Filmes por gênero

PAIXÃO (1982)

Passion
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Pasión (Espanha)
Intohimo (Finlândia)
Passiójáték (Hungria)
Pasja (Polônia)
Çile (Turquia)
Страсть (União Soviética)
Pais: França, Suíça
Gênero: Comédia Dramática
Direção: Jean-Luc Godard
Roteiro: Jean-Luc Godard
Produção: Armand Barbault, Martine Marignac, Catherine Lapoujade
Design Produção: Serge Marzolff, Jean Bauer
Música Original: François Musy
Fotografia: Raoul Coutard
Edição: Jean-Luc Godard
Figurino: Rosalie Varda, Christian Gasc
Guarda-Roupa: Rose-Marie Melka
Maquiagem: Bernard Minne
Efeitos Sonoros: François Musy, Bernard Le Roux
Nota: 7.7
Filme Assistido em: 2007

Elenco

Isabelle Huppert Isabelle
Hanna Schygulla Hanna
Michel Piccoli Michel Boulard
Jerzy Radziwilowicz Jerzy
László Szabó Laszlo
Patrick Bonnel Bonnel
Magali Campos Magali
Myriem Roussel Myriem
Sarah Cohen-Sali Sarah
Sophie Lucachevski Roteirista

Prêmios

Festival Internacional de Cannes, França

Grande Prêmio Técnico (Raoul Coutard (Fotografia))

Indicações

Festival Internacional de Cannes, França

Prêmio Palma de Ouro (Jean-Luc Godard)

Prêmios César - Academia das Artes do Cinema, França

César de Melhor Filme (Jean-Luc Godard)

César de Melhor Direção (Jean-Luc Godard)

César de Melhor Fotografia (Raoul Coutard)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Num vilarejo suíço, Jerzy, um diretor polonês e sua equipe se preparam para fazer um filme sobre os antigos mestres da pintura. Seu produtor, Lászió, se mostra impaciente porque ele vem adiando e cancelando as sessões, alegando repetidamente que está tendo dificuldades com a iluminação. Por outro lado, ele se envolve com duas mulheres locais: Isabelle, uma jovem operária séria, com problemas de fala, e Hanna, uma alemã proprietária do motel onde a equipe se encontra hospedada. Hanna é casada com Michel, um homem difícil, com tosse crônica, proprietário da fábrica onde Isabelle trabalha.
 
Certo dia, ao ser demitida de seu emprego, Isabelle tenta organizar uma greve, não por ela, mas por todos. Enquanto isso, a equipe de filmagem começa a recrutar trabalhadores para participarem do filme como extras. Por outro lado, Jerzy tenta continuar seu relacionamento com Anna, com quem fez algumas filmagens. Enquanto isso, Isabelle tenta envolver Jerzy com sua causa e fazer conexões significativas com a equipe de filmagens, perguntando por que os filmes nunca mostram as pessoas trabalhando.
 
Certo dia, Isabelle e Jerzy têm um encontro íntimo, quando ela desiste de sua virgindade. Por outro lado, ela aceita uma recompensa de Michel por seus colegas de trabalho terem abandonado sua tentativa tímida de iniciarem uma greve.
 
Quando László decide investir mais dinheiro no filme, Jerzy, sentindo o impacto dos dramáticos eventos do movimento Solidariedade na Polônia, decide largar tudo e voltar para sua terra, sem Isabelle ou Hanna, mas com uma garçonete do motel. No entanto, Isabelle e Hanna se conectam e também decidem ir para a Polônia.

imagem

Comentários

Escrito e dirigido pelo grande cineasta parisiense Jean-Luc Godard, embora não chegue aos níveis de "Acossado" e "O Desprezo", dentre outros, "Paixão" é um bom filme que merece ser visto.
 
Na direção, como sempre, Godard nos brinda com um ótimo trabalho, no que é ajudado pela magnífica fotografia, a cargo de Raoul Coutard, bem como, pela extraordinária trilha sonora, assinada por François Musy, com músicas de Wolfgang Amadeus Mozart, Gabriel Fauré e Léo Ferré.
 
No elenco, o maior destaque é a presença de Isabelle Huppert, no papel de Isabelle, seguida pelas ótimas atuações de Hanna Schygulla, Jerzy Radziwilowicz e Michel Piccoli. 
 
CAA