêmio de Melhor Filme (Chan-wook Park)

Prêmio de Melhor Direção (Chan-wook Park)

Prêmio de Melhor Fotografia (Chung-hoon Chung)

Prêmio de Melhor Atriz (Hye-jeong Kang)

Festival Internacional de Cannes, França

Grande Prêmio do Júri (Chan-wook Park)

Fantasporto, Cidade do Porto, Portugal

Prêmio de Melhor Filme (Chan-wook Park)

Prêmio de Melhor Roteiro (Chan-wook Park)

Prêmios Grand Bell, Coréia do Sul

Prêmio Grand Bell de Melhor Ator (Min-sik Choi)

Prêmio Grand Bell de Melhor Direção (Chan-wook Park)

Prêmio Grand Bell de Melhor Edição (Sang-beom Kim)

Prêmio Grand Bell de Melhor Música (Yeong-wook Jo)

Grand prix de l'Union de la critique de cinéma - Bélgica

Grand Prix de l'UCC

Prêmios do Cinema, Hong Kong

Prêmio de Melhor Filme Asiático (Coréia do Sul)

Associação Coreana de Críticos de Cinema

Prêmio de Melhor Filme (Chan-wook Park)

Prêmio de Melhor Direção (Chan-wook Park)

Prêmio de Melhor Ator (Min-sik Choi)

Prêmio de Melhor Atriz Estreante (Hye-jeong Kang)

Prêmio de Melhor Música (Yeong-wook Jo)

Prêmios Guarani, Brasil

Prêmio Guarani de Melhor Filme Estrangeiro (Chan-wook Park)

Festival do Cinema Internacional de Sitges, Catalunha, ES

Prêmio de Melhor Filme (Chan-wook Park)

Festival Internacional de Cinema de Estocolmo, Suécia

Prêmio do Público (Chan-wook Park)

Indicações

Academia de Filmes de Ficção Científica, Fantasia e Horror, USA

Prêmio Saturn de Melhor Filme de Ação, Aventura e Suspense (Chan-wook Park)

Associação dos Críticos de Cinema de Austin, USA

Prêmio de Melhor Filme (8º lugar)

Festival Internacional do Cinema de Bangkok, Tailândia

Prêmio de Melhor Filme (Chan-wook Park)

Prêmios da Broadcast Film Critics Association, USA

Prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira (Chan-wook Park)

Festival Internacional de Cannes, França

Prêmio Palma de Ouro (Chan-wook Park)

Associação dos Críticos de Cinema de Chicago

Prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira (Chan-wook Park)

Prêmios Chlotrudis - Massachusetts, USA

Prêmio Chlotrudis de Melhor Roteiro Adaptado (Jo-yun Hwang, Joon-hyung Lim, Chan-wook Park)

Academia do Cinema Europeu

Prêmio de Melhor Filme (Chan-wook Park)

Prêmios Golden Schmoes

Prêmio Golden Schmoes do Filme Favorito do Ano (Chan-wook Park)

Prêmios da Russian National Movie

Prêmio Georges de Melhor Filme Independente (Chan-wook Park)

Associação dos Críticos de Cinema de St. Louis, USA

Prêmio de Melhor Filme Estrangeiro (Coréia do Sul)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Num dia de 1988, um homem comum chamado Dae-su Oh, bem casado e pai de uma garotinha de três anos, é levado à delegacia para ser ouvido pelas autoridades por estar alcoolizado.  Na saída, ele liga para casa de uma cabine telefônica, e desaparece misteriosamente, deixando como pista apenas o presente de aniversário que havia comprado para a filha.

Pouco depois, ele percebe estar numa estranha prisão, na verdade um quarto de hotel, onde há apenas uma TV ligada.  A comida escassa é depositada na porta e, diariamente, respira um gás que o faz dormir.  Pelo noticiário, descobre ser o principal suspeito da morte brutal de sua esposa. Em estado de choque, ele encontra uma agulha e tenta o suicídio, sem sucesso.  Então, começa a escrever na parede tudo o que poderia ter feito de mal para estar naquela situação... "Eu magoei muitas pessoas, e estou certo de que o homem que matou minha mulher e me trouxe até aqui é uma dessas pessoas", diz para si mesmo.


Com o passar do tempo, ele se adapta à escuridão do quarto e à sua rotina desesperadora, e começa a exercitar seu corpo e sua mente para sobreviver.  Para registrar a longa pena que está pagando sem saber por que, ele tatua seu corpo.    O gás que entra na sala todo dia e deixa Dae-su Oh desacordado é também seu passaporte para a liberdade.  Num dia, como outro qualquer, ele acorda em liberdade na rua.  Surpreso, pára em frente a uma vitrine, onde é abordado por um mendigo que lhe entrega uma pasta, contendo um celular e dinheiro.  É esse mendigo o mensageiro da notícia de que Dae-su Oh ainda está sendo vigiado, onde quer que esteja.  Sua prisão ainda não acabou.  Seu primeiro desejo é comer bem num restaurante, e enquanto ele devora um polvo vivo, o celular toca e uma voz masculina lhe pede para tentar descobrir por que ele foi preso.


Dae-su Oh desmaia e acorda no apartamento de uma das cozinheiras do restaurante, a doce Mi-do.  O hóspede conversa com sua generosa anfitriã sobre os 15 anos que passou na prisão, conquistando a simpatia e a compaixão da jovem, que promete ajudá-lo em sua cruzada por vingança.  Com a ajuda dela, Dae-su Oh começa a visitar as pessoas do seu passado que poderiam estar envolvidas com sua prisão.  Mas todos os esforços da dupla são em vão.


Um dia, um amigo com quem Mi-do se achava num chat da Internet, de apelido Evergreen, pede a ela para mandar um "oi" para Dae-su Oh.  Mais uma prova de que seus passos continuam sendo vigiados de perto.  Mas os dois não desistem da busca pela verdade.  E por um caminho dos mais inusitados, Dae-su Oh descobre o endereço de sua prisão.  Lá, encontra uma fita cassete que diz apenas: "Pena de 15 anos para Dae-su Oh.  Ele fala demais".


Com as pistas do amigo de Mi-do da Internet, Dae-su Oh finalmente fica face a face com seu seqüestrador.  Se matá-lo, no entanto, nunca vai saber por que foi preso.  Então, aceita o jogo proposto por seu algoz, de descobrir a verdade em cinco dias.  Se conseguir, o inimigo se mata.     Se fracassar, é Mi-do quem pagará com a própria vida.

Assim, aos poucos e através de flashbacks. que remetem tanto a fatos ocorridos num passado mais distante quanto a outros mais recentes, toda a verdade vem à tona com conseqüências trágicas.

imagem

Comentários

Baseado numa história escrita por Tsuchiya Garon, "Oldboy" é um filme obrigatório.  Realizado pelo cineasta sul-coreano Chan-wook Park, trata-se de um verdadeiro ensaio sobre a vingança e suas conseqüências.  Em sua narrativa, Park se utiliza de diversos meios, inclusive da televisão e da internet.  A tragédia grega, travestida de drama familiar moderno, também se acha presente e é tratada com maestria pelo diretor, ao abordar o tema-tabu do incesto.  Em algumas seqüências, o diretor se utiliza da linguagem surrealista tão comum na obra do espanhol Luis Buñuel, como é o caso, por exemplo, da cena em que Dae-su sai do cativeiro dentro de uma caixa.

O clima de suspense vai num crescendo até atingir seu clímax quando as motivações de Woo-jin Lee, o seqüestrador de Dae-su, são reveladas, gerando momentos de grande impacto dramático.  A cena em que Dae-su abre uma caixa violeta e descobre o diabólico plano levado a cabo por seu algoz é verdadeiramente impactante.  Uma outra seqüência que não se pode deixar de mencionar é aquela em que Dae-su se auto-pune ao cortar sua própria língua.


Embora não tenha recebido qualquer tipo de premiação, merece destaque o fabuloso roteiro, muito bem escrito e estruturado, sem falhas.  A fotografia de Jeong-hun e a trilha sonora de Yeong-wook  são dois outros pontos altos do filme.  É inesquecível o momento no qual é tocado um trecho de "Inverno", da composição de Vivaldi, "As Quatro Estações".


No quesito interpretação, os maiores destaques são as atuações de Min-sik Choi e de Hye-jeong Kang. sdBaseado numa história escrita por Tsuchiya Garon, "Oldboy" é um filme obrigatório.  Realizado pelo cineasta sul-coreano Chan-wook Park, trata-se de um verdadeiro ensaio sobre a vingança e suas conseqüências.  Em sua narrativa, Park se utiliza de diversos meios, inclusive da televisão e da internet.  A tragédia grega, travestida de drama familiar moderno, também se acha presente e é tratada com maestria pelo diretor, ao abordar o tema-tabu do incesto.  Em algumas seqüências, o diretor se utiliza da linguagem surrealista tão comum na obra do espanhol Luis Buñuel, como é o caso, por exemplo, da cena em que Dae-su sai do cativeiro dentro de uma caixa.


O clima de suspense vai num crescendo até atingir seu clímax quando as motivações de Woo-jin Lee, o seqüestrador de Dae-su, são reveladas, gerando momentos de grande impacto dramático.  A cena em que Dae-su abre uma caixa violeta e descobre o diabólico plano levado a cabo por seu algoz é verdadeiramente impactante.  Uma outra seqüência que não se pode deixar de mencionar é aquela em que Dae-su se auto-pune ao cortar sua própria língua.

A fotografia de Jeong-hun e a trilha sonora de Yeong-wook  são dois outros pontos altos do filme.  É inesquecível o momento no qual é tocado um trecho de "Inverno", da composição de Vivaldi, "As Quatro Estações".

No quesito interpretação, os maiores destaques são as atuações de Min-sik Choi e de Hye-jeong Kang.

 

CAA