Filmes por gênero

UM DIA NAS CORRIDAS (1937)

A Day at the races
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Un día en las carreras (Espanha)
Un giorno alle corse (Itália)
Un jour aux courses (França)
Marx Brothers - Das große rennen (Alemanha)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia
Direção: Sam Wood
Roteiro: Robert Pirosh, George Seaton, George Oppenheimer
Produção: Sam Wood, Irving Thalberg, Lawrence Weingarten
Música Original: Franz Waxman
Direção Musical: Franz Waxman
Coreografia: Dave Gould
Fotografia: Joseph Ruttenberg
Edição: Frank E. Hull
Direção de Arte: Cedric Gibbons
Guarda-Roupa: Dolly Tree
Efeitos Sonoros: Douglas Shearer
Nota: 7.6
Filme Assistido em: 1943

Elenco

Groucho Marx Dr. Hackenbush
Chico Marx Tony
Harpo Marx Stuffy
Maureen O'Sullivan Judy Standish
Allan Jones Gil Stewart
Margaret Dumont Emily Upjohn
Hooper Atchley Juiz de Corridas
Sig Ruman Dr. Leopold Steinberg
Leonard Ceeley Whitmore
Pat Flaherty Detetive
Wilbur Mack Juiz
Douglass Dumbrille Morgan
Dorothy Dandridge Cantora negra
Carole Landis Dançarina
Vivien Fay Dançarina
Richard Farnsworth Jóquei
Charles Trowbridge Dr. Wilmerding
Frank Dawson Médico
Esther Muir Flo Marlowe
Robert Middlemass Xerife
Max Lucke Médico
Max Lucke Médico
Mary MacLaren Enfermeira

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Direção de Dança

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

O sanatório Standish e sua proprietária, a bela e meiga Judy Standish estão passando por sérias dificuldades financeiras.  Judy não vê outra saída a não ser a falência e a venda da Instituição.

Uma de suas ricas pacientes, a hipocondríaca “socialite” Emily Upjohn está para ter alta porque os médicos não conseguiram encontrar nada errado com ela.  Por causa disso, ela acha-se indignada e à beira de um colapso nervoso.

Quando Judy conta a seu noivo que está chateada por ter que perder o sanatório e sua saudável paciente, a Sra. Upjohn, ele prepara um documento para mostrar-lhe que acabara de comprar um cavalo de corrida  por US$ 1.500 com o resto do dinheiro que tinha.  Ele diz esperar ganhar dinheiro nas corridas com o seu cavalo e, assim, poder resolver a situação dela.

Quando a Sra. Upjohn deixa o hospital, ela fica à procura de um médico que consiga suportar sua hipocondria.  Tony, amigo de Judy e motorista do sanatório, percebe que um suporte financeiro da parte da Sra. Upjohn pode salvar a Instituição.  Assim, ele informa a Sra. Upjohn que o Dr. Hugo Hackenbush está chegando da Flórida para assumir a chefia do staff do sanatório e insiste para que ela continue cliente da Clínica.  Ocorre que Dr. Hackenbush não é um médico de humanos e sim um veterinário.  Judy não tem outra escolha a não ser aceitar o maluco plano de Tony.

Entretanto, o Sr. Morgan, que pretende transformar o sanatório num cassino, e seu cúmplice, Sr. Whitmore (empregado do sanatório que executou os planos para acabar com as finanças do mesmo), procuram Judy para uma última oferta:  Ela receberia imediatamente US$ 5.000 pelo sanatório ou ele esperaria um mês pelo vencimento da hipoteca e ela então não receberia nada.  Nesse momento, uma eufórica Sra. Upjohn chega com a notícia da chegada do Dr. Hackenbush e que ela está disposta a bancar as dificuldades momentâneas do sanatório.

Enquanto isso, no hipódromo, Stuffy, jóquei do Sr. Morgan ganha um páreo que deveria perder e se vê obrigado a se esconder no estábulo para não apanhar. Em seguida, ele, Gil e Tony planejam para que tudo corra bem nas corridas.

imagem

Comentários

"Um Dia nas Corridas" é mais uma divertida comédia dos Irmãos Marx.  Embora seja inferior a "Diabo a Quatro", de 1933, "Uma Noite na Ópera", de 1935, e "Os Gênios da Pelota", de 1932, o filme tem um bom roteiro e ótimas gags, ingredientes necessários a um bom divertimento.

Há várias cenas memoráveis como quando Groucho usa diferentes vozes, ao telefone, para evitar que descubram sua real ocupação, ou a seqüência em que Margaret Dumont é operada.

O filme apresenta vários momentos musicais, com Chico ao piano, ou Harpo na harpa.  As canções interpretadas por Allan Jones não são das melhores.

CAA