Filmes por gênero

O QUARTO MANDAMENTO (1951)

The mating season
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Cocktail de sogras (Portugal)
La mère du marié (França)
La madre dello sposo (Itália)
Casado y con dos suegras (Espanha)
Köchin gesucht (Alemanha)
Parningstid (Suécia)
Rakastelua (Finlândia)
Hvedebrødsdage (Dinamarca)
Брачный сезон (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia
Direção: Mitchell Leisen
Roteiro: Charles Brackett, Walter Reisch, Richard Breen
Produção: Charles Brackett
Música Original: Joseph J. Lilley
Fotografia: Charles Lang
Edição: Frank Bracht
Direção de Arte: Hal Pereira, Roland Anderson
Guarda-Roupa: Oleg Cassini
Maquiagem: Wally Westmore
Efeitos Sonoros: John Cope, Don McKay, Glen Porter
Efeitos Visuais: Farciot Edouart
Nota: 8.4
Filme Assistido em: 1954

Elenco

Gene Tierney Maggie Carleton
John Lund Val McNulty
Miriam Hopkins Fran Carleton
Thelma Ritter Ellen McNulty
Jan Sterling Betsy
Larry Keating Sr. Kalinger, Sr.
James Lorimer George C. Kalinger, Jr.
Malcolm Keen Sr. Williamson
Cora Witherspoon Sra. Williamson
Ellen Corby Annie
Carol Coombs Susie
Billie Bird Mugsy
Mary Young Solteirona
Samuel Colt Coronel Conger
Gladys Hurlbut Sra. Conger
Grayce Hampton Sra. Fahnstock
William H. Welsh Sr. Paget
William Fawcett Sr. Tuttle
Elizabeth Flournoy Srta. Penfield, motorista do ônibus escolar
Beth Hartman Recepcionista
Stapleton Kent Dr. Chorley
Kasey Rogers Dama de honra
Jean Ruth Dama de honra

Prêmios

Festival Internacional de Berlim, Alemanha

Prêmio Urso de Bronze de Melhor Comédia (Mitchell Leisen)

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (Thelma Ritter)

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante (Thelma Ritter)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Com problemas no Banco, a viúva Ellen McNulty vende sua barraca de hambúrguer e decide ir embora de Nova Jersey e viver junto ao filho Val, que mora em Meridian, Ohio. Casado recentemente com uma socialite, Maggie Carleton, Val contrata os serviços de uma cozinheira profissional para ajudar a mulher a preparar o jantar de uma festa que vai dar em sua casa. Quando Ellen chega, Maggie julga ser ela a cozinheira contratada. Ellen resolve levar a farsa adiante para não envergonhar o filho e tem de se haver com a esnobe Fran, mãe de Maggie. Depois da festa, Val a persuade a ir morar com eles.

Na manhã seguinte, Ellen chega com seus pertences e explica ao filho que uma sogra na casa só causaria atrito. Mesmo assim, ele insiste para que ela fique. Quando a mãe de Maggie chega para ficar com eles, ela esnoba e desaprova a presença de Ellen. Dias depois, o casal decide emprestar Ellen à família Kalinger, proprietária da empresa para a qual Val trabalha, quando de uma festa a ser realizada para receber o Sr. e a Sra. Williamson, proprietários de uma empresa de Maryland com a qual o Sr. Kalinger está prestes a fechar um grande contrato. Ao cuidar do Sr. Kalinger, que se acha adoentado, Ellen descobre que seu filho, George Kalinger Jr., que antes cortejara Maggie, está providenciando um crédito necessário ao desenvolvimento de uma pesquisa a ser feita por Val.

O Sr. Kalinger convida Val e Maggie para a festa, forçando o filho a revelar o papel de Val, o que ele faz com satisfação. Na festa, Maggie é insultada pela Sra. Williamson e se enfurece. No entanto, ao perceber a influência dessa mulher, Val força Maggie a pedir desculpas. Na manhã seguinte, os dois concordam que ambos estavam errados. Mais tarde, naquele dia, os amigos de Ellen batem à porta e pedem para falar com a Sra. McNulty, revelando assim, à Maggie, que Ellen é mãe de Val. Tal fato faz com que Maggie fique furiosa com o marido por esconder a identidade de sua mãe. Como consequência, ela decide ir para um hotel. Mais tarde, Maggie volta a confrontar o marido em seu escritório e, quando ele tenta se explicar, ela lhe comunica que está se mudando para o México, onde o divórcio é mais fácil de ser conseguido.

Ao tomar conhecimento do que está ocorrendo, o Sr. Kalinger decide fazer o possível para que o casal se reconcilie. Nesse sentido, ele convence Maggie a ir até o bar do hotel para um drinque de despedida, sabendo que Val vai estar lá para participar de uma festa. Ao vê-lo, ela o repreende mais uma vez e vai embora. No entanto, quando Val deixa a festa para buscar sua mãe, Maggie volta ao bar e testemunha quando ele retorna com sua mãe e a apresenta à Sra. Williamson, que estava prestes a contratá-lo, mas que desiste ao descobrir que sua mãe não pertence à mesma classe social. O Sr. Kalinger Senior, no entanto, se mostra encantado e decide se casar com Ellen.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Mitchell Leisen, a partir de um roteiro escrito por Charles Brackett, Walter Reisch e Richard Breen,  “O Quarto Mandamento” é uma ótima comédia norte-americana produzida pela Paramount Pictures em 1951. Sua trama, baseada numa peça de Caesar Dunn, é muito bem desenvolvida, prendendo a atenção do espectador até a última cena.

Embora não seja extraordinária, a direção de Leisen se mostra bastante segura. Na área técnica, merece ainda ser destacada a excelente fotografia a cargo de Charles Lang. No que tange ao elenco, Thelma Ritter brilha no papel de Ellen McNulty, seguida pelas ótimas atuações de Gene Tierney, Larry Keating e James Lorimer.

Enfim, “O Quarto Mandamento” é um filme que recomendo fortemente.

CAA