Filmes por gênero

O VENTO E O LEÃO (1975)

The Wind and the Lion
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: O leão e o vento (Portugal)
Le lion et le vent (França)
Il vento e il leone (Itália)
El viento y el león (Argentina, Espanha)
Der Wind und der Löwe (Alemanha)
Vinden och lejonet (Suécia)
Wiatr i lew (Polônia)
Vinden og løven (Dinamarca)
Ветер и лев (Rússia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Ação, Drama, Aventura
Direção: John Milius
Roteiro: John Milius
Produção: Herb Jaffe, Phil Rawlins
Design Produção: Gil Parrondo
Música Original: Jerry Goldsmith
Direção Musical: Harry V. Lojewski
Fotografia: Billy Williams
Edição: Robert L. Wolfe
Direção de Arte: Antonio Patón
Figurino: Richard La Motte
Guarda-Roupa: James M. George, Tony Pueo
Maquiagem: José Antonio Sánchez
Efeitos Sonoros: Roy Charman, Bill Wistrom, Harry Tetrick, Milton C. Burrow
Efeitos Especiais: Alex Weldon
Efeitos Visuais: Matthew Yuricich
Nota: 8.4
Filme Assistido em: 1977

Elenco

Sean Connery Mulai Ahmed er Raisuli
Candice Bergen Eden Pedecaris
Brian Keith Theodore Roosevelt
John Huston John Hay
Geoffrey Lewis Samuel Gummere
Steve Kanaly Capt. Jerome
Nadim Sawalha Xerife de Wazan
Roy Jenson Almirante francês Ensor Chadwick
Deborah Baxter Alice Roosevelt
Jack Cooley Quentin Roosevelt
Chris Aller Kermit Roosevelt
Simon Harrison William Pedecaris
Polly Gottesman Jennifer Pedecaris
Antoine Saint-John Von Roerkel
Luis Barboo Gayaan, o Terrível
Darrell Fetty Richard Dreighton
Marc Zuber O Sultão
Shirley Rothman Edith Roosevelt
Larry Cross Henry Cabot Lodge
Akio Mitamura General japonês
Audrey San Felix Srta. Hitchcock
Michael Damian Secretário do Presidente
Rusty Cox Sargento da Marinha
Eduardo Bea Philippe
Robert Case Consultor militar britânico
Mariano Ciudad Membro do Serviço Secreto
James Cooley Membro do Serviço Secreto
Charles Stalmaker Repórter
Paul Rusking Repórter
Billy Williams Sir Joseph
Alexander Weldon Elihu Root

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Trilha Sonora (Jerry Goldsmith)

Oscar de Melhores Efeitos Sonoros (Harry W. Tetrick, Aaron Rochin, William McCaughey, Roy Charman)

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio Anthony Asquith de Melhor Música (Jerry Goldsmith)

Prêmios Grammy, EUA

Grammy de Melhor Album da Trilha Sonora de um Filme (Jerry Goldsmith)

Grêmio dos Roteiristas da América

Prêmio de Melhor Drama escrito diretamente para o cinema (John Milius)

Prêmio dos Críticos de Música de Filmes Internacionais

Prêmio de Melhor Regravação de Trilha Sonora existente (Jerry Goldsmith, Douglass Fake e outros)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 1904, o Marrocos é a fonte de conflitos entre as potências da Alemanha, França e Grã Bretanha, todas tentando estabelecer uma esfera de influência naquele país. Mulai Ahmed er Raisuli é o comandante de um bando de insurgentes opostos ao jovem sultão Abdelaziz e seu tio, o Bashaw de Tânger, que Raisuli considera corrupto e digno dos europeus.
 
Ele sequestra Eden Pedecaris e seus filhos, William e Jennifer, durante um ataque à sua casa, quando Sir Joshua Smith, um amigo britânico de Eden é morto. Raisuli, em seguida, emite um pedido de resgate ultrajante, deliberadamente tentando provocar um incidente internacional a fim de embaraçar o sultão e iniciar uma guerra civil.
 
Nos Estados Unidos, o presidente Theodore Roosevelt está tentando se eleger para um mandato completo. Ele decide usar o sequestro como propaganda política, e como um esforço para demonstrar a força militar dos Estados Unidos como uma nova potência, apesar dos protestos de seu cauteloso Secretário de Estado, John Hay. O cônsul americano em Tânger, Samuel Gummere, é incapaz de negociar um retorno pacífico dos reféns, fazendo com que Roosevelt envie o Esquadrão do Atlântico Sul, sob o comando do almirante francês Ensor Chadwick, à Tânger, para salvar Pedecaris ou forçar o sultão a aderir às exigências de Raisuli. Enquanto isso, Roosevelt se vê cada vez mais ganhando o respeito de Raisuli, achando-o um homem honrado que, por acaso, é seu inimigo.
 
Os Pedecaris são mantidos como reféns por Raisuli no Rif, longe de possíveis resgatadores. Embora seus filhos pareçam admirar Raisuli, Eden o considera um bandido e um fanático. Os Pedecaris tentam escapar, ajudados por um dos homens de Raisuli, mas são traídos e entregues à uma gangue de ladrões do deserto. Felizmente, Raisuli os rastreou e mata os sequestradores com rifle e espada. Ele revela que não tem nenhuma intenção de prejudicar os Pedecaris, mas está apenas blefando. Eden e Raisuli ficam apaixonados, um pelo outro, quando Raisuli revela sua história, quando foi capturado por seu irmão, o Bashaw, e mantido em uma masmorra por vários anos.
 
Gummere, Chadwick e seu assessor, capitão da marinha, Jerome, cansam-se da perfídia do sultão e da intromissão das potências europeias e decidem se engajar numa "intervenção militar" para forçarem uma negociação, ao tomar a verdadeira sede do poder, o palácio dos Bashaw em Tânger. A companhia de fuzileiros navais de Jerome, apoiada por um pequeno destacamento de marinheiros, marcha pelas ruas de Tânger, para grande surpresa das legações europeias, cujas forças estão com o sultão na distante Fez, e sobrecarrega a guarda do palácio de Bashaw, forçando-o a negociar. 
 
Sob total coerção, Bashaw finalmente concorda em aderir às exigências de Raisuli. Mas, durante uma troca de reféns, Raisuli  é traído e  capturado pelas tropas alemães e marroquinas, sob o comando de Von Roerkel, enquanto Jerome e um pequeno contingente de fuzileiros navais estão presentes para proteger os Pedecaris. Enquanto o amigo de Raisuli, o xerife de Wazan, organiza uma tribo para um ataque aos europeus e marroquinos, Eden ataca Jerome e o convence a resgatar Raisuli e a defender a palavra do Presidente Roosevelt de que ele não sofrerá danos se os Pedecaris forem devolvidos com segurança.Assim, os americanos se unem para derrotar os alemães e marroquinos, resgatando Raisuli. Nos Estados Unidos, Roosevelt é aplaudido por essa grande vitória, e os Pedecaris chegam em segurança à Tânger.
 
 

imagem

Comentários

Baseado muito vagamente em um incidente histórico que ocorreu em 1904, envolvendo o então Presidente Teddy Roosevelt, em represália ao sequestro de um cidadão americano por um grupo de bandidos árabes em Marrocos, "O Vento e o Leão" é um filme produzido em 1975 pelas empresas Columbia Pictures, Metro-Goldwyn-Mayer e Herb Jaff.
 
Roteirizado e dirigido pelo cineasta John Milius, o filme conta ainda com um belo figurino, uma ótima fotografia, a cargo de Billy Williams, bem como, com uma excelente trilha sonora, onde se destacam as canções "Battle Cry of Freedom", "Love's Old Sweet Song", "Sweet Betsy from Pike" e "For He's a Jolly Good Fellow", esta última cantada na festa de aniversário do Presidente Roosevelt.
 
No elenco, destacam-se as atuações de Sean Connery, Candice Bergen e Brian Keith. 
 
CAA