Filmes por gênero

DESDE QUE PARTISTE (1944)

Since you went away
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Desde que tu partiste (Portugal)
Depuis ton départ (França)
Da quando te ne andasti (Itália)
Desde que te fuiste (Argentina, Espenha, México)
Als du Abschied nahmst (Alemanha)
Osynliga länkar (Suécia)
Odkad wyjechales (Polônia)
Usynlige lænker (Dinamarca)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Romance, 2ª Guerra Mundial
Direção: John Cromwell
Roteiro: David O. Selznick
Produção: David O. Selznick
Design Produção: William L. Pereira
Música Original: Max Steiner
Direção Musical: Max Steiner
Fotografia: Stanley Cortez, Lee Garmes
Edição: John Faure, Arthur Fellows, Marsh Hendry
Guarda-Roupa: Elmer Ellsworth
Maquiagem: Robert Stephanoff, William Riddle
Efeitos Sonoros: Percy Townsend, Charles L. Freeman
Efeitos Especiais: Jack Cosgrove
Nota: 8.5
Filme Assistido em: 1964

Elenco

Claudette Colbert Sra. Anne Hilton
Jennifer Jones Jane Deborah Hilton
Shirley Temple Bridget Hilton
Joseph Cotten Tenente Tony Willett
Monty Woolley Coronel William G. Smollett
Robert Walker Cabo William G. 'Bill' Smollett II
Hattie McDaniel Fidelia
Agnes Moorehead Sra. Emily Hawkins
Lionel Barrymore Pastor
Albert Bassermann Dr. Sigmund Gottlieb Golden
Keenan Wynn Tenente Solomon
Addison Richards Major Sam Atkins
Alla Nazimova Zofia Koslowska
Gordon Oliver Oficial Fuzileiro
Guy Madison Marinheiro Harold E. Smith
Dorothy Dandridge Esposa do Oficial negro na Estação Ferroviária
Ruth Roman Jovem invejosa na Estação Ferroviária
Florence Bates Mulher faminta no trem
Terry Moore Adolescente refugiada no trem
Rhonda Fleming Jovem na Dança
Craig Stevens Danny Williams
Lloyd Corrigan Sr. Mahoney
Jackie Moran Johnny Mahoney
Dorothy Adams Enfermeira
John Derek .

Prêmios

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Trilha Sonora (Max Steiner )

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Filme

Oscar de Melhor Atriz (Claudette Colbert)

Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (Jennifer Jones)

Oscar de Melhor Ator Coadjuvante (Monty Woolley)

Oscar de Melhor Fotografia em Preto e Branco (Stanley Cortez, Lee Garmes )

Oscar de Melhor Direção de Arte - Decoração de Interiores (Mark-Lee Kirk, Victor A. Gangelin)

Oscar de Melhor Edição (Hal C. Kern, James E. Newcom)

Oscar de Melhores Efeitos Especiais (Jack Cosgrove, Arthur Johns)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em janeiro de 1943, Anne Hilton é uma dona-de-casa da classe média alta que vive em uma cidade do meio-oeste americano, perto de uma base militar, com suas duas filhas adolescentes, Jane e Bridget. Seu amado marido, Tim Hilton, se ofereceu voluntariamente para ingressar no Exército dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial.

Anne acabou de voltar de uma visita ao marido, no acampamento Claiborne, e juntamente com as filhas, deve se adaptar à ausência de Tim e fazer outros sacrifícios pelo esforço de guerra, incluindo o racionamento de alimentos. Nesse sentido, ela desiste dos serviços de sua fiel criada, Fidelia, que no entanto, dias depois, se oferece para continuar a trabalhar em troca de um quarto para dormir.

Passado algum tempo, a família viaja em um trem para se despedir de Tim, pouco antes dele partir para a guerra. No entanto, o trem atrasa para dar prioridade a outro, por razões de abastecimento e segurança, e elas não conseguem vê-lo. Cada vez mais preocupada com a situação, Anne anuncia um quarto para aluguel e, como consequência, o coronel William G. Smollett, um severo oficial do exército aposentado, responde ao anúncio e aluga o quarto, forçando a família a se adaptar às suas exigências. O coronel mantém um relacionamento tenso com seu jovem neto, Bill Smollett, porque este falhou em West Point e agora está servindo ao Exército como um mero cabo e não como um oficial.

Em contraste, a vizinha de Anne, Emily Hawkins, queixa-se dos inconvenientes causados pela guerra e se engaja em comportamentos não sustentáveis, como acumular alimentos e criticar os esforços dos Hiltons.

Certo dia, um velho amigo de Anne e Tim, o tenente da Marinha Tony Willett, visita a família enquanto aguarda seu embarque para o exterior. Por outro lado, ao visitar o avô, Bill Smollett se apaixona por Jane, que tem uma queda por Tony, que por sua vez sente-se atraído por Anne. No entanto, depois que Tony vai embora, o relacionamento de Bill e Jane lentamente se desenvolve e eles se apaixonam. Dias depois, quando Bill recebe ordens para embarcar para o exterior, Jane, em lágrimas, vai até a estação ferroviária para se despedir dele.

Enquanto isso, determinada a fazer mais pelo esforço de guerra, Jane se apresenta como voluntária num hospital militar e começa a trabalhar como assistente de enfermagem, onde os veteranos que retornam com lesões físicas e mentais são enviados para serem tratados. Pouco depois da partida de Bill, chega a notícia de que ele foi morto em ação em Salerno. A família também descobre que Tim se acha desaparecido.

Ao retornar do exterior, Tony fala com Anne sobre seus sentimentos por ela, mas ela acredita que ele apenas a mantém como um ideal romântico por ser casada com seu amigo Tim e, portanto, inatingível. Os dois decidem, então, deixar as coisas como estão e permanecem amigos. Na véspera do Natal, Fidelia coloca presentes sob a árvore que Tim havia enviado antes de seu desaparecimento, levando Anne às lágrimas. Logo depois, no entanto, ela recebe um comunicado informando que Tim se acha bem e está voltando para casa, fazendo com que a família se abrace alegremente.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta John Cromwell, a partir de um roteiro escrito por David O. Selznick, “Desde que Partiste” é um filme norte-americano produzido pelas empresas Selznick International Pictures e Vanguard Films em 1944. Sua trama, baseada num livro de Margaret Buell Wilder, é muito bem desenvolvida, fazendo com que o espectador se mantenha atento até sua última cena.

Na direção, embora não tenha sido premiado, Cromwell nos brinda com um belo trabalho. Aliás, o filme recebeu nove indicações ao Oscar do ano, sendo agraciado com a estatueta de Melhor Trilha Sonora. No elenco, Claudette Colbert foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz, enquanto Jennifer Jones e Monty Woolley foram igualmente indicados como atores coadjuvantes. Por outro lado, embora não indicados a qualquer premiação, os atores Joseph Cotten e Agnes Moorehead merecem elogios por suas respectivas atuações.

Enfim, “Desde que Partiste” é um dos melhores filmes de propaganda do período em que os Estados Unidos estiveram envolvidos com a 2ª Guerra Mundial.

CAA