Filmes por gênero

SOMBRA DO PAVOR (1943)

Le corbeau
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: The raven (Estados Unidos)
Il corvo (Itália)
El cuervo (Espanha)
Der rabe (Alemanha)
A holló (Hungria)
Kruk (Polônia)
Korpen (Suécia)
Ворон (União Soviética)
Pais: França
Gênero: Crime, Drama, Mistério, Suspense
Direção: Henri-Georges Clouzot
Roteiro: Louis Chavance, Henri-Georges Clouzot
Produção: René Montis, Raoul Ploquin
Música Original: Tony Aubin
Fotografia: Nicolas Hayer
Edição: Marguerite Beaugé
Efeitos Sonoros: William Robert Sivel
Efeitos Especiais: Nicolas Wilcké
Nota: 8.6
Filme Assistido em: 2007

Elenco

Pierre Fresnay Dr. Rémy Germain
Ginette Leclerc Denise Saillens
Micheline Francey Laura Vorzet
Héléna Manson Marie Corbin, a enfermeira
Jeanne Fusier-Gir Proprietária do bazar
Sylvie Mãe do canceroso
Liliane Maigné Rolande Saillens
Pierre Larquey Michel Vorzet
Noël Roquevert Mestre da escola
Bernard Lancret O substituto
Antoine Balpêtré Dr. Delorme
Jean Brochard Bonnevie, tesoureiro do hospital
Pierre Bertin O sub-prefeito
Louis Seigner Bertrand
Roger Blin François, o canceroso do 13
Robert Clermont Monsieur de Maquet
Marcel Delaître O dominicano
Nicole Chollet A empregada de Vorzet
Gustave Gallet Fayolle
Albert Brouett Suspeito
Marie-Jacqueline Chantal Suspeita
Eugène Yvernès Suspeito

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em uma pequena cidade francesa, cartas anônimas escritas com caneta venenosa são enviadas por alguém que se diz chamar "O Corvo". As cartas  começam acusando o médico Rémy Germain de ter um caso com Laura Vorzet, a bela e jovem esposa do psiquiatra idoso, Dr. Vorzet. O Dr. Germain também é acusado de praticar abortos ilegais.
 
Tais cartas são enviadas para, praticamente, toda a população da cidade, mas continuam voltando para a vítima inicial, Dr. Germain. A situação se torna cada vez mais grave quando um paciente do hospital comete suicídio, com sua navalha, depois que "O Corvo" lhe escreve uma carta dizendo-lhe que seu câncer é terminal. 
 
Marie Corbin, uma enfermeira irmã de Laura Vorzet, torna-se suspeita e é presa, mas logo novas cartas chegam. Certo dia, quando uma carta é deixada cair em uma igreja, torna-se evidente que "O Corvo" deve ser uma das pessoas que lá se encontram. Elas se acham reunidas para reescreverem as cartas do "Corvo", ditadas pelo Dr. Vorzet, para comparação de suas caligrafias.
 
Denise, a amante do Dr. Germain, é considerada culpada quando desmaia durante o ditado, apenas para que Laura seja identificada pelo material encontrado em seu mata-borrão. Dr. Germain concorda em assinar um pedido comprometendo Laura como insana. Antes, entretanto, ele é chamado para atender Denise, que caíra no andar inferior. No entanto, antes dele sair, Laura afirma que escreveu as primeiras cartas do "Corvo", antes que o Dr. Vorzet começasse a ditá-las, fazendo dele o verdadeiro "Corvo".
 
No momento em que a ambulância leva Laura, Dr. Germain volta e encontra o Dr. Vorzet morto em sua mesa, com sua garganta cortada pela mãe do paciente com câncer, enquanto ele escrevia a última carta do "Corvo".

imagem

Comentários

Realizado em 1943, num período em que a França se achava ocupada por tropas nazistas, durante a 2ª Guerra Mundial, "Sombra do Pavor", também chamado "Cartas Anônimas", é um filme dirigido por Henri-Georges Clouzot a partir de um roteiro escrito por Louis Chavance e adaptado pelos dois. 

Na direção, Clouzot realiza um excelente trabalho marcado por uma boa dose de suspense. Sua trama aborda temas como adultério, aborto, drogas, suicídio, e se passa numa pequena cidade francesa, onde várias pessoas recebem cartas anônimas contendo informações difamatórias, principalmente contra um médico local. Ainda na área técnica, merecem igualmente elogios a bela fotografia, a cargo de Nicolas Hayer, bem como a música assinada por Tony Aubin. 

No elenco, o maior destaque é o ator Pierre Fresnay, no papel do Dr. Rémy Germain, seguido pela ótimas atuações de Micheline Francey e Ginette Leclere. 

 

CAA