Filmes por gênero

CONSPIRAÇÃO TEQUILA (1988)

Tequila sunrise
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Intriga ao amanhecer (Portugal)
Tequila Sunrise (França, Dinamarca)
Tequila Connection (Itália)
Conexión Tequila (Espanha)
Traición al amanecer (Argentina, México, Venezuela)
Tequila Sunrise - Eine gefährliche Mischung (Austria, Alemanha)
Az utolsó csepp (Hungria)
Zora očajnika (Sérvia)
Пьяный рассвет (Rússia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Crime, Drama, Romance, Suspense
Direção: Robert Towne
Roteiro: Robert Towne
Produção: Thom Mount
Design Produção: Richard Sylbert
Música Original: Dave Grusin
Direção Musical: Danny Bramson
Fotografia: Conrad L. Hall
Edição: Claire Simpson
Direção de Arte: Peter Landsdown Smith
Figurino: Julie Weiss
Guarda-Roupa: Ronald Caplan, Peter Saldutti, Nancy McArdle, Nancy McArdle
Maquiagem: Dorothy J. Pearl
Efeitos Sonoros: Greg P. Russell, Kay Rose, William Carruth, Ellen Heuer e outros
Efeitos Especiais: Chuck E. Stewart, Jerry D. Williams, Scott Garcia e outros
Nota: 7.7
Filme Assistido em: 1989

Elenco

Mel Gibson McKussic
Michelle Pfeiffer Jo Ann
Kurt Russell Frescia
Raul Julia Carlos / Escalante
J.T. Walsh Maguire
Arliss Howard Lindroff
Arye Gross Andy Leonard
Gabriel Damon Cody McKussic
Daniel Zacapa Arturo
Eric Thiele Vittorio
Tom Nolan Leland
Budd Boetticher Juiz Nizetitch
Ann Magnuson Shaleen
Kenny Moore Woody
Jason Randal Mágico
Jim Bentley Policial
Eric Waterhouse Steve
Ely Pouget Barbara
Daniel Ades Pepe
Geno Silva Policial mexicano
Efrain Figueroa Capanga de Carlos
Tomás Goros Capanga de Carlos
Austin Hawk Salva-vidas
Scott Harms Salva-vidas
Sarah Davis Jovem no restaurante

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Fotografia (Conrad L. Hall)

Sociedade Nacional dos Críticos de Cinema dos Estados Unidos

Prêmio de Melhor Fotografia (Conrad L. Hall)

Prêmios para Jovens Artistas, EUA

Prêmio de Melhor Ator Jovem em Papel Coadjuvante (Gabriel Damon)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Nick Frescia é um tenente detetive do Departamento do Xerife do condado de Los Angeles que, apesar de seu relacionamento de longa data, desde a época do colégio, tem o dever de levar Mac à justiça se ele estiver vendendo drogas novamente, como o agente da DEA, Hal Maguire acredita ser o caso.
 
Mac é atraido pela elegante proprietária de um restaurante, Jo Ann Vallenari. Nick conhece Jo Ann enquanto tenta aprender mais sobre as atividades de Mac, em particular seu relacionamento com o chefão do tráfico mexicano, Carlos, que os agentes da DEA e o comandante da polícia federal mexicana, Escalante, acreditam estar vindo para a cidade.
 
Mac tem um negócio legítimo e está criando um filho, tentando se distanciar de seus antigos métodos de contrabando de drogas. Mas ele tenta ajudar seu advogado a vender um pouco de cocaína e se sente em dívida com seu velho amigo Carlos, que está pressionando Mac para fazer um último trabalho.
 
Jo Ann sucumbe aos encantos de Nick e um caso de amor tem início. Nick realmente se preocupa com Jo Ann, mas ela fica com raiva quando Mac acusa Jo Ann de espioná-lo em nome de Nick. Ela acusa Nick de usá-la para obter informações porque Mac costuma comer em seu restaurante e a contrata para organizar a festa de aniversário de seu filho. Nick admite que está investigando Mac e que, originalmente, o abordou por causa disso. Mas ele admite sinceramente que realmente se apaixonou por ela. Jo Ann termina seu relacionamento com Nick por sua decepção inicial.
 
Maguire e seus associados, entretanto, armaram uma armadilha para Mac e o misterioso Carlos, cujo rosto nenhum deles, exceto viu. Com o tempo, Jo Ann percebe que Mac está apaixonado por ela e que ela se apaixonou por ele. Nick descobre que o primo de Mac, Gregg, é um informante da DEA. Nick também percebe que McGuire se tornou perigosamente obcecado em capturar Mac, disposto a usar todos os meios necessários. Mac e Jo Ann fazem amor em sua casa.
 
Jo Ann é chamada ao seu restaurante a negócios.  Nick a encontra lá, dá a ela uma pistola para proteção e diz à ela para ficar longe de Mac esta noite porque Carlos é esperado lá.  Ela não dá ouvidos ao aviso de Nick e volta para a casa de Mac, onde descobre que Escalante é, na verdade, Carlos. Ele toma sua pistola e a leva para seu iate na Marina. E sabe que Gregg é o informante e o mata, deixando seu corpo ao lado de um carregamento de cocaína contaminada com gasolina.
 
McGuire e Nick encontram o corpo de Gregg e a cocaína na praia. Nick se encontra com Mac para avisá-lo de que Jo Ann está em perigo. Mac aponta uma arma para Nick e corre para a marina. Carlos o pressiona para matar Jo Ann porque ela agora sabe demais. Mac se recusa, ameaça Carlos com uma arma e leva Jo Ann em segurança em uma lancha. Mac, no entanto, promete a Carlos que estará no local do encontro combinado para concluir o negócio. Nick explica a McGuire que Escalante é, na verdade, Carlos, e segue para a marina.
 
Mac chega primeiro e é traído por Carlos, após o que uma luta se inicia entre eles. Enquanto eles lutam pela pistola que Nick deu à Jo Ann, ela descarrega no abdômen de Carlos, fatalmente. McGuire aparece e começa a atirar em Mac, enquanto ele levanta as mãos para se render. O tiroteio faz com que o tanque de combustível do barco pegue fogo, enquanto Mac pula na água. Quando Nick chega à marina, ele ouve o tiroteio , saca sua arma e ordena que McGuire cesse o fogo, mas McGuire continua atirando, forçando Nick a atirar nas costas dele, ferindo-o. O incêndio provoca a explosão do barco e, com ele, os milhões de dólares de cocaína à bordo. 
 
A história termina com Nick pedindo à Jo Ann para encontrá-lo na praia. Ela chega para encontrar Mac, correndo para abraçá-lo nas ondas. Um Nick satisfeito observa à distância.
 
 

imagem

Comentários

Escrito e dirigido pelo cineasta Robert Towne, "Conspiração Tequila" é um filme produzido em 1988 pela Warner Bros., juntamente com a Cinema City Films e a The Mount Company. 

Na direção, Towne realiza um trabalho razoavelmente bom, no que é ajudado pela ótima fotografia, a cargo de Conrad L. Hall, e pelas boas atuações de Michelle Pfeiffer, Mel Gibson e Gabriel Damon. O filme conta ainda com uma bela trilha sonora, onde se destacam as canções "Surrender to me", "Don't worry, baby", "Do you believe in shame?", "Dead on the money", "Beyond the sea", dentre outras. 

CAA