Filmes por gênero

UM CERTO SORRISO (1958)

A certain smile
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Un certain sourire (França)
Un certo sorriso (Itália)
Una cierta sonrisa (Espanha)
Ein gewisses Lächeln (Alemanha)
Något av ett leende (Suécia)
Pewien usmiech (Polônia)
Muuan hymy (Finlândia)
Et usikkert smil (Dinamarca)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama
Direção: Jean Negulesco
Roteiro: Frances Goodrich, Albert Hackett
Produção: Henry Ephron
Música Original: Alfred Newman
Fotografia: Milton R. Krasner
Edição: Louis R. Loeffler
Direção de Arte: John DeCuir, Lyle R. Wheeler
Figurino: Mary Wills
Guarda-Roupa: Charles Le Maire
Maquiagem: Ben Nye
Efeitos Sonoros: Harry M. Leonard, Charles Peck
Nota: 7.8
Filme Assistido em: 1964

Elenco

Rossano Brazzi Luc Ferrand
Joan Fontaine Françoise Ferrand
Bradford Dillman Bertrand Griot
Christine Carère Dominique Vallon
Eduard Franz Sr. Vallon
Katherine Locke Sra. Vallon
Kathryn Givney Sra. Griot
Steven Geray Denis
Johnny Mathis Ele próprio
Trude Wyler Sra. Denis
Sandy Livingston Catherine
Renate Hoy Srta. Minot
Muzaffer Tema Pierre
Sheryl Deauville Condessa na Ópera
Feridun Çölgeçen Gerente do Hotel
Edit Angold Cozinheira
David Hoffman Porteiro
Yvette Mimieux .
Carol van Dyke .
Pat Mitchell .

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Direção de Arte - Decoração de Cenários (Lyle R. Wheeler, John DeCuir, Walter M. Scott, Paul S. Fox )

Oscar de Melhor Figurino (Charles Le Maire, Mary Wills)

Oscar de Melhor Canção Original (Sammy Fain, Paul Francis Webster)

Prêmios Laurel, USA

Prêmio Laurel de Ouro de Melhor Canção (Sammy Fain, Paul Francis Webster)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Na França, após a morte de seu filho em uma corrida de motocicleta, os Vallons caem em um estado de tristeza insuportável, do qual a Sra. Vallon não consegue se recuperar. Quando sua filha Dominique chega em casa, de férias da Sorbonne, ela encontra seus pais ainda paralisados pela tristeza. Terminada as férias, Dominique retorna à Sorbonne, onde é calorosamente recebida por seu namorado, Bertrand Griot, que a leva a um Café para que ela conheça seu tio Luc Ferrand. Quando Bertrand sugere um passeio até a casa de sua mãe, no domingo seguinte, Luc insiste que antes eles o procurem para um drinque em companhia de sua esposa Françoise.

Naquele domingo, Dominique, nervosa por ter que ir à casa da mãe de Bertrand pela primeira vez, desenvolve uma terrível dor de cabeça e Françoise, sensível às ansiedades da jovem, a conforta e lhe dá um belo casaco vermelho para vestir. Durante o jantar, a rica e dominadora mãe de Bertrand se recusa a emprestar ao filho o dinheiro que ele necessita para se casar com Dominique, e em seguida lhe pede que prepare uma bebida para ela. Enquanto Bertrand se afasta para pegar a bebida, Luc se oferece para mostrar os jardins à Dominique, ocasião em que ele a beija apaixonadamente.

Ao retornar a seu quarto, Dominique se mostra distante em relação a Bertrand, e lhe pede para ficar sozinha. Por outro lado, não conseguindo parar de pensar em Luc, ela decide interromper seu relacionamento com Bertrand. Preocupada, Françoise visita Dominique para perguntar se ela brigou com Bertrand, e quando ela cai em lágrimas, Françoise a convida para jantar com alguns amigos naquela noite. Quando Dominique fica embriagada no jantar, Luc a leva até sua casa e a convida para passar uma semana com ele na Riviera, enquanto sua mulher visita sua mãe. Diante de um dilema moral, Dominique procura Bertrand e lhe pede que cuide dela.

Algum tempo depois, no entanto, ao retornar para casa a fim de passar as férias de verão ao lado de sua mãe, ela recebe uma carta de Luc dizendo-lhe onde encontrá-lo no sul da França. Tentando se proteger da tentação, Dominique convida Bertrand para visitá-la em sua casa. Quando ele chega, no entanto, sua presença faz com que a Sra. Vallon se recorde de seu falecido filho e, soluçando, ela se retira para seu quarto. Furiosa com a reação de sua mãe, Dominique implora a Bertrand que fale com ela, mas ele insiste em aguardar seu casamento e depois vai embora.

Sozinha e rancorosa, Dominique resolve ir ao encontro de Luc. Ao encontrá-lo, ela decide ficar com ele para sempre, que, por sua vez, só pensa em passar uma semana como mais uma aventura. Na última noite juntos, Luc lhe diz que suas obrigações comerciais o obrigam a voltar para Paris, mas que ela poderá ficar por mais uma semana. No entanto, Dominique decide segui-lo e, ao chegar a Paris, Françoise a cumprimenta calorosamente e a convida para jantar. Quando Bertrand percebe que ela está tendo um caso com Luc, ele a censura e ela se defende declarando que se acha apaixonada. Na ocasião, ele a adverte de que ela não tem futuro ao lado de Luc e, logo em seguida, este lhe telefona informando que eles devem parar de se ver, porque Françoise descobriu sua infidelidade.

Incapaz de ficar longe, Dominique começa a seguir Luc e o vê com outra mulher. Ao vê-la completamente histérica, Luc sugere que ela volte para a casa de sua família. Ao invés disso, ela corre pela rua e é atropelada por um carro. Ao encontrá-la inconsciente, Luc a leva para sua casa, onde Françoise percebe que eles estão tendo um caso. Mesmo assim, ela cuida de Dominique e, quando esta se recupera, ela telefona para o Sr. Vallon, pedindo-lhe que venha buscar sua filha.

Sentindo-se traída, Françoise age friamente com Dominique e, depois que o Sr. Vallon chega e leva sua filha, ela faz suas malas e informa Luc que está se separando dele. Arrependido, ele lhe implora que fique, prometendo-lhe ser fiel. Pouco tempo depois, quando as aulas recomeçam, Bertrand encontra Dominique no vestíbulo da Sorbonne e os dois seguem juntos para a sala de aula.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Jean Negulesco, a partir de um roteiro escrito por Frances Goodrich e Albert Hackett, “Um Certo Sorriso” é um filme norte-americano produzido pela Twentieth Century Fox em 1958. Sua trama, baseada no romance “Un Certain Sourire” de Françoise Sagan, conta a história de uma jovem estudante de direito da Sorbonne, que se deixa seduzir pelo tio de seu namorado.

A direção de Negulesco é consistentemente boa, apresentando um bom ritmo ao longo de toda a projeção. Por outro lado, a fotografia de Milton R. Krasner é de muito boa qualidade, conseguindo captar as atrações paisagísticas de Paris e da Riviera Francesa. Na área técnica, merece ainda ser citado seu belo figurino, o qual foi indicado ao Oscar da categoria.

No elenco, embora não ocorram magníficas atuações, destacam-se os trabalhos de Joan Fontaine, Rossano Brazzi, Christine Carère e Bradford Dillman.

CAA