Filmes por gênero

O IRRESISTÍVEL FORASTEIRO (1958)

The sheepman
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: La vallée de la poudre (França, Bélgica)
La legge del più forte (Itália)
Furia en el valle (Espanha)
Pasto de sangre (Argentina, Chile)
In Colorado ist der Teufel los (Austria, Alemanha)
Det kom en man från Texas (Suécia)
Texasin kovanaama (Finlândia)
Stædige Jason (Dinamarca)
Пастух (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Faroeste
Direção: George Marshall
Roteiro: William Bowers, James Edward Grant
Produção: Edmund Grainger
Música Original: Jeff Alexander
Fotografia: Robert J. Bronner
Edição: Ralph E. Winters
Direção de Arte: Malcolm Brown, William A. Horning
Figurino: Walter Plunkett
Maquiagem: William Tuttle
Efeitos Sonoros: Wesley C. Miller
Efeitos Especiais: Robert R. Hoag
Nota: 8.3
Filme Assistido em: 1960

Elenco

Glenn Ford Jason Sweet
Shirley MacLaine Dell Payton
Leslie Nielsen Coronel Stephen Bedford
Mickey Shaughnessy Jumbo McCall
Edgar Buchanan Milt Masters
Willis Bouchey Frank Payton
Pernell Roberts Chocktaw Neal
Slim Pickens Oficial
Robert 'Buzz' Henry Red
Pedro Gonzalez Gonzalez Angelo
Irene Barton Mme. Fifi
Brandy Bryan Srta. Rafferty
Lorraine Carol Amy Masterson
G. Pat Collins Engenheiro Elmer
Lee Tung Foo Willie, proprietário do Restaurante
Forrest Lewis Sr. Baker
Frank Marlowe Barney
Peggy Taylor Laura Witkum
Mitchell Rhein Rancheiro
Tom Greenway Rancheiro
Gene Coogan Rancheiro

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Roteiro Original (William Bowers, James Edward Grant)

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Filme

Prêmio de Melhor Ator Estrangeiro (Glenn Ford)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

A pacata cidade de Powder Valley se mostra agitada com a chegada do alegre texano Jason Sweet. Momentos após sua chegada em um trem, Jason dá conselhos não solicitados à Dell Payton, sobre como lidar com seu cavalo, ao proprietário de um armazém sobre como lidar com uma sela e passa a perna em Milt Masters ao comprar seu melhor cavalo. Ao tomar conhecimento de que o valentão da cidade é Jumbo McCall, ele o procura em um restaurante e, ao encontrá-lo, o desafia e informa os habitantes assustados de sua intenção de se instalar em Powder Valley e criar ovelhas.

Em seu caminho para o hotel, ele contrata Milt para ser seu confidente em assuntos ligados às ocorrências da cidade. Naquela tarde, Dell visita Jason para aconselhá-lo a não trazer ovelhas para o vale, pois sua presença irá perturbar a tranquilidade recentemente conquistada pela cidade. Jason rejeita a preocupação de Dell e lhe assegura que não pretende criar problemas. No lobby do hotel, ele encontra Jumbo, que veio buscá-lo para ir até a residência do homem mais importante da cidade, conhecido como o Coronel. Depois que Jason demonstra sua rapidez e agilidade com uma arma, no entanto, Jumbo volta atrás.

Mais tarde, no restaurante de Willie, Jumbo e outros homens interrompem a refeição de Jason e o forçam a ir à casa do Coronel. Ao chegar lá, ele se mostra surpreso ao conhecer o coronel Stephen Bedford, que ele reconhece como sendo um antigo criminoso conhecido no Texas pelo nome de Johnny Bledsoe. Este lhe fala da necessidade de assumir uma nova identidade e lhe diz que, ao longo de seis anos, ganhou honestamente sua reputação em Powder Valley. Quando Bledsoe o aconselha a não receber suas ovelhas, programadas para chegar no dia seguinte, Jason mantém sua intenção de se instalar pacificamente.

Embora Bledsoe seja noivo de Dell, ela pede ao pai, Frank, que o impeça de voltar à ilegalidade. Enquanto isso, Jason pede ajuda ao xerife da cidade, mas este insiste em ir pescar, ressaltando que foi eleito pelos criadores de Powder Valley e deve obediência a eles. Quando o trem chega, Jumbo e vários homens ameaçam o assistente desarmado de Jason, Angelo, em sua tentativa de descarregar as ovelhas. Os homens, no entanto, são dispersados abruptamente por fogos de artifício lançados por crianças contratadas por Jason. Com Jumbo e os homens atrapalhados, Jason dá cobertura a Angelo, permitindo que as ovelhas sejam descarregadas sem maiores incidentes. Nos dias que se seguem, os dois conseguem levar as ovelhas para uma área não reclamada do vale.

Quando Jason vai à cidade em busca de suprimentos e não é atendido, ele pede para que Milt informe Bledsoe sobre sua intenção de obter as provisões. Após passar por uma barbearia para cortar o cabelo e fazer sua barba, Jason encontra seu carro carregado com os suprimentos solicitados e Bledsoe pede-lhe desculpas por qualquer mal-entendido. Algum tempo depois, ele é surpreendido quando Dell o procura para dizer-lhe que os criadores de gado se encontraram e concordaram que tinham lhe tratado injustamente. Na ocasião, ela o convida para a próxima festa anual de 4 de julho e, embora desconfiado, ele aceita seu convite.

Na data marcada, Jason chega à festa, onde Milt o adverte para ficar vigilante, mas ele se mostra encantado com a atmosfera amigável. Mais tarde, ao conversar com Dell, Jason admite que, depois de visitar Powder Valley há muito tempo, ele decidiu que ela era a comunidade ideal para seus propósitos. De repente, as festividades param ao som de um apito de trem, ocasião em que Bledsoe informa Jason que suas ovelhas foram colocadas a bordo do tal trem. Amargurado com a traição das pessoas da cidade, ele permite que Bledsoe o leve à estação onde ele, Milt e Angelo embarcam pouco antes da partida do trem.

Sem que Bledsoe saiba, Milt encontra-se com uma pistola que Jason usa para forçar o engenheiro a retornar à Powder Valley. Lá, Jason confronta as pessoas da cidade e acusa Bledsoe de comprar secretamente todas as terras de pastagens da região. Bledsoe insiste que ele fez isso como representante da associação dos criadores de gado, mas Jason revela que as compras estão todas em seu nome.  Depois de ameaçar Jason, Bledsoe parte com a intenção de contratar Chocktaw Neal, um conhecido criminoso e matador.

Na manhã seguinte, Choctaw e seus homens chegam e, a pedido de Bledsoe, se dirigem às terras de Jason. Enquanto isso, ao cavalgar em companhia de Dell, ele toma conhecimento de que ela rompeu seu compromisso com Bledsoe por causa de sua falsidade. Pouco depois, ao ouvir tiros vindos de suas terras, Jason corre pra lá, em companhia de Dell, onde encontra Angelo ferido. Os dois o levam imediatamente para a cidade, onde Milt avisa Jason sobre a chegada de Choctaw.

O criminoso confronta Jason na rua, mas observando seus homens em vários pontos próximos, Jason se recusa a provocá-lo. Enquanto isso, Dell pede ajuda a Milt para desarmar os homens de Choctaw e, minutos depois, quando ela avisa Jason que os capangas foram desarmados, ele aceita o desafio de Choctaw e rapidamente o mata. Depois de agradecer à Dell, ele corre para o rancho de Bledsoe.

Na luta que se segue, Bledsoe fere Jason antes de ser morto por ele. Algumas semanas depois, com a paz restaurada em Powder Valley, as pessoas da cidade ficam assustadas ao verem as ovelhas de Jason ser despachadas em um trem por Jumbo. Na ocasião, Jason admite à Dell que está vendendo suas ovelhas para comprar gado, pois ele nunca gostou de ovelhas. Quando ela expressa que não entendeu bem o que ele falou, Jason explica que ele tomou aquela posição porque não gosta de ser informado sobre o que fazer pelos outros. Dell, então, o convida para o almoço e ele aceita com a condição de ela reconhecer que ele é o chefe.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta George Marshall, a partir de um roteiro escrito por William Bowers e James Edward Grant, “O Irresistível Forasteiro” é um faroeste norte-americano produzido pela Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) em 1958. Sua trama, baseada numa estória de James Edward Grant, se mostra bastante inteligente, o que prende a atenção do espectador ao longo de toda a projeção.

Na direção, Marshall realiza um bom  trabalho, no que é ajudado pela bela fotografia assinada por Robert J. Bronner. Merece ainda ser mencionado o cuidadoso figurino a cargo de Walter Plunkett. No elenco, o maior destaque é Glenn Ford, com uma brilhante atuação, seguido pelas boas atuações de Shirley MacLaine, Edgar Buchanan e Mickey Shaughnessy.

CAA