Filmes por gênero

NO TEATRO DA VIDA (1937)

Stage door
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: A porta das estrelas (Portugal)
Pension d'artistes (França, Bélgica)
Palcoscenico (Itália)
Damas del teatro (Espanha)
Entre bastidores (Argentina)
Rivalinnen (Austria)
Bühneneingang (Alemanha)
Förbjuden ingång (Suécia)
Дверь на сцену (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia, Drama
Direção: Gregory La Cava
Roteiro: Morrie Ryskind, Anthony Veiller
Produção: Pandro S. Berman
Música Original: Roy Webb
Direção Musical: Roy Webb
Fotografia: Robert De Grasse
Edição: William Hamilton
Direção de Arte: Van Nest Polglase
Figurino: Muriel King
Guarda-Roupa: Claire Cramer
Maquiagem: Mel Berns
Efeitos Sonoros: John L. Cass
Nota: 8.5
Filme Assistido em: 1972

Elenco

Katharine Hepburn Terry Randall
Ginger Rogers Jean Maitland
Adolphe Menjou Anthony Powell
Gail Patrick Linda Shaw
Constance Collier Srta. Luther
Andrea Leeds Kay Hamilton
Samuel S. Hinds Henry Sims
Lucille Ball Judith
Franklin Pangborn Harcourt
William Corson Bill
Pierre Watkin Carmichael
Grady Sutton Butch
Frank Reicher Diretor de palco
Jack Carson Sr. Milbanks
Phyllis Kennedy Hattie
Eve Arden Eve
Ann Miller Annie
Margaret Early Mary Lou
Jean Rouverol Dizzy
Elizabeth Dunne Sra. Orcutt
Norma Drury Boleslavsky Olga
Betty Jane Rhodes Ann
Peggy O'Donnell Susan
Jan Wiley Madeline
Julie Kingdon Bernice Neimeyer, instrutora de dança
Theodore Kosloff Instrutor de dança
Josephine Whittell Srta. Arden, secretária de Powell
Jack Richardson Repórter

Prêmios

Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, EUA

Prêmio de Melhor Direção (Gregory La Cava)

National Board of Review, USA

Prêmio NBR dos 10 Melhores Filmes

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Filme

Oscar de Melhor Direção (Gregory La Cava)

Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (Andrea Leeds)

Oscar de Melhor Roteiro (Morrie Ryskind, Anthony Veiller)

Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, EUA

Prêmio de Melhor Atriz (Katharine Hepburn)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Quando Terry Randall, uma aspirante à atriz de uma rica família do Meio-Oeste, chega ao Footlights Club, uma modesta pensão nova-iorquina, ela é recebida por um grupo de atrizes e coristas aspirantes ao sucesso. A maneira arrogante de Terry e seus gostos intelectuais a afastam de suas colegas que se orgulham de sua inteligência afiada e estilo realista. Sua companheira de quarto, Jean Maitland, uma dançarina, se ressente com o generoso guarda-roupa e atitudes de julgamento de Terry. Por causa de sua duvidosa ligação com o produtor teatral Anthony Powell, um notório mulherengo, Jean também não gosta de outra colega da casa, a sofisticada Linda Shaw.

Amada por todas as mulheres, no entanto, é Kay Hamilton, uma atriz esforçada que, apesar de receber boas críticas sobre uma peça que ela havia estrelado no ano anterior, desde então tem sido incapaz de encontrar trabalho. Apesar dos apelos de seu pai, Henry Sims, para voltar para casa, Terry promete permanecer em Nova York e se desenvolver como atriz. Enquanto Terry é orientada pela Srta. Luther numa peça teatral, Jean é vista durante um ensaio de dança com Powell, que pretende conseguir para ela e Annie um trabalho em uma boate.

Algum tempo depois, Kay desmaia nos escritórios de Powell depois que descobre que o produtor se recusou a vê-la. Furiosa, Terry irrompe no escritório e repreende-o por sua insensibilidade. Inabalável, ele a demite, mas quando é abordado mais tarde por um possível patrocinador, que exige a participação de Terry, Powell concorda em estrelá-la em sua próxima peça, “Abril Encantado”.

Em seguida, Powell convida Jean para jantar em sua cobertura e, apesar da presença de Linda, ela aceita. Como previsto por Linda, Powell mostra a Jean fotos de seu filho e esposa, lhe oferece bastante champanhe e tenta seduzi-la. Quando Jean, embriagada, começa a chorar, ele a manda para casa, onde Terry a coloca na cama com o cuidado de uma irmã. Mais tarde, Powell convida Terry para sua cobertura e insiste para que ela protagonize “Abril Encantado”.

Durante o encontro, Jean invade o apartamento e acusa Terry, que age de maneira a salvar sua colega de quarto da falta de escrúpulos de Powell. Embora desconfiada, Terry aceita o papel, inconsciente do pedido do financiador. Embora Kay fique chocada ao descobrir que Terry foi escolhida para o papel que ela queria desempenhar, ela corajosamente apoia a estreia de sua colega. Apesar da atuação insípida de Terry durante os ensaios, Powell a mantém no show e se prepara para um fracasso.

Na noite da estreia, Kay aconselha Terry sobre como desempenhar a difícil cena de abertura e, depois que Terry sai para o teatro, ela se suicida. No teatro, Jean acusa Terry de ter levado Kay ao suicídio, e ela, sentindo-se culpada, se esforça para se sair bem em sua estreia. Por fim, encontrando inspiração no trágico sacrifício de Kay, Terry se sai muito bem, comovendo até Jean.

No final, ela presta uma homenagem à Kay e ganha o perdão de Jean, bem como, a aprovação de seu pai, que se revela como o patrocinador do empreendimento. Para desgosto de Powell, Terry abandona as festividades da noite de estreia, sendo aceita por todos do Footlights Club.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Gregory La Cava, a partir de um roteiro escrito por Morrie Ryskind e Anthony Veiller, “No Teatro da Vida” é um filme norte-americano produzido pela RKO Radio Pictures em 1937. Sua trama, baseada numa peça de Edna Ferber e George S. Kaufman, é marcada por diálogos inteligentes e espirituosos que provocam grandes risadas.

La Cava nos brinda com um excelente trabalho, o que lhe rendeu o prêmio de melhor direção promovido pelo Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, além de uma indicação ao Oscar da categoria. Na área técnica, merecem igualmente elogios sua bela trilha sonora, assinada por Roy Webb, bem como a fotografia, em preto e branco, a cargo de Robert De Grasse.

No elenco, Katharine Hepburn e Andrea Leeds brilham em seus respectivos papéis, seguidas pelas boas atuações de Ginger Rogers, Adolphe Menjou, Eve Arden e Ann Miller.

CAA