Filmes por gênero

O MENINÃO (1955)

You're never too young
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: O barbeiro e o professor (Portugal)
Un pitre au pensionnat (França, Canadá)
Martin et Lewis au collège (Bélgica)
Il nipote picchiatello (Itália)
Un fresco en apuros (Espanha)
Que clase de niño (México)
Der gangsterschreck (Austria, Alemanha)
Mammas gosse (Suécia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia
Direção: Norman Taurog
Roteiro: Sidney Sheldon
Produção: Paul Jones
Música Original: Walter Scharf
Coreografia: Nick Castle
Fotografia: Daniel L. Fapp
Edição: Archie Marshek
Direção de Arte: Hal Pereira, A. Earl Hedrick
Figurino: Edith Head
Maquiagem: Wally Westmore
Efeitos Sonoros: Gene Garvin, Gene Merritt
Efeitos Visuais: Farciot Edouart, John P. Fulton
Nota: 8.2
Filme Assistido em: 1956

Elenco

Dean Martin Bob Miles
Jerry Lewis Wilbur Hoolick
Diana Lynn Nancy Collins
Nina Foch Gretchen Brendan
Raymond Burr Noonan
Margery Maude Sra. Ella Brendan
Whitey Haupt Mike Brendan
Tommy Ivo Marty
Nancy Kulp Mãe de Marty
Mitzi McCall Skeets Powell
Veda Ann Borg Sra. Noonan
Milton Frome Tenente O'Malley
Mickey Finn Sargento Brown
Robert Carson Alfaiate
Hans Conried François
Louise Lorimer Professora
Isabel Randolph Professora
Peggy Moffitt Agnes
Dick Simmons Professor
Emory Parnell Condutor do trem
Bobby Barber Funcionário da Estação Ferroviária

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em um luxuoso hotel de Los Angeles, o criminoso Noonan, que acabou de cometer um assassinato enquanto roubava o diamante Majuba, deliberadamente dá um encontrão em Bob Miles, instrutor de uma escola feminina em Twin Falls, Oregon, e coloca o diamante no bolso de seu casaco para evitar sua prisão. Bob, que se acha em Los Angeles tentando sua reintegração ao exército, procura o alfaiate do hotel, onde o criminoso tenta trocar os casacos. No entanto, a polícia aparece e, após revistar Noonan, não encontrando nada, vai embora.

Em seguida, Bob vai à barbearia do hotel e, sem saber, senta-se na cadeira de um assistente trapalhão do barbeiro-chefe, Wilbur Hoolick, que, desejando se passar por um competente profissional, assume a identidade do chefe. Logo em seguida, Noonan aparece e sub-repticiamente retira o diamante do bolso do casaco de Bob e o enfia no bolso de trás da calça de Wilbur, contratando-o, em seguida, para dar uma massagem no couro cabeludo de sua esposa, em sua casa.

Alertada pelo marido, a Sra. Noonan procura flertar com Wilbur a fim de conseguir uma oportunidade para por a mão no diamante. Momentos depois, ela pega o que pressupõe ser o diamante, Noonan entra e finge ser um marido enfurecido, ciumento, ameaçando-o com uma faca. Aterrorizado, Wilbur foge, concordando em pegar o próximo trem para sua casa em Blitzen, Oregon. Tão logo a Sra. Noonan percebe que, ao invés do diamante, ela pegou um chiclete, Noonan corre para a Estação Ferroviária. Lá, ao descobrir que não tem dinheiro suficiente para comprar sua passagem, Wilbur embosca um garoto de doze anos de idade e rouba seu terno de marinheiro e seus óculos. Em seguida, passando-se por um adolescente, ele pede a Bob, que veio se despedir de sua namorada, a professora Nancy Collins, para que ele lhe compre um meio bilhete.

Mais tarde, no trem, Noonan se senta ao lado de Wilbur, que se mostra extremamente nervoso. Ao descobrir sua identidade, o criminoso o persegue e ele se refugia ao lado de Nancy, convencida de que ele é um adolescente assustado viajando sozinho. Durante uma tempestade, ela cuida dele como se fosse uma criança. Na manhã seguinte, na escola da Sra. Brendan para meninas, Bob toma conhecimento de que o trem de Nancy está retido fora da cidade e se dirige até o local, acompanhado de Gretchen, a filha da ciumenta diretora Ella Brendan. Ao chegarem ao local, Gretchen descobre Wilbur e imagina o pior. Ao retornar para a escola, ela informa a mãe e ao Conselho sobre o comportamento inadequado da professora.

Quando o Conselho se acha reunido para decidir sobre a demissão de Nancy, Bob chega com Wilbur, ainda vestido com a roupa de marinheiro, e persuade todos da inocência da professora. Quando Wilbur está prestes a ir embora, ele vê Noonan à sua espreita e decide aceitar o convite de Gretchen para ficar com sua família. Na casa da Sra. Brendan, seu filho de doze anos, Mike, descobre seu segredo, mas promete ficar calado.

Dias depois, no baile anual da Primavera, Wilbur tem uma conversa romântica com Nancy e, convencido de que ela o amaria se ele fosse um adulto, corre para vestir um smoking. Ao retornar, no entanto, ele ouve Bob e Nancy professando seu amor e discutindo o casamento. Logo em seguida, Noonan aparece e começa a sufocá-lo. Com sorte, ele consegue escapar e, no dia seguinte, Mike o informa que sabe sobre o diamante e o assassinato, tendo lido um artigo sobre o caso nos jornais. Wilbur reage grosseiramente, assustando o garoto que, em seguida, reage e coloca o diamante no bolso do assistente de barbeiro no momento em que este é chamado na sala da Sra. Brendan.

Para horror de Wilbur, Noonan encontra-se lá, fazendo-se passar por seu pai. O criminoso o arrasta para fora do escritório e encontra o diamante em seu bolso. No entanto, antes dele fugir, Bob e alguns detetives chegam e lhe dão voz de prisão. Com habilidade, Noonan salta em uma lancha e foge, mas sendo perseguido por Bob, termina preso. No final, após receber um aviso de sua reintegração ao exército, Bob se despede de Nancy e, ao pegar o trem, verifica horrorizado que Wilbur encontra-se a bordo trabalhando como barbeiro.

imagem

Comentários

Realizada pelo cineasta Norman Taurog, a partir de um roteiro escrito por Sidney Sheldon, “O Meninão” é uma boa comédia da dupla Dean Martin e Jerry Lewis produzida pelas empresas Paramount Pictures e York Pictures Corporation em 1955. Sua trama, baseada numa história de Fanny Kilbourne, é marcada por ótimos momentos de comicidade.

Embora não se trate de uma obra premiada, a direção de Taurog é de primeira linha, assim como a fotografia assinada por Daniel L. Fapp. No elenco, destacam-se as atuações de Dean Martin e Jerry Lewis, seguidas pela de Raymond Burr.

Enfim, “O Meninão” é um filme recomendável para os admiradores de uma boa comédia, principalmente para os fãs da dupla Dean Martin e Jerry Lewis.

CAA