Sinopse
Brandon Shaw e Phillip Morgan são dois jovens que dividem um apartamento em Nova York. No colégio, tinham estudado com o Prof. Rupert Cadell as teorias de Nietzsche, segundo as quais, um homem superior não tinha que, necessariamente, obedecer às convenções estabelecidas por pessoas inferiores.
Considerando-se intelectualmente superior ao seu amigo David Kentley, Brandon convence seu colega a assassiná-lo, cometendo o que ele chama de o crime perfeito. Assim, usando uma corda, eles enforcam David e colocam o cadáver dentro de uma velha arca que se encontra em plena sala de jantar. Consumado o crime, Phillip dá sinais de preocupação e arrependimento, enquanto Brandon permanece frio. Para ele, o poder de matar pode ser tão gratificante quanto o de criar.
A Sra. Wilson, que trabalha como empregada para os dois rapazes, chega para terminar de preparar o jantar que eles haviam programado para aquela noite. Ao entrar no apartamento, ela nota que, durante sua ausência, eles haviam mudado a arrumação da sala, colocando, inclusive, pratos sobre a velha arca, agora forrada com uma toalha de mesa.
Na hora combinada, começam a chegar os convidados. O primeiro a chegar é Kenneth Lawrence, ex-noivo de Janet Walker, atual namorada de David. Logo depois, chegam os demais convidados, a começar pela própria Janet, seguida do Prof. Rupert, do Sr. Henry Kentley e da Sra. Atwater, estes últimos pai e tia de David.
Os presentes começam a se preocupar com a demora de David. Seu pai faz algumas ligações telefônicas, mas não consegue localizá-lo. Quando Kenneth comenta com Janet que Brandon lhe havia dito que agora iria ter maiores chances com ela, esta se irrita e pede que Brandon se explique melhor, achando que ele aprontou alguma para evitar a presença de seu namorado naquele evento. Rupert, que ouvira a discussão, se aproxima e diz que também está fortemente preocupado com o não aparecimento de David.
As preocupações do professor aumentam quando a Sra. Wilson comenta a forma como os rapazes lhe pediram para que se ausentasse durante toda a tarde, bem como, sobre as alterações encontradas na arrumação da sala. Rupert sente que algo está errado e tenta descobrir se seus comentários em aula sobre as idéias de Nietzsche estariam sendo mal interpretadas e colocadas em prática.
O jantar termina com os convidados ainda preocupados em relação a David. Depois que todos saem, inclusive a Sra. Wilson, Brandon e Phillip passam a discutir, este último em pânico por recear que Rupert, pelas perguntas feitas durante o jantar, tenha saído desconfiado de alguma coisa.
O interfone toca. É Rupert, que alegando ter esquecido uma cigarreira, volta para apanhá-la. Na realidade, ele se acha convencido de que os dois rapazes estão de alguma forma ligados ao desaparecimento de David. Assim, com habilidade, procura jogar um contra o outro, até que Phillip, não suportando a pressão, admite o crime. A Polícia é chamada.
Comentários
Embora inferior a outras realizações do mestre Hitchcock, como "Janela Indiscreta", "Um Corpo Que Cai", "Psicose" ou "Os Pássaros", "Festim Diabólico" é um ótimo filme de suspense.
Seu roteiro, elaborado por Arthur Laurents, foi baseado na adaptação feita por Hume Cronyn da peça teatral "Rope's End", de Patrick Hamilton. A história é simples, mas repleta de personagens que tornam o filme complexo e dinâmico. O ritmo é perfeito e toda a trama se desenvolve nas salas de um apartamento.
No elenco, o maior destaque fica por conta da magnífica atuação de James Stewart, seguida pelos trabalhos apresentados por John Dall e Joan Chandler. Farley Granger não está bem no papel de Phillip Morgan, o companheiro de Brandon.
CAA