Filmes por gênero

CANDLESHOE, O SEGREDO DA MANSÃO (1977)

Candleshoe
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: O Tesouro do Castelo (Portugal)
La Course au Trésor (França)
Una ragazza, un maggiordomo e una lady (Itália)
El secreto del castillo (Espanha)
El tesoro del castillo (Uruguai)
Abenteuer auf Schloß Candleshoe (Alemanha)
Jakten efter guldskatten (Suécia)
De schat van kasteel Candleshoe (Holanda)
Arvingen til Candleshoe (Noruega)
Pais: Reino Unido, Estados Unidos
Gênero: Aventura, Comédia Dramática
Direção: Norman Tokar
Roteiro: David Swift, Rosemary Anne Sisson
Produção: Ron Miller, Hugh Attwooll
Música Original: Ron Goodwin
Direção Musical: Ron Goodwin
Fotografia: Paul Beeson
Edição: Peter Boita
Direção de Arte: Albert Witherick
Figurino: Julie Harris
Maquiagem: Roy Ashton, Bob Lawrance
Efeitos Sonoros: Claude Hitchcock, Ken Barker, Peter Best
Efeitos Especiais: Cliff Culley
Nota: 8.3
Filme Assistido em: 1978

Elenco

David Niven Priory
Helen Hayes Lady St.Edmund
Jodie Foster Casey
Leo McKern Harry Bundage
Veronica Quilligan Cluny
Ian Sharrock Peter
Sarah Tamakuni Anna
David Samuels Bobby
John Alderson Jenkins
Mildred Shay Sra. McCress
Michael Balfour Sr. McCress
Sydney Bromley Sr. Thresher
Michael Segal Guarda do trem
Peter Brace Charlie
Derek Martin Policial

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Casey Brown é uma criança no início de sua adolescência que vive nas ruas de Los Angeles. Ela passa os dias passeando com outras crianças, roubando e fazendo travessuras. Certa noite, quando ela volta para casa, ela descobre que seus pais adotivos parecem tê-la vendido a um homem de aparência suspeita. Ele a leva em um carro, e Casey assume que ele é um policial que a prenderá por suas travessuras.
 
No entanto, ele a leva para um hotel chique, onde lhe pede para tomar um banho. Outro homem aparece e se identifica como sendo Harry Bundage. O policial simplesmente a entrega à Bundage, com base em sua aparência e em duas cicatrizes em seu corpo, que parecem interessar muito à Bundage. 
 
Casey logo descobre que Bundage é um vigarista que pretende usá-la numa farsa. As cicatrizes, em seu corpo, coincidem com as de uma garota que desapareceu na área de Los Angeles há alguns anos. Ela era uma herdeira inglesa, chamada Lady Margaret, que desapareceu após ser levada dos Estados Unidos por seu pai. Assim, Bundage precisa que ela se faça passar por essa herdeira, Lady Margaret, para ter acesso à Candleshoe, a casa real de Lady St. Edmund. Enquanto ela estiver lá, ela deverá procurar um tesouro escondido há muitos anos pelo agora falecido marido de Lady St. Edmund, um pirata chamado Capitão Joshua. Bundage tem uma vantagem porque sua irmã, Clara Grimsworthy, foi governanta de Candleshoe e descobriu um documento que dá a primeira pista para a caça ao tesouro.
 
Casey concorda e Bundage a leva de volta à Inglaterra para se preparar para o estratagema. Uma vez lá, ela aprende sobre Lady Margaret, e Grimsworthy a treina para lembrar de todos os detalhes conhecidos sobre a garota, incluindo todos os alimentos que Margaret gostava e não gostava. Assim, quando sentem que ela está pronta para dar o golpe, Bundage organiza uma reunião, enviando à Lady St. Edmund uma carta anunciando que ele acha que descobriu sua neta. Embora cética, ela concorda com a reunião. Assim, quando sentem que ela está pronta para dar o golpe, Bundage organiza uma reunião, enviando à Lady St. Edmund uma carta anunciando que ele acha que descobriu sua neta. Ao recebê-la, ela se mostra cética, mas concorda com a reunião de qualquer maneira.
 
Bundage e Casey chegam à Candleshoe e são recebidos pelo mordomo, Priory. Este os apresenta à Lady St. Edmund, que os convida para um chá, ocasião em que ouve a falsa história de Bundage sobre a descoberta de Casey. A jovem é boa no jogo e responde apropriadamente quando Priory tenta enganá-la ao sugerir que ela coma algo que desencadeou alergias na verdadeira Margaret. Finalmente, Casey surpreende Priory e Lady St. Edmund, ao revelar que sabe de um esconderijo secreto na grande lareira e, quando eles conferem, descobrem uma caixa de música escondida. Casey sabe que ela toca "Greensleeves", e imediatamente Lady St. Edmund se mostra convencida, chorando e dando as boas-vindas à sua casa. Uma vez instalada em Candleshoe, Casey descobre que as outras crianças são de um orfanato local. Peter, Cluny, Bobby e Anna vivem em Candleshoe e são tratados como se fossem parte da família de Lady St. Edmund.
 
Priory usa uma série de disfarces para convencer Lady St. Edmund de que Candleshoe ainda é financeiramente solvente o suficiente para pagar os funcionários. Na realidade, eles estão sempre à beira da execução de uma hipoteca, depois de venderem toda a arte e objetos valiosos e os substituírem por cópias. Priory e as crianças fazem todo o trabalho para manterem o local funcionando, incluindo a venda de assados e produtos caseiros no mercado aos sábados. Casey, no início, se mostra hostil e só se preocupa em encontrar o tesouro. Certo dia, ela encontra uma pista na Biblioteca e outra escrita numa lápide em um cemitério, mas Cluny suspeita que ela não seja boa e tenta intervir. Casey se recusa a ajudar a fazer qualquer trabalho, e começa a brigar com Cluny por causa disso.
 
Casey também hesita em aceitar o amor que Lady St. Edmund quer dar a ela, como sua avó, mas eventualmente ela começa a amolecer e percebe que é aceita em sua casa e faz parte de sua família. Casey também ajuda Priory ao lhe dar dicas de vendas sobre como ganhar mais dinheiro. No entanto, quando ela está voltando para casa com o dinheiro do mercado, Bundage rouba o dinheiro, apesar dela argumentar que, se o dinheiro for roubado, Lady St. Edmund e os outros serão despejados. Por outro lado, Bundage diz que, com o local limpo, e os ocupantes desaparecidos, eles poderão encontrar o tesouro. Quando ela tenta detê-lo, ela é atingida por uma árvore quando Bundage se afasta em seu carro.
 
Quando Casey se recupera de seus ferimentos em um hospital, ela recebe a visita de Lady St. Edmund e, mais tarde, das crianças. Elas a informam que, com a falta de dinheiro, Candleshoe está sendo colocada à venda e elas devem retornar ao orfanato. Casey inicialmente mantém sua história de que não sabe quem a atacou, mas de repente, muda de ideia e finalmente conta a verdade sobre tudo para as crianças, bem como, para Lady St. Edmund e Priory.
 
Lady St. Edmund interpreta corretamente a última pista conhecida, que direcionou os caçadores de tesouros para uma pintura que mostrava o Capitão Joshua à bordo de seu navio. Priory, no entanto, vendeu a pintura para um revendedor local de antiguidades, que por sua vez a vendeu naquele dia a um visitante estrangeiro que está partindo a bordo de um trem. O grupo entra num carro e corre para a Estação Ferroviária, apenas para descobrir que o trem já havia partido. 
 
Destemida, Lady St. Edmund pede ao motorista que o persiga e, ao localizá-lo, faz um sinal para o maquinista. Assim, ao terem acesso à pintura, verificam que ela revela a pista final da caça ao tesouro. Ele se acha localizado no Grand Hall de Candleshoe, sob o piso. Ao retornarem à mansão, eles ficam surpresos ao descobrirem Bundage com seu grupo a destruírem o local. Os dois grupos se enfrentam numa luta prolongada, com as crianças distraindo os capangas de Bundage. Peter consegue chamar a polícia, que chega exatamente no instante em que Bundage, inadvertidamente, descobriu o esconderijo do tesouro, no interior de uma estátua do próprio Capitão Joshua.
 
Com Bundage e sua gangue sob custódia pelas autoridades, e com Lady St. Edmund novamente bastante rica, devido ao tesouro, todos são capazes de retornar  à Candleshoe para formarem uma só família, mais uma vez. Casey, no entanto, faz as malas e sai da propriedade sem se despedir. No entanto, uma vez na Estação Ferroviária, enquanto aguarda a partida de seu trem, ela observa quando Lady St. Edmund se aproxima dela, com Priory esperando à distância. Ao ser perguntada sobre os motivos que a levaram a fugir, ela responde que se sente culpada por ter chegado à Candleshoe para roubá-la. Sua decepção agora a incomoda por perceber que se mporta com Lady St. Edmund, que foi tão gentil com ela desde o início.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Norman Tokar, a partir de um roteiro escrito por David Swift e Rosemary Anne Sisson, "Candleshoe, o Segredo da Mansão" é um filme produzido em 1977 pela Walt Disney Productions, e considerado por muitos como um dos melhores filmes já feitos sobre a família, no qual, embora não tenha sido premiada, Jodie Foster brilha no papel de uma adolescente rebelde, juntamente com David Niven e Helen Hayes.
 
 
 
CAA