Filmes por gênero

INVERNO D'ALMA (1947)

If winter comes
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Intriga (Portugal)
Quand vient l'hiver (França, Bélgica)
Peccatori senza peccato (Itália)
Skuggor på vägen (Suécia)
Jesli nadejdzie zima (Polônia)
Talven henkäys (Finlândia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama
Direção: Victor Saville
Roteiro: Arthur Wimperis, Marguerite Roberts
Produção: Pandro S. Berman
Música Original: Herbert Stothart
Fotografia: George J. Folsey
Edição: Ferris Webster
Direção de Arte: Cedric Gibbons, Hans Peters
Guarda-Roupa: Irene
Maquiagem: Jack Dawn
Efeitos Sonoros: Douglas Shearer
Efeitos Especiais: Warren Newcombe
Nota: 7.4
Filme Assistido em: 1967

Elenco

Walter Pidgeon Mark Sabre
Deborah Kerr Nona Tybar
Angela Lansbury Mabel Sabre
Binnie Barnes Natalie Bagshaw
Janet Leigh Effie Bright
Dame May Whitty Sra. Perch
René Ray Sarah
Virginia Keiley Rebecca
Reginald Owen Sr. Fortune
John Abbott Sr. Twyning
Rhys Williams Sr. Bright
Hugh French Tony Tyber
Dennis Hoey Tiny Wilson
Nicholas Joy Sr. Pettigrew
Victor Wood Sr. Fargus
Phyllis Morris Sra. Fargus
Hughie Green Freddie Perch
James Wethered Harold Twyning
Owen McGiveney Tio Fouraker
Ian Wolfe Dr. Clement Avington
Richard Glynn General Gart
Sherlee Collier Hedy LaMarr
Elspeth Dudgeon Sra. Ward
Alex Frazer Clint
Holmes Herbert Sr. Broadhurst
Norman Leavitt Cyril Cottswood

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 1939, no vilarejo inglês de Penny Green, a vida do escritor Mark Saber é tumultuada quando ele descobre que sua antiga namorada, Nona Tybar, retornou à cidade e quer reacender seu romance. A esposa de Mark, Mabel, uma mulher compreensiva e honesta, sabe que seu marido é um homem permissivo que sempre gosta de ver os dois lados de uma questão, e decide que seria melhor não interferir em suas tentativas de rever Nona.

Dessa forma, ela acredita, ele será capaz de compará-la com sua ex-namorada e decidir por si mesmo quem ele prefere. Mais ou menos na mesma época em que Nona chega à Penny Green, o Sr. Fortune, chefe da editora de Mark, inicia uma campanha para negar a Mark a parceria que ele espera. Enquanto isso, sozinha com Mark pela primeira vez em anos, Nona confessa que foi um erro deixá-lo para se casar com outro homem, e que ela deseja uma segunda chance com ele. Mark concorda que eles foram feitos, um para o outro, e sugere que retomem seu romance em segredo.

Certo dia, durante um piquenique em um parque, Nona diz a Mark que ela quer que os dois deixem seus esposos e fujam. O marido de Nona, Tony Tyber, acaba suspeitando do relacionamento de sua esposa com Mark e, ao visitar o escritor em seu escritório, anuncia que estará voltando ao seu regimento militar na esperança de reconquistar o amor de sua mulher. Com a Inglaterra à beira da guerra, Nona teme pela segurança de Tony e decide não abandoná-lo até que ele retorne. Mark tenta subverter o estratagema de Tony, juntando-se ao exército, mas um médico se recusa a recrutá-lo.

Logo depois que a Inglaterra entra na guerra, Nona se junta à Força Auxiliar Feminina e se despede de Mark. O tempo passa e ele se vê em apuros, tanto em casa quanto no escritório, quando é injustamente acusado de ter um caso com Effie Bright, uma de suas colegas de trabalho. Mabel promete se divorciar dele, enquanto o Sr. Fortune se afasta para evitar um possível escândalo. Effie, que foi expulsa da casa de seus pais, vai morar com Mark e logo se apaixona por ele, que não esquece Nona.

Quando Effie é chamada a testemunhar no processo de divórcio de Mabel, ela fica perturbada e se mata. Mark é acusado de assassiná-la e as coisas se mostram ruins para ele, em seu julgamento, até que Nona, agora uma viúva de guerra, retorna à Penny Green e oferece um testemunho que o livra do assassinato.

Ao voltar para casa, Mark encontra uma carta de Harold Twyning, filho de um de seus ex-associados, na qual ele confessa que foi ele quem engravidou Effie. Ao invés de divulgar a notícia, ele prefere acabar com a cadeia de escândalos em sua cidade, queimando a carta e concentrando-se em sua nova vida com Nona.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Victor Saville, a partir de um roteiro escrito por Arthur Wimperis e Marguerite Roberts, “Inverno d’Alma” é um filme norte-americano produzido pela Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) em 1947. Sua trama, baseada num romance de A.S.M. Hutchinson, é bastante interessante e conta com a participação de grandes atores como Walter Pidgeon, Angela Lansbury, Deborah Kerr e Janet Leigh, dentre outros.

Na direção, o cineasta britânico realiza um trabalho razoavelmente bom. Por outro lado, a fotografia do veterano George J. Folsey é, sem nenhuma dúvida, um dos poucos quesitos que merecem ser destacados.

CAA