Sinopse
Embora sejam pobres, Dave e Dora Goodman estão determinados a garantir uma boa educação para seus filhos. Em 1919, o Prof. Schoepp oferece aulas de música para os moradores de um conjunto habitacional de Chicago, na Hull House, e embora o jovem Benny Goodman não goste inicialmente do instrumento, ele se torna uma excelente clarinetista aos 14 anos. Benny aprecia as obras de Mozart, mas quando surge a oportunidade de tocar em uma banda de ragtime, ele junta-se ao sindicato dos músicos e começa sua carreira como profissional. Durante uma pausa, Benny escuta com admiração a banda de jazz de Nova Orleans de Kid Ory, que o aconselha a tocar da forma como ele sente a música. Mais tarde, Benny, dois anos antes de terminar seu ensino médio, junta-se à banda de Ben Pollack e começa a tocar em bailes em todo o país.
Em sua primeira visita à casa dos pais, Benny fica consternado ao saber que seu pai, que sempre apoiou suas aspirações musicais, havia morrido em um acidente no caminho para a estação ferroviária. Logo depois, a banda de Pollack consegue um trabalho num bar de um antigo vizinho de Benny, Jake Primo, que agora é um gangster. Lá ele encontra o rico John Hammond, um crítico de música e amante de jazz e sua irmã, Alice, que prefere música clássica e se sente desconfortável na presença de Benny. Em Nova York, a banda de Pollack não é bem aceita e Benny, cheio de ideias, mas preocupado com a falta de audiência, vê-se forçado a tocar em bandas tradicionais de dança a fim de ganhar o necessário para se manter.
Impressionado com o talento de Benny, Hammond o convida para executar um concerto para Clarinete de Mozart em sua mansão. Na ocasião, Alice se mostra surpresa com o excelente desempenho dele, observando que, embora se mostre calmo e tranquilo, ele despeja toda sua emoção ao tocar. Pouco depois, Benny forma uma orquestra e passa a se apresentar em um programa de rádio da NBC aos sábados à noite. Fletcher Henderson, um admirado músico do Harlem, fica impressionado com a nova orquestra e passa a contribuir com seus arranjos musicais. Quando o programa é cancelado, Benny e sua orquestra partem em uma turnê pela costa oeste, mas antes de partir, ele e Alice declaram seus sentimentos fortes, mas confusos, para com o outro. A turnê é um fracasso até chegarem à Palomar, na Califórnia, quando a orquestra obtém um tremendo sucesso. Benny vê Alice na plateia e toca “Memories of You” para ela e, depois do show, os dois se beijam.
Em seguida, Benny forma um quarteto que inclui Lionel Hampton, Teddy Wilson e Gene Krupa, e quando sua orquestra e seu quarteto voltam para Chicago, eles são as manchetes da Variety. Pouco tempo depois, Alice assiste à estreia da orquestra em Nova York e, mais tarde naquele dia, fica aliviada ao saber que sua família aprova o romance. A mãe de Benny, no entanto, é contra por achar que há uma grande diferença de nível social entre as duas famílias. Preocupada, Alice visita a Sra. Goodman, que insiste em seu ponto de vista. No entanto, ao perceber o quanto seu filho ama a jovem milionária, ela secretamente a convida para assistir um concerto que contará com a participação de Harry James, Ziggy Elman e Martha Tilton. Um atraso em sua viagem faz com que Alice perca a apresentação triunfante de Benny, mas ela chega a tempo de ouvir uma ovação e a reapresentação de “Memories of You” a pedido do público.
Comentários
Escrito e dirigido pelo cineasta Valentine Davies, “A Música Irresistível de Benny Goodman” é um bom filme produzido pela Universal International Pictures em 1956. Sua trama, na realidade, trata da biografia desse grande músico norte-americano.
Na direção, Davies realiza um bom trabalho marcado por um ótimo ritmo. Por outro lado, sua trilha sonora é magnífica, contando com mais de vinte grandes sucessos desse inesquecível músico, dentre os quais cito “Stompin' At the Savoy”, “One O'Clock Jump”, “Moonglow”, “On the Sunny Side of the Street” e “Memories of You”.
O filme conta ainda com as participações de figuras lendárias da música popular americana, como Gene Krupa, Ben Pollack, Lionel Hampton, Harry James, Teddy Wilson, Stan Getz, dentre outros.
CAA