TODAS AS MANHÃS DO MUNDO (1991)
Tous les matins du mondeOutros Títulos: | Tutte le mattine del mondo (Itália) Todas las mañanas del mundo (Espanha, Argentina) All the mornings of the world (USA) Die siebente saite (Alemanha) Toate diminetile lumii (Romênia) All världens morgnar (Suécia) Все утра мира (União Soviética) |
Pais: | França |
Gênero: | Drama, Romance, Música |
Direção: | Alain Corneau |
Roteiro: | Alain Corneau, Pascal Quignard |
Produção: | Jean-Louis Livi |
Design Produção: | Bernard Vézat |
Música Original: | Jordi Savall |
Fotografia: | Yves Angelo |
Edição: | Marie-Josèphe Yoyotte |
Figurino: | Corinne Jorry |
Guarda-Roupa: | Gil Noir, Hélène Robin |
Maquiagem: | Jean-Pierre Eychenne, Marianne Collette |
Efeitos Sonoros: | Pierre Gamet, Laurent Lévy, Gérard Lamps e outros |
Nota: | 8.0 |
Filme Assistido em: | 2013 |
Jean-Pierre Marielle | Monsieur de Sainte Colombe |
Gérard Depardieu | Marin Marais |
Anne Brochet | Madeleine |
Guillaume Depardieu | Marin Marais, quando jovem |
Carole Richert | Toinette |
Michel Bouquet | Baugin |
Jean-Claude Dreyfus | Abbe Mathieu |
Yves Gasc | Caignet |
Yves Lambrecht | Charbonnières |
Jean-Marie Poirier | Monsieur de Bures |
Myriam Boyer | Guignotte |
Violaine Lacroix | Madeleine, quando jovem |
Nadège Teron | Toinette, quando jovem |
Caroline Sihol | Mme. de Sainte Colombe |
Philippe Duclos | Brunet |
Yves Gourvil | Lequieu |
Prêmios César - Academia das Artes do Cinema, França
César de Melhor Filme (Alain Corneau)
César de Melhor Direção (Alain Corneau)
César de Melhor Música escrita para um Filme
César de Melhor Fotografia (Yves Angelo )
César de Melhor Figurino (Corinne Jorry)
César de Melhor Som
César de Melhor Atriz Coadjuvante (Anne Brochet)
Prêmios Globo de Ouro, EUA
Prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira
Festival Internacional de Berlim, Alemanha
Prêmio Urso de Ouro (Alain Corneau)
Prêmios César - Academia das Artes do Cinema, França
César de Melhor Roteiro (Alain Corneau, Pascal Quignard )
César de Melhor Edição (Marie-Josèphe Yoyotte)
César de Melhor Ator (Jean-Pierre Marielle)
César de Melhor Revelação Masculina (Guillaume Depardieu)
Sindicato dos Jornalistas Críticos de Cinema, Itália
Prêmio Fita de Prata Européia (Alain Corneau)
Com lágrimas nos olhos, Marin Marais começa a tocar, enquanto se lembra de seu antigo professor de música, Monsieur de Sainte Colombe, e de seu aparente fracasso como músico. Após a morte de sua amada esposa, Sainte Colombe se retirou para sua propriedade rural, para uma vida de austeridade e isolamento. Ele dedica sua vida à criação de suas duas filhas, Madeleine e Toinette, e conduz pessoalmente sua educação musical. Ele construiu uma pequena cabana de madeira em seu jardim, onde se retira para tocar suas músicas e se afundar nas lembranças de sua querida esposa morta.
De vez em quando, quando ele toca bem, ela aparece para ele. À medida que as filhas chegam à adolescência, elas tornam-se violonistas talentosas, e as apresentações do trio Sainte Colombe são muito procuradas. Após uma dessas apresentações, Monsieur de Caignet, membro do círculo íntimo do rei Luís XIV, recomenda Sainte Colombe ao rei, mas o artista, em palavras duras, declina do privilégio real para desespero do enviado do rei.
Um dia, Marin Marais, de dezenove anos, aparece na porta de Sainte Colombe, solicitando que seja aceito como aluno. Apesar de uma audição impressionante, o Mestre o rejeita, para grande decepção de Madeleine e Toinette. Em um pronunciamento curto, mas frio e mordaz, Sainte Colombe lhe diz para ir tocar na Corte, onde seu talento inegável será mais apreciado, mas ele, Marais, nunca saberá o que é a verdadeira música. Mesmo assim, Sainte Colombe diz a Marais para voltar em um mês. Após esse tempo, Marais retorna e se torna aluno de Sainte Colombe, por um breve período, até a próxima explosão de raiva do Mestre, quando ele lhe pede para nunca mais voltar.
Madeleine, no entanto, ajuda Marais, ensinando-lhe secretamente tudo o que seu pai lhe ensinou, e termina sendo sua amante. Com sua ajuda, ele consegue se esconder embaixo de sua pequena cabana de madeira. Assim, ele ouve as improvisações do Mestre e aprende sua técnica. Certa vez, no entanto, Sainte Colombe descobre os dois debaixo de sua cabana, e desta vez Marais é banido para sempre.
Madeleine dá à luz um bebê natimorto, após o que, oprimida pela tristeza por ter sido abandonada, ela adoece. Sainte Colombe manda chamar Marais para ficar ao lado da cama de sua filha moribunda. Marais se mostra frio e distante, até cruel em seus comentários. Após sua partida, Madeleine se enforca.
Marais percebe que Sainte Colombe estava certo ao afirmar que, apesar de seu virtuosismo, sua música era simplesmente vazia. Ele fica tão obcecado com seu fracasso que novamente volta para, sob a cabana do mestre, ouvi-lo tocar. No entanto, a perda de sua filha Madeleine faz com que ele raramente volte a tocar. Marais espera três anos, passando inúmeras noites em vão sob a cabana, até que uma noite Sainte Colombe finalmente toca. Os dois passam a tocar juntos, já que Sainte Colombe deseja transmitir todo o seu conhecimento musical para uma próxima geração.