QUANDO DUAS MULHERES PECAM (1966)
PersonaOutros Títulos: | A máscara (Portugal) Persona (Itália, Espanha, México, Estados Unidos) Naisen naamio - Persona (Finlândia) Persona - sonate for to (Dinamarca) Erotes horis fragmo (Grécia) Персона (Rússia, Bulgária) |
Pais: | Suécia |
Gênero: | Drama |
Direção: | Ingmar Bergman |
Roteiro: | Ingmar Bergman |
Produção: | Ingmar Bergman |
Design Produção: | Bibi Lindström |
Música Original: | Lars Johan Werle |
Fotografia: | Sven Nykvist |
Edição: | Ulla Ryghe |
Figurino: | Mago |
Guarda-Roupa: | Eivor Kullberg |
Maquiagem: | Börje Lundh |
Efeitos Sonoros: | Lennart Engholm, Per-Olof Pettersson, Olle Jacobsson |
Efeitos Especiais: | Evald Andersson |
Nota: | 9.6 |
Filme Assistido em: | 1967 |
Bibi Andersson | Alma, a enfermeira |
Liv Ullmann | Elisabet Vogler, a atriz |
Margaretha Krook | A médica |
Gunnar Björnstrand | Sr. Vogler |
Jörgen Lindström | Filho de Elisabet |
Prêmios Guldbagge, Suécia
Prêmio de Melhor Filme
Prêmio de Melhor Atriz (Bibi Andersson)
Sociedade Nacional dos Críticos de Cinema dos Estados Unidos
Prêmio de Melhor Filme
Prêmio de Melhor Diretor (Ingmar Bergman)
Prêmio de Melhor Atriz (Bibi Andersson)
National Board of Review, USA
Prêmio NBR de Melhor Filme Estrangeiro
Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra
Prêmio de Melhor Atriz Estrangeira (Bibi Andersson)
Sindicato dos Jornalistas Críticos de Cinema, Itália
Prêmio Fita de Prata de Melhor Diretor de Filme Estrangeiro (Ingmar Bergman)
Sociedade Nacional dos Críticos de Cinema dos Estados Unidos
Prêmio de Melhor Roteiro (Ingmar Bergman )
Prêmio de Melhor Fotografia (Sven Nykvist )
"Quando duas mulheres pecam" é uma obra forte, profunda e, sem dúvida, uma das melhores de Ingmar Bergman. Com elementos mínimos, Bergman faz uma excursão pela alma humana, revelada nos rostos das duas principais personagens.
A magnífica fotografia de Sven Nykvist e as excelentes interpretações de Liv Ullmann e Bibi Andersson conferem a essa história interior o suspense de um thriller. É impressionante o trabalho de Liv Ullmann que, com o seu mutismo, reage apenas com gestos faciais e corporais.
As duas mulheres, embora distintas, chegam a fundir-se, constituindo uma única mulher, como é magistralmente mostrado por Bergman, através de um plano em que ambos os rostos se fundem em um só.
CAA