Filmes por gênero

COLATERAL (2004)

Collateral
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Colateral: Lugar y tiempo equivocado (Argentina)
Collateral - ohtlik reisija (Estônia)
Collateral - väärä aika väärä paikka (Finlândia)
Collateral: Η διαδρομή (Grécia)
Collateral - A halál záloga (Hungria)
Nakties ikaitas (Lituânia)
Zakładnik (Polônia)
Соучастник (Rússia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Crime, Drama, Suspense
Direção: Michael Mann
Roteiro: Stuart Beattie
Produção: Michael Mann, Julie Richardson
Design Produção: David Wasco
Música Original: James Newton Howard
Fotografia: Dion Beebe, Paul Cameron
Edição: Jim Miller, Paul Rubell
Direção de Arte: Daniel T. Dorrance
Figurino: Jeffrey Kurland
Maquiagem: Judith A. Cory, Lois Burwell, Deidra Dixon e outros
Efeitos Sonoros: Mike Chock, Doc Kane, Elliott Koretz e outros
Efeitos Especiais: John Downey, Bruce Minkus, Thomas Fisher, Matt Downey
Efeitos Visuais: Robert Rossello, Robert Stadd, Jeff Varga e outros
Nota: 8.5
Filme Assistido em: 2005

Elenco

Tom Cruise Vincent
Jamie Foxx Max
Jada Pinkett Smith Annie
Mark Ruffalo Fanning
Peter Berg Richard Weidner
Bruce McGill Pedrosa
Irma P. Hall Ida
Barry Shabaka Henley Daniel
Javier Bardem Felix
Emilio Rivera Paco
Ken Ver Cammen Agente do FBI
Charlie E. Schmidt Jr. Agente do FBI
Robert Deamer Sargento
Niles Roth Piloto de Helicóptero
Corinne Chooey Garçonete

Prêmios

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Fotografia (Dion Beebe, Paul Cameron)

Prêmios AFI, Los Angeles, Estados Unidos

Prêmio AFI de Melhor Filme do Ano

Associação dos Críticos de Filmes Afro-Americanos

Prêmio Top 10 Filmes (10º lugar)

Prêmios ASCAP

Prêmio ASCAP de Melhor Bilheteria

Prêmios Black Reel, Washington, USA

Prêmio Black Reel de Melhor Ator Coadjuvante (Jamie Foxx)

Prêmios Gold Derby

Prêmio Gold Derby de Melhor Fotografia (Dion Beebe, Paul Cameron)

Prêmios Golden Trailer, Estados Unidos

Prêmio Golden Trailer de Melhor Drama

Prêmios Hollywood do Cinema, Los Angeles, California, USA

Prêmio Hollywood de Melhor Diretor do Ano (Michael Mann)

Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles, EUA

Prêmio de Melhor Fotografia (Dion Beebe, Paul Cameron)

National Board of Review, USA

Prêmio NBR dos 10 Melhores Filmes

Prêmio NBR de Melhor Direção (Michael Mann)

Prêmios Satellite, Los Angeles

Prêmio Golden Satellite de Melhor Edição (Jim Miller, Paul Rubell)

Prêmio Satellite de Melhores Mixagem e Edição de Som (Lee Orloff, Elliott Koretz, Michael Minkler, Myron Nettinga)

Associação dos Críticos de Cinema de Washington DC

Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Jamie Foxx)

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Ator Coadjuvante (Jamie Foxx)

Oscar de Melhor Edição (Jim Miller, Paul Rubell)

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Jamie Foxx)

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Roteiro Original (Stuart Beattie)

Prêmio David Lean de Melhor Direção (Michael Mann)

Prêmio de Melhor Som (Elliott Koretz, Lee Orloff, Michael Minkler, Myron Nettinga)

Prêmio de Melhor Edição (Jim Miller, Paul Rubell)

Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Jamie Foxx)

Screen Actors Guild Awards, Los Angeles, California, USA

Melhor Performance de um Ator Coadjuvante (Jamie Foxx)

Academia de Filmes de Ficção Científica, Fantasia e Horror, USA

Prêmio Saturn de Melhor Filme de Ação, Aventura e Suspense

Prêmio Saturn de Melhor Roteiro (Stuart Beattie)

Prêmio Saturn de Melhor Direção (Michael Mann)

Prêmio Saturn de Melhor Ator (Tom Cruise)

Editores do Cinema Americano, USA

Prêmio Eddie de Melhor Edição de um Longa Metragem (Jim Miller, Paul Rubell)

Sociedade Americana de Fotógrafos

Prêmio ASC de excelente fotografia (Dion Beebe, Paul Cameron)

Grêmio dos Diretores de Arte, Los Angeles, Califórnia, USA

Prêmio Excelência em Design de Produção (David Wasco, Daniel Dorrance, Aran Mann e outros)

Prêmios da Associação Catalã de Críticos de Arte - Barcelona

Prêmio ACCA de Melhor Ator Coadjuvante (Jamie Foxx)

Prêmio de Melhor Roteiro Original (Stuart Beattie)

Prêmio de Melhor Fotografia (Dion Beebe, Paul Cameron)

Prêmio de Melhor Edição (Jim Miller, Paul Rubell)

Prêmios Black Reel, Washington, USA

Prêmio Black Reel de Melhor Atriz Coadjuvante (Jada Pinkett Smith)

Prêmios da Broadcast Film Critics Association, USA

Prêmio de Melhor Filme

Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Jamie Foxx)

Associação dos Críticos de Cinema de Dallas-Fort Worth - USA

Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Jamie Foxx)

Prêmios Edgar Allan Poe

Prêmio Edgar de Melhor Roteiro (Stuart Beattie)

Prêmios Empire, Reino Unido

Prêmio Empire de Melhor Filme

Prêmio Empire de Melhor Ator (Tom Cruise)

Prêmio Empire de Melhor Direção (Michael Mann)

Prêmios Gold Derby

Prêmio de Melhor Edição (Jim Miller, Paul Rubell)

Prêmio Gold Derby de Melhores Efeitos Sonoros (Elliott Koretz)

Prêmios Golden Schmoes

Prêmio Golden Schmoes do Filme Favorito do Ano

Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante do Ano (Jamie Foxx)

Prêmio de Melhor Ator do Ano (Tom Cruise)

Prêmio de Melhor Roteiro do Ano (Stuart Beattie)

Prêmio de Melhor Diretor do Ano (Michael Mann)

Prêmio de Melhor Música em um Filme

Prêmios Imagem, Estados Unidos

Prêmio Imagem de Melhor Filme

Prêmio Imagem de Melhor Ator Coadjuvante (Jamie Foxx)

Prêmio Imagem de Melhor Atriz Coadjuvante (Jada Pinkett Smith)

Círculo dos Críticos de Cinema de Kansas City, USA

Prêmio de Melhor Ator (Tom Cruise)

Editores de Som de Filmes, Estados Unidos

Prêmio Golden Reel de Melhor Edição de Som (Elliott Koretz, John Stuver, Becky Sullivan e outros)

Prêmios Satellite, Los Angeles

Prêmio Golden Satellite de Melhor Ator Coadjuvante (Jamie Foxx)

Prêmio Golden Satellite de Melhor Roteiro Original (Stuart Beattie)

Prêmio Golden Satellite de Melhores Efeitos Visuais (John E. Sullivan)

Críticos de Cinema de Seattle, USA

Prêmio de Melhor Fotografiia (Dion Beebe, Paul Cameron)

Prêmios Teen Choice - Califórnia, USA

Prêmio Teen Choice de Melhor Ator (Tom Cruise)

Sinopse

Max trabalha como motorista de táxi há 12 anos, já tendo levado os mais diversos passageiros a todos os locais de Los Angeles.

Certa noite, aparentemente tranqüila, após transportar Annie, uma Promotora que trabalha num Processo contra um cartel do narcotráfico, um homem pega o seu táxi para o que seria mais uma viagem de rotina.  Esse homem, bem trajado, é Vincent, um assassino profissional que acaba de chegar à cidade, contratado para assassinar cinco testemunhas-chave que deverão estar presentes no júri federal contra o referido cartel.

Ao chegar ao local onde se encontra a primeira testemunha, ele pede a Max para parar o táxi e o aguardar por alguns minutos.  Enquanto aguarda a volta de seu passageiro, um corpo cai do alto de um edifício exatamente em cima de sua capota.  Logo a seguir, chega Vincent que, empunhando uma arma, obriga Max a colocar o corpo na mala do táxi.

A partir daí, sempre ameaçado pelo criminoso, Max vai conduzindo Vincent para os locais onde se encontram as demais pessoas de sua lista.  Após eliminar as quatro primeiras testemunhas-chave, Max descobre que a quinta vítima deverá ser exatamente Annie, a procuradora que ele conduzira no início da noite.

Numa tentativa de parar com aquela onda de assassinatos, o taxista provoca a capotagem do veículo.  Vincent, entretanto, consegue sair ileso do acidente e parte direto para o edifício onde Annie se encontra.

De posse de um cartão de visitas que a Promotora deixara com ele, Max tenta desesperadamente avisá-la sobre a presença do criminoso em seu prédio, usando um aparelho celular, ao mesmo tempo em que corre pelas dependências do edifício, numa tentativa de deter Vincent.

imagem

Comentários

"Colateral" é um bom filme de suspense.   Realizado pelo grande cineasta Michael Mann, o filme conta a história de um assassino profissional que aluga um táxi para, ao longo de uma noite, matar cinco pessoas.

O trabalho de Mann é, como sempre, consistentemente bom.  Ele consegue realizar um thriller envolvente, contando com as magníficas interpretações de Tom Cruise e, principalmente, Jamie Foxx.  Adicionalmente, "Colateral" apresenta a ótima fotografia de Dion Beebe e Paul Cameron e uma bela trilha sonora.

Em contrapartida, o roteiro de Stuart Beattie apresenta altos e baixos.  Melhor na primeira parte, incluindo alguns bons diálogos, ele cai ao incluir uma série de clichês na segunda metade, muito embora a perseguição final mantenha o espectador atento até o fim.

 

CAA