Filmes por gênero

O PECADO DE TODOS NÓS (1967)

Reflections in a golden eye
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Reflexos num olho dourado (Portugal)
Reflets dans un oeil d'or (França)
Reflejos en un ojo dorado (Espanha, México)
Riflessi in un occhio d'oro (Itália)
Spiegelbild im goldenen auge (Austria, Alemanha)
Glimt i et gyldent øje (Dinamarca)
Reflexer i ett gyllene öga (Suécia)
Блики в золотом глазу (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Romance, Suspense
Direção: John Huston
Roteiro: Chapman Mortimer, Gladys Hill
Produção: John Huston, Ray Stark
Design Produção: Stephen B. Grimes
Música Original: Toshirô Mayuzumi
Direção Musical: Marcus Dods
Fotografia: Aldo Tonti
Edição: Russell Lloyd
Direção de Arte: Bruno Avesani
Figurino: Dorothy Jeakins
Guarda-Roupa: Anna Maria Feo
Maquiagem: Frank La Rue, Amato Garbini, Philip Rhodes
Efeitos Sonoros: John Cox, Basil Fenton-Smith, Leslie Hodgson
Nota: 8.4
Filme Assistido em: 1968

Elenco

Elizabeth Taylor Leonora Penderton
Marlon Brando Major Weldon Penderton
Brian Keith Tenente Coronel Morris Langdon
Julie Harris Alison Langdon
Zorro David Anacleto
Robert Forster Soldado L.G. Williams
Gordon Mitchell Sargento
Irvin Dugan Capitão Murray Weincheck
Fay Sparks Susie
Frank Flanagan General Sugar
Douglas Stark Dr. Burgess
Friedrich von Ledebur Tenente
Ted Beniades Sargento
Jed Curtis Acordeonista
Ed Metzger Soldado Frank Brian
John Callaghan Soldado
Trent Gough Soldado
Harvey Keitel Soldado

Indicações

Sociedade Nacional dos Críticos de Cinema dos Estados Unidos

Preêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Brian Keith)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Por volta de 1948, o Major do Exército norte-americano, Weldon Penderton, mora com sua caprichosa esposa, Leonora, num quartel militar no Sul dos Estados Unidos. Eles têm como vizinhos o Tenente-coronel Morris Langdon e sua esposa depressiva, Alison.

Langdon e Leonora mantém uma relação extraconjugal e o Major Penderton é impotente e secretamente homossexual. Alison se mantém reclusa em seu quarto desde que ficara traumatizada pela perda de um filho, morto ao nascer. Ela recebe ajuda do criado filipino homossexual, Anacleto, autor de um estranho desenho de um pavão com olhos dourados.

Quando Leonora resolve dar uma festa, o soldado L.G. Williams, que cuida dos estábulos do quartel, é chamado para limpar o terreno em torno da casa e podar algumas árvores. Após terminar o trabalho, o soldado avista, pela janela da casa, Leonora nua, e fica obcecado por ela. Ao perceber que o casal dorme em quartos separados, ele passa a invadir, à noite, o quarto de Leonora e a observá-la enquanto dorme, além de mexer em suas roupas íntimas e em seus perfumes.

Certo dia, ao amanhecer, Alison o vê abandonando a casa dos Penderton pela janela, e desconfia que seja Morris, seu marido. Enquanto isso, ao observar o soldado, completamente nu, montando um cavalo numa floresta próxima, Penderton secretamente começa a cobiçar o jovem, seguindo-o até um local onde ele se bronzeia nu.

Por outro lado, certa noite, ao observar Williams entrando na casa dos Penderton, Alison o segue até o quarto de Leonora e, ao testemunhar seu ritual voyeurístico, ela sofre um esgotamento nervoso e planeja se divorciar do marido e ir embora com Anacleto. Langdon, acreditando que ela se acha louca, a interna num sanatório onde ela morre de insuficiência cardíaca.

Enquanto isso, durante uma tempestade, quando Penderton vê Williams entrar em sua casa à noite, ele erroneamente assume ser ele o motivo da visita do soldado. No entanto, ao vê-lo entrar no quarto de Leonora, com ciúmes ele pega um revólver e o mata.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta John Huston, a partir de um roteiro escrito por Chapman Mortimer e Gladys Hill, “O Pecado de Todos Nós” é  um filme norte-americano produzido pelas empresas Warner Brothers e Seven Arts em 1967. Sua trama, baseada num romance de Carson McCullers, trata de um drama psicológico muito sutil, envolvendo pensamentos, sentimentos e emoções.

Na direção, embora não tenha sido indicado a uma premiação, Huston realiza um ótimo trabalho. A fotografia, a cargo do italiano Aldo Tonti, é de muito boa qualidade, o mesmo ocorrendo com a trilha sonora assinada por Toshirô Mayuzumi, onde se destacam as músicas “Elegie Op. 3, No.1”, de Rachmaninoff, “Mazurka”, de Franz Lehár, “Oh, You Beautiful Doll”, de Nat Ayer e A. Seymour Brown, “Avalon” e “In the Mood”.

No elenco, com ótimas atuações, destacam-se Marlon Brando, Elizabeth Taylor e Brian Keith, nos papéis principais.

CAA