Sinopse
Depois que a massagista Susan Kathleen Applegate sofre um assédio sexual de seu cliente Albert Osborne, ela pede demissão de seu trabalho e decide deixar Nova York e voltar para sua casa em Iowa. Ao chegar à estação ferroviária, ela descobre que o dinheiro de que dispõe é suficiente apenas para comprar um bilhete para uma criança. Assim, toma a decisão de se disfarçar como se fosse uma menina de doze anos de idade chamada Su-Su. Durante a viagem, ao ser apanhada fumando por um funcionário da ferrovia, ela se refugia no compartimento do Major Philip Kirby que, acreditando que ela seja uma criança assustada, permite que ela fique ao seu lado até chegarem ao seu destino.
Quando o trem é detido por inundações nas pistas, a noiva de Philip, Pamela Hill, e seu pai, Coronel Oliver Slater Hill, oficial comandante da Academia Militar onde ele leciona, vão até seu compartimento, onde ela, imaginando o pior, o acusa de infiel e relata sua suposta infidelidade a seu pai. Indignado e se sentindo protetor de Su-Su, Philip insiste em levá-la para a escola, onde os pais dela poderão pegá-la. Os Hills, ao conhecerem Su-Su em pessoa, acreditam que se trata de uma jovem de apenas doze anos e concordam que ela continue com eles.
Lucy Hill, irmã adolescente de Pamela, percebe imediatamente o disfarce utilizado por Susan e promete manter seu segredo caso ela a ajude a sabotar os esforços de Pamela para manter Philip na Academia Militar. Fingindo ser Pamela, Susan telefona para uma conexão dela em Washington, a quem solicita uma mudança no status de Philip.
Susan torna-se popular junto aos jovens estudantes, especialmente em relação ao cadete Clifford Osborne, sem saber que ele é filho do cliente que a assediou sexualmente e a levou a pedir demissão de seu antigo trabalho. Quando Osborne pai visita a escola, ele reconhece Susan e revela sua identidade para Pamela, que a ameaça com um escândalo, envolvendo Philip, caso ela não vá embora imediatamente.
Susan retorna para casa, mas continua a fantasiar sobre Philip, para desespero de seu noivo, Will Duffy. Algum tempo depois, ao viajar para a California a fim de assumir um novo cargo, Philip faz uma parada para visitar Susan, ocasião em que esta se faz passar por sua própria mãe, deixando-o sem saber a verdade. No entanto, ao tomar conhecimento de que Pamela havia se casado com outra pessoa, ela corre até a estação ferroviária, aonde chega antes da partida de Philip. Os dois decidem se casar em Nevada, em seu caminho para a Costa Oeste.
Comentários
Realizada pelo cineasta austríaco Billy Wilder, “A Incrível Suzana” é uma ótima comédia do cinema americano do início dos anos 1940. Sua trama é muito bem desenvolvida, engraçada, sutil e sofisticada.
Impecável, Wilder procura deixar o centro das atenções para seus personagens. Ginger Rogers se apresenta fabulosa no papel de Susan Applegate, e Ray Milland nos mostra, mais uma vez, porque é considerado um dos mais talentosos atores de sua geração.
Enfim, “A Incrível Suzana” é uma deliciosa comédia que recomendo fortemente.
CAA