Filmes por gênero

FÚRIA NO ALASCA (1960)

North to Alaska
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: A terra das mil aventuras (Portugal)
Le grand Sam (França)
À nous la bagarre (Bélgica)
Pugni, pupe e pepite (Itália)
Alaska, tierra de oro (Espanha)
Furia en Alaska (Chile, México)
Land der tausend Abenteuer (Alemanha)
Kom til Alaska (Dinamarca)
К северу от Аляски (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Faroeste, Comédia
Direção: Henry Hathaway
Roteiro: John Lee Mahin, Martin Rackin, Claude Binyon
Produção: Henry Hathaway
Música Original: Lionel Newman
Fotografia: Leon Shamroy
Edição: Dorothy Spencer
Direção de Arte: Duncan Cramer, Jack Martin Smith
Figurino: Bill Thomas
Guarda-Roupa: Ed Wynigear
Maquiagem: Ben Nye
Efeitos Sonoros: Alfred Bruzlin, Warren B. Delaplain
Efeitos Especiais: Barney Wolff
Efeitos Visuais: L.B. Abbott, Emil Kosa Jr.
Nota: 8.0
Filme Assistido em: 1962

Elenco

John Wayne Sam McCord
Stewart Granger George Pratt
Ernie Kovacs Frankie Canon
Fabian Billy Pratt
Capucine Angel
Mickey Shaughnessy Peter Boggs
Karl Swenson Lars Nordquist
Joe Sawyer Comissário de Terras
Kathleen Freeman Lena Nordquist
John Qualen Juiz
Stanley Adams Breezy
Charles Seel Comprador de ouro
Rayford Barnes Comprador de ouro
Peter Bourne Olaf
Lilyan Chauvin Jenny Lamont
Stephen Courtleigh Duggan
Richard Deacon Angus, funcionário do hotel
Frank Faylen Arnie
Monte Burkhart Amigo de Arnie
Oscar Beregi Jr. Capitão
Douglas Dick Tenente
Jerry O'Sullivan Sargento
Ollie O'Toole Mack
Oscar Blank Mineiro
Danny Borzage Mineiro
Herman Belmonte Mineiro

Prêmios

Prêmios Laurel, USA

Prêmio Laurel de Ouro "Sleeper of the Year"

Indicações

Grêmio dos Roteiristas da América

Prêmio de Melhor Roteiro de uma Comédia Americana (Martin Rackin, John Lee Mahin, Claude Binyon)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 1901, na região de Nome, no Alasca, durante a corrida do ouro, os parceiros, Sam McCord e George Pratt encontram uma fortuna em pepitas. O único desejo de George é se casar com sua noiva francesa, Jenny Lamont, que o esperou pacientemente por três anos em Seattle. Aproveitando que Sam deverá ir à Seattle para adquirir algumas máquinas, George lhe pede para trazer Jenny, enquanto ele e o irmão Billy ficam para construírem uma cabana para o casal e protegerem seus bens de eventuais assaltantes.

Ao chegar à Seattle, Sam descobre que Jenny se casara com um mordomo humilde e, ao tomar conhecimento que George agora é um milionário, ela desmaia. Preocupado com a notícia que vai ter que dar ao amigo e sócio, Sam decide ir até uma casa noturna para se distrair um pouco. Lá, ele conhece Michelle Bonet, conhecida como "Angel", uma atraente prostituta francesa, e tem a ideia de levá-la para George como uma substituta de Jenny.

Quando Sam oferece à Michelle o enxoval de Jenny e metade de uma mina de ouro para viajar para o Alasca com ele, ela aceita ansiosamente. Logo depois, Lars Nordquist, um antigo chefe de Sam, o convida para um piquenique dos madeireiros. No piquenique, um madeireiro bêbado tenta se aproximar de Michelle e, quando a noite termina, Sam encontra-se embriagado e Michelle está começando a se apaixonar por ele.

A caminho do Alasca, Michelle, que acreditava que Sam queria que ela fosse sua companheira, fica com o coração partido quando ele a informa que a recrutou para George. Depois de se trancar em sua cabine, com raiva, ela reconsidera e concorda em fazer George feliz. A essa altura, apaixonado por Michelle, Sam decide comprar uma passagem de volta à Seattle para ela. No entanto, quando o navio atraca em Nome, ela desembarca e o segue.

Ao chegarem à presença de George, no entanto, este inicialmente a rejeita. No entanto, com o passar do tempo, George se mostra disposto a se casar com Michelle, mas, ao perceber que ela se apaixonou por seu parceiro, ele faz de tudo para que Sam admita que também se encontra apaixonado.  

Enquanto isso, o vigarista e proprietário do Saloon, Frankie Canon, tenta roubar o direito dos dois sobre a mina de ouro, levando-os a uma briga judicial que ratifica o referido direito.

Certa noite, decidida a retornar para Seattle, Michelle se dirige para as docas a fim de embarcar num próximo navio. Ao vê-la, no entanto, Sam a proíbe de ir e, quando ela lhe pergunta o motivo de tal proibição, ele finalmente confessa que a ama e ela pula em seus braços.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Henry Hathaway, a partir de um roteiro escrito por John Lee Mahin, Martin Rackin e Claude Binyon, “Fúria no Alasca” é um filme norte-americano produzido pela Twentieth Century Fox em 1960. Sua trama, baseada numa peça de Laszlo Fodor, é uma comédia despretensiosa com algumas boas cenas de ação.

Na direção, Hathaway realiza um bom trabalho, no que é ajudado pela bela fotografia em CinemaScope/Deluxe Color, assinada por Leon Shamroy. No elenco, o que mais chama a atenção é ver John Wayne atuando numa comédia.

CAA