Filmes por gênero

A MESA DO DIABO (1965)

The Cincinnati kid
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: O aventureiro de Cincinnati (Portugal)
Le Kid de Cincinnati (França)
El rey del juego (Espanha)
El gran desafio (México, Venezuela)
Cincinnati Kid und der Pokerkönig (Alemanha)
A Cincinnati kölyök (Hungria)
Цинциннати Кид (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama
Direção: Norman Jewison
Roteiro: Terry Southern, Ring Lardner Jr.
Produção: Martin Ransohoff
Música Original: Lalo Schifrin
Direção Musical: Robert Armbruster
Fotografia: Philip H. Lathrop
Edição: Hal Ashby
Direção de Arte: George W. Davis, Edward C. Carfagno
Figurino: Donfeld
Maquiagem: William Tuttle
Efeitos Sonoros: Franklin Milton
Nota: 8.2
Filme Assistido em: 1968

Elenco

Steve McQueen Cincinnati Kid
Ann-Margret Melba
Karl Malden Shooter
Tuesday Weld Christian
Edward G. Robinson Lancey Howard
Joan Blondell Lady Fingers
Rip Torn Slade
Jack Weston Pig
Cab Calloway Yeller
Jeff Corey Hoban
Theodore Marcuse Felix
Milton Selzer Sokal
Karl Swenson Sr. Rudd
Émile Genest Cajun
Ron Soble Danny
Irene Tedrow Sra. Rudd
Midge Ware Sra. Slade
Howard Wendell Charlie
Joyce Perry Sra. Hoban
Dub Taylor Negociante
Leon Alton Espectador do jogo de pôquer
Gene Coogan Espectador do jogo de pôquer
Bobby Gilbert Espectador do jogo de pôquer
John Hart Jogador de pôquer
Pat McCaffrie Jogador de pôquer
Sandy McPeak Jogador de pôquer

Prêmios

National Board of Review, USA

Prêmio NBR de Melhor Atriz Coadjuvante (Joan Blondell)

Indicações

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante (Joan Blondell)

Prêmios Laurel, USA

Prêmio Laurel de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante (Edward G. Robinson)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Nos anos 30, em Nova Orleans, o jovem Cincinnati Kid é um ambicioso jogador de pôquer que arrisca tudo o que pode em suas jogadas, almejando sua ascensão no mundo do baralho. Quando Lancey Howard, campeão nacional, conhecido como “The Man”, chega à Nova Orleans para uma partida com Slade, um rico empresário local, ele inflige pesadas derrotas ao mesmo. Na ocasião, Shooter, um carteador amigo de Kid, conhecido por sua honestidade, sugere um jogo entre Howard e Kid.

Ferido em seu orgulho, Slade tenta subornar Shooter para trapacear em favor de Kid. O carteador se nega a atendê-lo, fazendo com que ele o chantageie, ameaçando revelar informações desabonadoras de sua esposa, Melba. Por outro lado, sabendo que Christian, a namorada de Kid, não se encontra na cidade, pois fora visitar seus pais, Melba tenta seduzi-lo, embora ela e Christian sejam amigas. No entanto, por respeito a Shooter, Kid a repele e resolve passar a véspera do jogo com Christian na fazenda da família dela.

No dia seguinte, ele chega intencionalmente atrasado para o jogo. Durante o mesmo, preocupado com as ameaças de Slade, Shooter cede e passa a beneficiar Kid, que ganha várias partidas sucessivamente até desconfiar dele e pedir que seja feita uma pausa de duas horas, para que possa descansar. Antes de se recolher num quarto do hotel, Kid confronta Shooter, que admite ter sido forçado por Slade a trapacear em seu benefício. Na ocasião, Kid insiste que pode ganhar sozinho, sem trapaças.

Ao final das duas horas de descanso, Melba vai ao quarto dele e, após alegar que lhe pediram para avisá-lo sobre a retomada do jogo, ela tenta seduzi-lo. Na ocasião, tendo voltado à cidade, Christian o procura no quarto para fazer-lhe uma surpresa, mas ao ver Melba, ela bate a porta e vai embora. Ao chegar ao salão de jogos, Kid é procurado por Slade que lhe diz que Shooter continuará a trapacear em seu benefício. Irritado, alegando que Shooter não se encontra bem de saúde, ele sugere que o carteador seja substituído por Lady Fingers.

Ao recomeçar o jogo, Kid ganha inúmeras partidas, a ponto de Howard se mostrar visivelmente perdendo a confiança, mas no final, apostando uma fortuna, ele é derrotado. Ao deixar o hotel e virar na esquina, Kid reencontra Christian e os dois se abraçam.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Norman Jewison, a partir de um roteiro escrito por Terry Southern e Ring Lardner, “A Mesa do Diabo” é um filme norte-americano produzido pelas empresas Filmways Pictures e Solar Productions em 1965. Sua trama, baseada num romance de Richard Jessup, conta a história de um ambicioso e talentoso jogador de pôquer que arrisca tudo o que pode para se tornar o maior do país.

Na direção, Jewison realiza um bom trabalho, marcado por um crescente suspense a cada carta virada. Por outro lado, a fotografia de Philip H. Lathrop, embora não seja excepcional, não chega a decepcionar. Finalmente, não poderia deixar de citar a bela trilha sonora, a cargo de Lalo Schifrin, onde se destaca a inesquecível canção de Cole Porter, “I’ve Got You Under My Skin”.

No elenco, Steve McQueen, Edward G. Robinson e Joan Blondell brilham em seus respectivos papéis, seguidos pelas boas atuações de Karl Malden e Ann-Margret.

CAA