Filmes por gênero

JUGGERNAUT - INFERNO EM ALTO MAR (1974)

Juggernaut
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Código: Juggernaut (Portugal)
Terreur sur le Britannic (França, Canadá)
18 Stunden bis zur Ewigkeit (Alemanha)
Britannic w niebezpieczenstwie (Polônia)
Pénzt vagy életet! (Hungria)
Juggernaut - kaappaus merellä (Finlândia)
El enigma se llama Juggernaut (Espanha)
Ад на Британик (Bulgária)
Джаггернаут (União Soviética)
Pais: Reino Unido, Estados Unidos
Gênero: Ação, Drama, Suspense
Direção: Richard Lester
Roteiro: Richard Alan Simmons, Alan Plater
Produção: Richard Alan Simmons, Denis O'Dell
Design Produção: Terence Marsh
Música Original: Ken Thorne
Direção Musical: Ken Thorne
Fotografia: Gerry Fisher
Edição: Antony Gibbs
Direção de Arte: Alan Tomkins
Figurino: Evangeline Harrison
Guarda-Roupa: Rebecca Breed
Maquiagem: Wally Schneiderman
Efeitos Sonoros: Gerry Humphreys, Simon Kaye, Les Wiggins
Efeitos Especiais: John Richardson
Efeitos Visuais: Wally Veevers
Nota: 8.3
Filme Assistido em: 1975

Elenco

Richard Harris Tenente Comandante Anthony Fallon
Omar Sharif Capitão Alex Brunel
David Hemmings Charlie Braddock
Anthony Hopkins Supt. John McCleod
Shirley Knight Barbara Banister
Ian Holm Nicholas Porter
Clifton James Corrigan
Caroline Mortimer Susan McLeod
Mark Burns Hollingsworth
John Stride Hughes
Freddie Jones Sidney Buckland
Julian Glover Comandante Marder
Jack Watson Engenheiro-Chefe Mallicent
Roshan Seth Azad
Kenneth Colley Detetive Brown
Andy Bradford Oficial Jim Hardy
Paul Antrim Digby
John Bindon Driscoll
Adam Bridge David McLeod
Rebecca Bridge Nancy McLeod
Michael Egan Sr. Fowlers
Freddie Fletcher Rádio-Operador
Barnaby Holm Christopher Porter
Kristine Howarth Sra. Buckland
Victor Lucas Detetive
Doris Nolan Sra. Corrigan
Liza Ross Laura Kellogg
Bob Sessions Jerry Kellogg
Cyril Cusack Major O'Neill
Michael Hordern Sr. Baker
Roy Kinnear .

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

O transatlântico SS Britannic está no meio de uma viagem no Atlântico Norte com 1.200 passageiros a bordo, quando o proprietário da linha, em Londres, recebe uma ligação telefônica de um homem com sotaque irlandês chamado Juggernaut, que afirma ter colocado sete barris de amatol, a bordo do navio, que estão programados para explodirem ao amanhecer no dia seguinte. Ele adverte que os barris estão presos em armadilhas e que qualquer tentativa de movê-los resultará em detonação. Em seguida, ele propõe fornecer instruções técnicas sobre como desativar os barris, em troca de um resgate pago a ele no valor de 500.000 libras. Como indicação de sua seriedade, ele desencadeia um ataque de demonstração com uma série de pequenas bombas na ponte do navio, que ferem um tripulante. Incapaz de ordenar uma evacuação dos passageiros do navio através de botes salva-vidas, devido ao mar agitado, a gerência da linha de navegação está inclinada a ceder ao pedido de resgate. No entanto, quando a polícia é chamada, funcionários do governo britânico informam à empresa que, se o fizerem, eles retirarão o subsídio operacional da empresa, de acordo com a política de não apaziguamento do governo às ameaças de violência.
 
Ao invés disso, um oficial da Marinha Real, tenente-comandante Anthony Fallon, líder de uma unidade de descarte de bombas, é enviado, chegando ao local por transporte aéreo e paraquedismo no mar, com ordens para embarcar  no navio e desarmar as bombas antes que termine o prazo dado pelo bandido. Enquanto isso, de volta à Londres, o Superintendente McCleod, cuja esposa e dois filhos encontram-se de férias à bordo do navio, lidera a investigação da Scotland Yard para capturar o criminoso.
 
Depois que uma tentativa para desarmar uma bomba falha, Fallon decide dividir sua equipe, com cada homem trabalhando simultaneamente em cada um dos dispositivos restantes, em diferentes pontos ao redor do navio. A ordem é que, em cada fase da operação de desativação, Fallon informará seus homens, através de um rádio, com o objetivo de que se ele falhar e sua bomba explodir, seus homens saberão o que deu errado e continuarão o processo com seu segundo comando assumindo a liderança, até que todos os dispositivos estejam desarmados.
 
Assim, Fallon desarma a bomba em que está trabalhando, aparentemente com sucesso, com seus homens seguindo cada passo. No entanto, ele contém um mecanismo secundário oculto e um movimento repentino no navio, devido ao mau tempo, faz com que um de seus homens o ative, resultando em sua morte quando ele explode, causando mais danos ao navio. Preocupado, Fallon abandona a operação e aconselha o Capitão do navio a enviar um rádio para a linha de transporte pagar o resgate, a fim de evitar mais carnificinas, mas se vê obrigado a continuar após o recebimento da recusa do governo britânico.
 
Enquanto isso, uma extensa busca policial em Londres captura o homem-bomba, que é revelado como um ex-oficial militar britânico de descarte de bombas, Sidney Buckland. Após ser interrogado, ele concorda em dizer à Fallon como desarmar as bombas, à medida em que o tempo se esgota e a detonação do amanhecer se aproxima. No entanto, ao fazê-lo, depois de uma hesitação, quando Fallon apela por sua clemência, com base em seu antigo companheirismo, Buckland o trai ao lhe dar uma instrução inteiramente falsa. Fallon, sentindo que está sendo enganado, faz o oposto do que lhe foi dito, tornando o dispositivo inerte. As demais bombas são igualmente desativadas e, assim, o navio e seus passageiros são finalmente salvos.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Richard Lester, a partir de um roteiro escrito por Richard Simmons e Alan Plater, "Juggernaut - Inferno em Alto Mar" é um filme produzido em 1974 pelas empresas David V. Picker Productions e Two Roads Productions. Sua trama se passa em um navio de passageiros em alto mar e é marcada por um alto grau de tensão ao longo de toda a projeção.
 
Na direção, Lester realiza um ótimo trabalho, marcado pelo alto grau de suspense que ele imprime ao longo de toda a projeção, principalmente em sua segunda metade, quando os corajosos desmontadores de bombas colocam suas vidas em risco. No elenco, Richard Harris e Omar Sharif são os maiores destaques, seguidos pelas boas atuações de Anthony Hopkins e Ian Holm.
 
Enfim, "Juggernaut - Inferno em Alto Mar" é um filme imperdível para aqueles que amam um suspense de qualidade.
 
CAA