Sinopse
Durante a segunda guerra mundial, Pat Jamieson, um cientista apaixonado de Chicago, viaja para Washington a fim de trabalhar em um projeto secreto para desenvolver uma máscara de oxigênio para pilotos voando em grandes altitudes. Sem um lugar adequado para conduzir suas pesquisas, ele aceita o convite de um estranho, Quentin Ladd, que se acha embriagado, para ir até a casa de uma prima dele, Jamie Rowan. Esta, casualmente, o convida para passar a noite.
Na manhã seguinte, Quentin encontra Pat a mexer em alguns instrumentos científicos, no porão da casa, e percebe que seu convidado tem a intenção de permanecer na casa. No decorrer do dia, Pat descobre, através de Quentin, que Jamie é uma mulher solitária e infeliz que está tentando vender sua casa. A ideia de Pat era a de usar o porão da casa como seu laboratório, mas ao insultar Edwina Collins, noiva de Quentin, é convidado para se retirar imediatamente.
Ao se encaminhar para fora da casa, no entanto, ele se encontra com Jamie, que o confunde com um candidato ao cargo de zelador da casa. Pensando rapidamente, ele finge interesse pelo cargo e usa de seu charme para conseguir a aprovação da proprietária. Logo em seguida, Jamie e Edwina descobrem que ele é um cientista conhecido. Adicionalmente, ao tomar conhecimento de que o pai dele era um grande amigo de seu pai, Jamie o convida para permanecer em sua casa.
Pat deixa claro que o acordo ao qual chegaram é estritamente profissional, como zelador, mas Jamie logo começa a se interessar por ele. Com o passar do tempo, eles percebem que ambos compartilham uma aversão à noção romântica do amor, tendo ambos saídos feridos em experiências passadas.
Certo dia, Kitty Trimble, uma empresária, mostra a casa de Jamie a Paul Carrell, um potencial comprador que, por coincidência, é um velho amigo de Pat. Paul flerta com Jamie e, posteriormente, ela comenta com Pat que a visita de Paul produziu um estranho efeito sobre ela. Após decidir que deve parar de viver no passado, e encorajada por sua nova visão de vida, Jamie propõe casamento a Pat. Ela insiste, no entanto, que o casamento deles deve ser descomplicado, movido apenas por amor, companheirismo e confiança. Pat aceita sua proposta e eles desenvolvem uma relação platônica, deliberadamente desprovida de intimidade. Eles também desenvolvem uma parceria profissional, quando ela passa a ajudá-lo em seus experimentos.
Algum tempo depois, Paul questiona Jamie sobre seu casamento, acusando-a de ter entrado numa união sem amor. Em seguida, ao ser beijada por ele, ela protesta e lhe confessa que se acha apaixonada por Pat. A súbita compreensão de que está realmente apaixonada, faz com que ela acompanhe o marido em sua viagem à Chicago, onde ele vai apresentar oficialmente sua máscara de oxigênio. A apresentação é um sucesso, mas uma série de mal-entendidos faz com que Jamie regresse antecipadamente à Washington.
Ao chegar à capital americana, ela encontra uma ex-namorada francesa de Pat e tenta adotar seu estilo sedutor para impressionar seu marido quando de seu retorno. Ao voltar para casa, Pat não aprecia a mudança de comportamento de Jamie, mas quando ele confessa que realmente a ama, Jamie o abraça apaixonadamente.
Comentários
Realizado pelo cineasta britânico Harold S. Bucquet, “Sem Amor” é um bom filme do cinema americano de meados dos anos 1940. É um dos menos conhecidos filmes da dupla Spencer Tracy/Katharine Hepburn e não se encontra entre os melhores.
Bucquet, embora não se mostre brilhante na direção, realiza um bom trabalho. O ponto alto do filme é, sem nenhuma dúvida, a habitual e ótima química demonstrada pelos dois atores principais.
CAA