Filmes por gênero

MORTE SOBRE O NILO (1978)

Death on the Nile
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Morte no Nilo (Portugal)
Mort sur le Nil (França)
Assassinio sul Nilo (Itália)
Muerte en el Nilo (Espanha, Argentina, México, Peru)
Tod auf dem Nil (Alemanha)
Döden på Nilen (Suécia)
Halál a Níluson (Hungria)
Døden på Nilen (Dinamarca)
Смерть на Ниле (Rússia)
Pais: Reino Unido
Gênero: Drama, Suspense, Crime
Direção: John Guillermin
Roteiro: Anthony Shaffer
Produção: John Brabourne, Richard B. Goodwin, Norton Knatchbull
Design Produção: Peter Murton
Música Original: Nino Rota
Direção Musical: Marcus Dods
Coreografia: Wayne Sleep
Fotografia: Jack Cardiff
Edição: Malcolm Cooke
Direção de Arte: Brian Ackland-Snow, Terry Ackland-Snow
Figurino: Anthony Powell
Guarda-Roupa: Rosemary Burrows, Germinal Rangel
Maquiagem: Freddie Williamson
Efeitos Sonoros: John W. Mitchell, N. Stevenson, John Richards, Bill Rowe
Nota: 8.6
Filme Assistido em: 1979

Elenco

Peter Ustinov Hercule Poirot
Mia Farrow Jacqueline De Bellefort
Lois Chiles Linnet Ridgeway Doyle
Simon MacCorkindale Simon Doyle
Angela Lansbury Salome Otterbourne
Bette Davis Marie Van Schuyler
David Niven Coronel Johnny Race
Jane Birkin Louise Bourget
Maggie Smith Srta. Bowers
Jon Finch James Ferguson
Olivia Hussey Rosalie Otterbourne
George Kennedy Andrew Pennington
Jack Warden Dr. Bessner
Harry Andrews Barnstaple
Sam Wanamaker Rockford
Barbara Hicks Professora
François Guillaume .
Andrew Manson .
Celia Imrie .

Prêmios

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Figurino (Anthony Powell)

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Figurino (Anthony Powell)

Indicações

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Filme Estrangeiro de Língua Inglesa

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Ator (Peter Ustinov)

Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante (Angela Lansbury)

Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante (Maggie Smith)

Prêmios Edgar Allan Poe

Prêmio de Melhor Filme (Anthony Shaffer)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

A rica herdeira Linnet Doyle e sua amiga íntima Jacqueline "Jacquie" de Bellefort se encontram. Jacquie quer que seu noivo, Simon Doyle, trabalhe para Linnet, mas ele e Linnet têm um caso e acabam se casando. Durante sua lua de mel no Egito, eles são continuamente perseguidos por Jacquie, abandonada. Numa tentativa de fugirem, os Doyles fingem ir à Estação Ferroviária do Cairo, antes de voltarem para embarcar num cruzeiro em um navio do Nilo, o S.S. Karnak.
 
Quando os passageiros se aventuram em terra para visitarem um templo próximo, uma grande pedra é empurrada de um pilar. Eles novamente encontram Jacquie, que embarca no navio e ignora os avisos do detetive Hercule Poirot, para ficar longe, revelando que ela carrega uma pequena pistola. Depois de um jogo de cartas no saguão do navio, Jacquie confronta Simon e, embriagada, atira na perna dele. Na manhã seguinte, Linnet é descoberta assassinada em sua cabine, baleada na cabeça por uma arma semelhante. Um "J" se acha escrito com sangue na parede. Por outro lado, a pistola de Jacquie desapareceu. Jacquie é uma suspeita natural, mas tem um álibi perfeito, tendo recebido morfina e sido observada a noite toda pela enfermeira Bowers. Simon Doyle também foi incapaz de cometer o crime devido ao ferimento ma perna.
 
Por outro lado, Poirot está convencido de que alguém no convés removeu a arma e a usou para matar Linnet Doyle. Poirot está convencido de que alguém, no convés, removeu a arma e a usou para matar Linnet. Poirot confronta cada viajante à bordo e explica como cada um tinha um motivo para querer matar a herdeira milionária. Enquanto Poirot e Race conduzem sua investigação, a empregada Louise é assassinada. Sua garganta foi cortada com um dos bisturis do Dr. Bessner e um fragmento de uma nota é encontrado em sua mão. Poirot percebe que viu o assassino saindo do quarto de Linnet e tentou extorquir dinheiro em troca de seu silêncio. Salome Otterbourne afirma ter visto o assassino de Louise e está prestes a dizer à Poirot quando é baleada na cabeça através de uma porta aberta de uma cabine, com o revólver de Pennington, grande demais para ter sido usado contra Linnet.
 
Com vários suspeitos eliminados, Poirot reúne todos no salão, onde revela sua conclusão. Segundo ele, Simon Doyle assassinou sua esposa, tendo Jacqueline como cúmplice. Poirot ainda revela que Simon e Jackie ainda eram amantes, e que seu casamento com Linnet havia sido habilmente planejado para ficar com seu dinheiro. Eles fingiram o tiro de Simon, deixando-o livre para matar Linnet, enquanto o médico estava sendo procurado por Ferguson e Jacqueline era atendida pela Srta. Bowers. 
 
Simon ficou sozinho o tempo suficiente para correr para o quarto de Linnet, atirar na cabeça dela, voltar ao salão e atirar na própria perna através da estola. Por outro lado, Jacquie roubou a faca e matou a empregada. Em seguida, ela roubou o revólver e matou Salome Otterbourne. 
 
Quando Simon e Jacquie afirmam que Poirot não tem provas, ele responde que suas mãos poderiam ser testadas em busca de grãos de pólvora removidos com cera. Quando eles percebem que foram descobertos, confessam e, em um abraço final de amor, Jacquie pega sua pistola e atira em Simon, depois, em si mesma. Mais tarde, Poirot se despede, revela que o teste foi feito, e Rosalie e Ferguson anunciam que estão noivos.
 

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta John Guillermin, a partir de um roteiro escrito por Anthony Shaffer,"Morte sobre o Nilo" é um filme produzido pelas empresas EMI Films e Mersham Productions Ltd. em 1978. Sem nenhuma dúvida, trata-se de um dos melhores dramas já adaptados de um romance de Agatha Christie.
 
Na direção, Guillermin realiza um ótimo trabalho, no que é ajudado por um excelente elenco, onde se destacam Peter Ustinov, no papel do famoso detetive Hercule Poirot, Angela Lansbury, Maggie Smith, Bette Davis e David Niven.
 
 
CAA