Filmes por gênero

A ARTE DE MATAR (1978)

The big sleep
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: O sono derradeiro (Portugal)
Le grand sommeil (França)
Marlowe indaga (Itália)
Detective privado (Espanha)
El gran chantaje (Colômbia)
El sueño eterno (Venezuela)
Tote schlafen besser (Alemanha, Áustria)
The big sleep - Den stora sömnen (Suécia)
Marlowe går til sagen (Dinamarca)
Pais: Reino Unido
Gênero: Crime, Mistério, Suspense
Direção: Michael Winner
Roteiro: Michael Winner
Produção: Elliott Kastner, Michael Winner, Jerry Bick, Bernard Williams
Design Produção: Harry Pottle
Música Original: Jerry Fielding
Fotografia: Robert Paynter
Direção de Arte: John Graysmark
Figurino: Ron Beck
Maquiagem: Richard Mills
Efeitos Sonoros: John Poyner, Mike Le Mare, Russ Hill, Brian Marshall
Nota: 7.3
Filme Assistido em: 1980

Elenco

Robert Mitchum Philip Marlowe
Sarah Miles Charlotte Sternwood
Richard Boone Lash Canino
Candy Clark Camilla Sternwood
Joan Collins Agnes Lozelle
Edward Fox Joe Brody
James Stewart General Sternwood
John Mills Inspetor Jim Carson
Oliver Reed Eddie Mars
Harry Andrews Norris
Richard Todd Comandante Barker
Colin Blakely Harry Jones
Diana Quick Mona Grant
James Donald Inspetor Gregory
John Justin Arthur Geiger
Simon Fisher-Turner Karl Lundgren
Martin Potter Owen Taylor
David Savile Rusty Regan
Dudley Sutton Lanny
Don Henderson Lou
David Jackson Inspetor Willis
Derek Deadman Freguês na Livraria
Nik Forster Crupiê
Joe Ritchie Motorista de táxi
Patrick Durkin Reg
Barry Purchese Guarda-costas de Eddie

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Na Inglaterra dos anos 70, o detetive particular Philip Marlowe é convidado à casa do general Sternwood, que o contrata para descobrir quem o está chantageando. Na ocasião, ele conhece a filha mimada do general, Charlotte, e a mais nova, Camilla.
 
A investigação de Marlowe sobre o pornógrafo homossexual, Arthur Geiger, o leva à funcionária de Geiger, Agnes Lozelle, e a um homem com quem ela se envolveu, Joe Brody. Ele também descobre Camilla no local do assassinato de Geiger, onde ela posou nua para fotos, e a leva para casa em segurança, para uma agradecida Charlotte.
 
Retornando à cena do crime, Marlowe é interrompido por Eddie Mars, dono da casa onde o corpo de Geiger foi encontrado. A esposa de Mars, Mona, não é vista a algum tempo e pode ter fugido com o marido desaparecido de Charlotte, Rusty Regan. E devido às dívidas de jogo de Charlotte, Mars parece ter também uma influência sobre ela. Camilla tenta recuperar suas fotos de Brody, que agora está de posse delas. Marlowe intervém, mas Brody é baleado e morto por alguém não visto. 
 
Um homem chamado Harry Jones procura Marlowe com uma proposta. Ele está trabalhando com Agnes, que está disposta a vender informações sobre o paradeiro da Sra. Mars. Mas, na noite em que Marlowe aparece para o encontro, Harry é envenenado por Lash Canino, um assassino que trabalha para Eddie Mars.
 
Marlowe paga à Agnes pelo endereço. Ele rastreia Canino em uma garagem remota, onde é dominado e feito prisioneiro. A  suposta esposa de Mars, Mona, também se encontra lá. No momento em que Canino está fora, Marlowe a convence a libertá-lo. Em um tiroteio que se segue, ele mata Canino.
 
Camilla parece agradecer a Marlowe, mas acaba apontando uma arma para ele que, no entanto, já estava preparado para tal atitude. Acontece que Camilla, emocionalmente perturbada, estava por trás do desaparecimento do marido de sua irmã, Rusty, e que Charlotte havia encoberto tudo com a ajuda de Eddie Mars.
 
Depois de confrontar Charlotte com os fatos, Marlowe diz à ela que interne Camilla. Ele, então, se afasta da residência de Sternwood, da mesma maneira que entrou, esperando que o general, gravemente doente, nunca saiba a verdade sobre suas duas filhas perversas.

imagem

Comentários

Escrito e dirigido pelo cineasta Michael Winner, "A Arte de Matar" é um filme produzido em 1978 pelas empresas ITC Entertainment e Winkast Film Productions.
 
Na direção,  Winner realiza um trabalho apenas razoável. Aliás, na área técnica, o que mais me chamou atenção foi a fotografia assinada por Robert Paynter. No elenco, o maior destaque foi Richard Boone, no papel de Lash Canino, seguido pelas boas atuações de Harry Andrews e Joan Collins.
 
Enfim,  "A Arte de Matar" é um filme bem inferior à primeira versão, a cargo de Howard Hawks, com Humphrey Bogart e Lauren Bacall, que no Brasil recebeu o nome de "À Beira do Abismo".
 
CAA