Filmes por gênero

JOVEM E INOCENTE (1937)

Young and Innocent
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Jeune et innocent (França)
Inocencia y juventud (Argentina, México, Espanha)
Giovane e innocente (Itália)
Jung und unschuldig (Alemanha)
Ung og uskyldig (Dinamarca)
Fiatal és ártatlan (Hungria)
Ung och oskyldig (Suécia)
Młody i niewinny (Polônia)
Молодой и невинный (União Soviética)
Pais: Reino Unido
Gênero: Crime, Mistério, Romance
Direção: Alfred Hitchcock
Roteiro: Josephine Tey, C. Bennett, E. Greenwood, A. Armstrong
Produção: Edward Black
Música Original: Jack Beaver, Louis Levy
Direção Musical: Louis Levy
Fotografia: Bernard Knowles
Edição: Charles Frend
Direção de Arte: Alfred Junge
Guarda-Roupa: Marianne
Efeitos Sonoros: A. O'Donoghue
Nota: 8.4
Filme Assistido em: 1980

Elenco

Nova Pilbeam Erica Burgoyne
Derrick De Marney Robert Tisdall
Percy Marmont Coronel Burgoyne
Edward Rigby Old Will
Mary Clare Tia de Erica
John Longden Detetive Inspetor Kent
George Curzon Guy
Basil Radford Tio de Erica
Pamela Carme Christine Clay
George Merritt Detetive Sargento Miller
J.H. Roberts Sr. Briggs
Jerry Verno Motorista
H.F. Maltby Sargento da Polícia
Syd Crossley Policial
Gerry Fitzgerald Vocalista da Orquestra
Pat Fitzpatrick Harold
Richard George Policial
Alfred Hitchcock Fotógrafo fora da Côrte
Anna Konstam Elsie
Peggy Simpson Alice

Sinopse

Christine Clay, uma atriz famosa, recebe uma visita surpresa de Guy, o marido que ela não via há oito anos. Na ocasião, ele a lembra que ele a arrastou para fora da sarjeta a fim de fazer dela uma estrela. Ele se mostra furioso porque ela o deixou e indignado por ela estar saindo com homens jovens, principalmente com um jovem escritor que se acha em seu retiro na costa inglesa. Furiosa, ela bate em seu rosto, que se mantém calmo.
 
Um ou dois dias depois, Robert Tisdall, um escritor local, passa a caminhar pelas falésias à beira-mar, quando o corpo de Christine aparece na praia. Ele corre para pedir ajuda ou chamar a polícia, ocasião em que é visto por duas nadadoras que, erroneamente, pensam que ele é o assassino em fuga. Pouco depois, a polícia chega e prende Tisdall por conta do depoimento das duas testemunhas. Além disso, ele é conhecido por possuir uma capa de chuva combinando com a arma do crime. Robert alega inocência, mas na multidão hostil que se formou, ninguém acredita nele. Em princípio, Tisdall se mostra confiante de que tudo não passe de um mal-entendido.
 
Depois de ser interrogado, fica estabelecido que ele conhecia Christine e que o motivo do crime teria sido 1.200 libras destinados a ele em seu testamento. Robert desmaia e é revivido por Erica Burgoyne. Ela se mostra bastante à vontade na companhia masculina. Enfrentado por um advogado desesperadamente incompetente e ganancioso, chamado Briggs, Tisdall acredita que sua inocência nunca será provada, pois não se acredita na alegação de que sua capa de chuva foi roubada em uma estação há alguns dias.
 
Quando se acha prestes a ir a julgamento, ele escapa do corredor lotado do tribunal e se esconde no automóvel  de Erica. Robert explica sua situação para Erica e promete recuperar a capa de chuva perdida, identificar o verdadeiro assassino e provar sua inocência. No início, Erica não acredita que Tisdall seja inocente, mas sentindo-se atraída pelo jovem, continua a ajudá-lo a escapar da prisão e a procurar o casaco roubado que pode levar ao verdadeiro assassino. Ela, então, o deixa em um moinho abandonado para que ele possa ali se esconder.
 
No dia seguinte, ela volta ao moinho levando comida e um pouco de dinheiro para ele. Uma vez lá, ao observarem a chegada de dois policiais, os dois conseguem fugir no carro dela. Durante a fuga, eles param na casa de uma tia de Erica, onde sua sobrinha de sete anos, Felicity, está dando uma festa de aniversário. Logo depois, quando seu tio chega e encontra Robert esperando do lado de fora, ele o leva para dentro, assumindo que se trate de um namorado de Erica. Pouco tempo depois, quando os dois deixam a festa, a tia de Erika liga para seu irmão, um chefe de polícia que, por sua vez, alerta a polícia para ficar de olho neles.
 
Sua busca os leva ao restaurante onde a capa de chuva foi roubada. Uma vez lá, eles descobrem que um homem, conhecido como Old Will ganhou uma nova capa de chuva recentemente e que ele se encontra em um hotel chamado Nobby's. Assim, na manhã seguinte, Tisdall finalmente conhece o vagabundo chamado Old Will. Depois de ouvir sua história, Old Will concorda em ajudá-lo a encontrar o homem que, presumivelmente, é o assassino.  Em seguida, ele o leva até o salão de dança do hotel, com vários casais a dançar, onde o criminoso é finalmente reconhecido como sendo o baterista da orquestra.
 

imagem

Comentários

Baseado no romance "The wheel spins", de Ethel Lina White, "Jovem e Inocente" é um filme produzido em 1937 pela empresa Gaumont British Picture Corporation. 

Na direção, Hitchcock realiza um bom trabalho, ao imprimir um ótimo ritmo à narrativa, além de contar com uma bela fotografia, a cargo de Bernard Knowles. No elenco, a atriz Nova Pilbeam brilha no papel de Erica Burgoyne, seguida pelas boas atuações de Mary Clare, Basuil Radford e Percy Marmont. 

CAA