DIÁRIO DE UM PÁROCO DE ALDEIA (1951)
Le Journal d'un Curé de Campagne
Ficha Técnica
Outros Títulos: |
El diario de un cura de campaña (Espanha) Diario de un cura rural (Argentina) Il diario di un curato di campagna (Itália) Diary of a country priest (Estados Unidos) Tagebuch eines Landpfarrers (Austria, Alemanha) Prästmans dagbok (Suécia) En landsbypræsts dagbog (Dinamarca) Dagboek van een dorpspastoor (Holanda)
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Pais: |
França |
Gênero: |
Drama, Mistério |
Direção: |
Robert Bresson |
Roteiro: |
Robert Bresson |
Música Original: |
Jean-Jacques Grünenwald |
Fotografia: |
Léonce-Henri Burel |
Edição: |
Paulette Robert |
Direção de Arte: |
Pierre Charbonnier |
Efeitos Sonoros: |
Jean Rieul |
Nota: |
8.6 |
Filme Assistido em: |
2007 |
Elenco
Claude Laydu |
Pároco de Ambricourt |
Jean Riveyre |
Conde |
Rachel Bérendt |
Condessa |
Adrien Borel |
Pároco de Torcy |
Nicole Maurey |
Srta. Louise |
Nicole Ladmiral |
Chantal |
Martine Lemaire |
Séraphita Dumontel |
Antoine Balpêtré |
Dr. Delbende |
Jean Danet |
Olivier |
Bernard Hubrenne |
Padre Dufrety |
Martial Morange |
Vice-prefeito |
Gilberte Terbois |
Sra. Dumouchel |
Léon Arvel |
Fabregars |
Yvette Etiévant |
Diarista |
Germaine Stainval |
Proprietária do Café |
Prêmios
Festival Internacional de Veneza, Itália
Prêmio Internacional (Robert Bresson)
Prêmio dos Críticos Italianos de Cinema (Robert Bresson)
Prêmio OCIC (Robert Bresson)
Sindicato Francês dos Críticos de Cinema, França
Prêmio da Crítica de Melhor Filme (Robert Bresson)
Indicações
Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra
Prêmio de Melhor Ator Estrangeiro (Claude Laydu)
Festival Internacional de Veneza, Itália
Prêmio Leão de Ouro (Robert Bresson)
Videoclipes
Sinopse
Um jovem padre, sem se dar conta de que se acha gravemente doente, chega à sua primeira paróquia na comuna de Ambricourt, Departamento de Pas-de-Calais. Embora animado pelo zelo que devota à sua missão, ele se vê incompreendido pelas pessoas do local. As crianças que frequentam as aulas de catecismo, principalmente Séraphita Dumontel, zombam dele. Em um diário íntimo, ele registra as dificuldades que vem encontrando para se fazer aceito pelos paroquianos.
Ele confia seus problemas ao pároco de Torcy, que o encaminha ao Dr. Delbende e o aconselha a avançar com prudência para conquistar a confiança de seus paroquianos. No entanto, não seguindo firmemente os conselhos do amigo, ele se choca contra o Conde, que ele sabe ser amante da Srta. Louise, contratada como professora para instruir sua filha Chantal, uma adolescente orgulhosa, ciumenta e que detesta a mãe, a Condessa. Esta vive trancada em si mesma, remoendo as lembranças de um filho prematuramente morto, o que a mantém revoltada contra Deus.
Mesmo assim, numa visita ao Castelo, o jovem padre consegue tocar o seu coração, abrandando sua revolta. Reconciliada com Deus, a Condessa morre de uma crise cardíaca na noite seguinte. Chantal, que tanto detestava a mãe, faz correr o boato de que ele teria provocado a crise que levara sua mãe à morte.
Em seguida, com a morte do Dr. Delbende, que tudo indica tratou-se de um suicídio, o jovem padre passa a se sentir consumido pela solidão. Ele passa inclusive a ter dificuldades para orar. Um grande número de pessoas o acusa de se entregar à bebida, uma vez que seu estômago não consegue suportar nada além de um pão embebido em vinho.
Com dificuldade, ele parte para consultar um especialista em Lille, que o diagnostica como sendo portador de um câncer no estômago. Na cidade, ele conhece Olivier, um primo de Chantal que comanda um regimento da Legião Estrangeira. Acolhido na casa do padre Dufrety, que deixou a batina para viver com uma mulher, ele morre pronunciando as palavras que exprimem seu estado de espírito: “Tudo é Graça do Senhor”.
Comentários
Adaptação do romance homônimo de Georges Bernanos, “Diário de um Pároco de Aldeia” é sem dúvida alguma mais uma obra-prima do cinema francês. Escrito e dirigido pelo cineasta Robert Bresson, o filme é marcado por sua simplicidade, pela densidade e sinceridade de seus propósitos.
O diálogo do jovem pároco com a condessa é de uma grande beleza e de um profundo ensinamento sobre a misericórdia divina. Todo o filme se mostra como uma profunda meditação sobre as questões da existência.
Além do excelente trabalho apresentado pelo grande cineasta, o filme é marcado pela esplêndida fotografia apresentada por Burel e pela simplesmente perfeita atuação do ator Claude Laydu no papel do jovem pároco.
CAA