Filmes por gênero

O OVO E EU (1947)

The egg and I
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: El huevo y yo (Espanha)
Io e l'uovo (Itália)
L'oeuf et moi (França)
Das ei und ich (Alemanha, Austria)
Ägget och jag (Suécia)
Het ei en ik (Holanda)
Ægget og jeg (Dinamarca)
Неудачник и я (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia
Direção: Chester Erskine
Roteiro: Chester Erskine, Fred F. Finklehoffe
Produção: Chester Erskine, Fred F. Finklehoffe
Design Produção: Bernard Herzbrun
Música Original: Frank Skinner
Fotografia: Milton R. Krasner
Edição: Russell F. Schoengarth
Maquiagem: Jack P. Pierce
Efeitos Sonoros: Glenn E. Anderson, Charles Felstead
Nota: 7.9
Filme Assistido em: 1949

Elenco

Claudette Colbert Betty MacDonald
Fred MacMurray Bob MacDonald
Marjorie Main Sra. Kettle
Louise Allbritton Harriet Putnam
Percy Kilbride Sr. Kettle
Richard Long Tom Kettle
Billy House Billy Reed
Ida Moore Emily
Donald MacBride Sr. Henty
Samuel S. Hinds Xerife
Esther Dale Birdie Hicks
Isabel O'Madigan Mãe de Hicks
Elisabeth Risdon Mãe de Betty
Teddy Infuhr Albert Kettle
Dorothy Vaughan Empregada
Jack Baxley Juiz
John Berkes Geoduck
Victor Potel Crowbar
William Bailey Médico
Beatrice Roberts Enfermeira
Fuzzy Knight Motorista de táxi
Ralph Littlefield Fotógrafo
Herbert Heywood Carteiro
Kathleen Mackey Criança da família Kettle
George McDonald Criança da família Kettle
Gloria Moore Criança da família Kettle
Eugene Persson Criança da família Kettle

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (Marjorie Main)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Certa manhã, enquanto se barbeia, o veterano da 2ª Guerra Mundial Bob MacDonald informa à sua noiva, Betty, que pretende se dedicar à criação de galinhas na zona rural do País. Pouco tempo depois, os agora recém-casados, dirigindo um caminhão repleto de gado, chegam ao seu novo lar, uma velha cabana em ruínas. Na primeira noite, eles planejam a forma como conduzirão a criação de gado, bem como, o nascimento do primeiro filho do casal.

No dia seguinte, levantando-se antes do nascer do sol, Bob e Betty são visitados por seu vizinho, Sr. Kettle, que prontamente toma emprestado a carga de madeira e um balde de pregos que Bob havia comprado para construir um galinheiro.

Relutante em privar as galinhas de seus ovos, Betty decide conduzir Cleopatra, uma porca, ao seu cercado. Harriet Putnam, uma divorciada glamourosa, proprietária da fazenda vizinha de Bella Vista, chega e sem esforço, persuade a porca.

A próxima visita que Betty recebe é Billy Reed, um caixeiro viajante persistente que, sem sucesso, tenta fazer com que ela compre seus produtos. Quando Tom Kettle, filho de Sr. Kettle, chega para ajudar na fazenda, ele confidencia seus sonhos de vir a frequentar a faculdade, fazendo com que Betty decida visitar sua família para interceder por ele. No entanto, ao pegar a estrada para ir à fazenda do Sr. Kettle, a Sra. Hicks e sua excêntrica mãe lhe oferecem carona e aproveitam a ocasião para prever o fracasso da fazenda dos recém-casados.

Ao chegar à fazenda dos Kettles, Betty é recebida por um grupo de crianças. No entanto, ao falar sobre o sonho de Tom de frequentar a faculdade, a Sra. Kettle lhe responde que, infelizmente, toda a família depende de seu salário.

A convite da divorciada Harriet Putnam, Bob e Betty vão a uma festa na sua luxuosa fazenda, onde Betty fica com ciúmes quando a proprietária começa a flertar com seu marido. Para reavivar o ardor de Bob, ela se veste com seu vestido de casamento e em resposta, ele usa seu smoking. Enquanto o casal dança, o Sr. Henty, um taciturno comprador de ovos aparece na sala de estar. Impressionado com a elegância do casal, no entanto, ele sai sem comprar ovos.

Quando Betty, que se tornou amiga da Sra. Kettle, a presenteia com um vestido novo para o grande baile, esta lhe retribui com uma colcha que acabara de costurar. Na noite da festa, Betty é convidada a dançar com inúmeros parceiros, enquanto Harriet monopoliza Bob, irritando-a. A festa termina abruptamente quando o xerife anuncia que o celeiro dos Kettles pegou fogo e que as chamas estão se espalhando por todo o vale. Bob e Betty lutam para salvar sua fazenda, mas quando ocorre uma mudança dos ventos, o fogo destrói suas dependências e culturas.

Na manhã seguinte, seus vizinhos os ajudam a reconstruir a fazenda e Henty lhes oferece um contrato de dois anos de compra de ovos. Por outro lado, para conseguir dinheiro para os estudos de Tom, Betty decide colocar a colcha da Sra. Kettle na feira do Condado. No entanto, ao tomar conhecimento de que todos os juízes são primos dos Hicks e que, por consequência, todos os prêmios estão fadados a beneficiarem apenas os membros da família, Betty decide subornar Billy Reed, responsável pela Feira, para que ele entregue o prêmio referente à colcha à Sra. Kettle. Enquanto isso, Harriet atrai Bob até sua casa sob o pretexto de negociar sua fazenda.

Quando a colcha da Sra. Kettle é agraciada com o primeiro prêmio, Betty desmaia e a Sra. Kettle declara que ela deve estar grávida. À noite, já recomposta, Betty prepara um jantar comemorativo e fica a aguardar ansiosamente o marido. No entanto, tarde da noite, um mensageiro entrega um bilhete de Bob notificando Betty que só deverá voltar no dia seguinte. Furiosa, ela embala suas malas e retorna para a cidade a fim de morar com sua mãe.

Ao longo de meses, Betty recusa-se a abrir as cartas enviadas por Bob. No entanto, após dar à luz uma menina, ela decide se reconciliar com o marido. Nesse sentido, ela retorna à zona rural em um trem e, ao desembarcar na estação, pede a um motorista de táxi que a leve até a casa de Bob.

Quando o motorista para na fazenda de Bella Vista, ela fica furiosa, até que descobre que Bob é o novo proprietário do imóvel. Depois que ele a  informa de que se atrasou na noite da feira porque estava tentando persuadir Harriet a vender-lhe a fazenda, os dois se abraçam e ela apresenta a filhinha deles.

imagem

Comentários

Realizada pelo cineasta Chester Erskine, a partir de um roteiro por ele escrito ao lado de Fred F. Finklehoffe, “O Ovo e Eu” é uma interessante comédia produzida pela Universal International Pictures em 1947. Sua trama, baseada num livro autobiográfico de Betty MacDonald, publicado em 1945, conta as agruras da autora e de seu marido ao se mudarem da cidade para uma granja no interior.

Embora não seja extraordinária, a direção de Erskine se mostra bastante segura, no que é ajudado pelas brilhantes atuações de Marjorie Main, Claudette Colbert e Fred MacMurray.

CAA