Filmes por gênero

41ª DP: INFERNO NO BRONX (1981)

Fort Apache the Bronx
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Fort Apache, the Bronx (Portugal)
Le policeman (França)
Bronx 41º distretto di polizia (Itália)
Distrito Apache (Espanha)
Distrito Apache, el Bronx (Argentina)
Las calles del infierno (México)
The Bronx (Alemanha)
Fort Apache - politidistrikt 41 (Dinamarca)
Форт Апач, Бронкс (Rússia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Crime
Direção: Daniel Petrie
Roteiro: Heywood Gould
Produção: Thomas Fiorello, Martin Richards
Design Produção: Ben Edwards
Música Original: Jonathan Tunick, Gary Green
Fotografia: John Alcott
Edição: Rita Roland
Direção de Arte: Christopher Nowak
Figurino: John Boxer
Guarda-Roupa: Beverly Cycon, William Loger
Maquiagem: Monty Westmore, Allen Weisinger
Efeitos Sonoros: James Perdue, Eileen Horta, Bob Cornett e outros
Efeitos Especiais: Connie Brink, Bill Traynor
Nota: 8.2
Filme Assistido em: 1982

Elenco

Paul Newman Murphy
Edward Asner Connolly
Ken Wahl Corelli
Danny Aiello Morgan
Rachel Ticotin Isabella
Pam Grier Charlotte
Kathleen Beller Theresa
Tito Goya Detetive
Miguel Pinero Hernando
Jaime Tirelli José
Rony Clanton Cafetão
Clifford David Dacey
Sully Boyar Dugan
Michael Higgins Heffernan
Rik Colitti Pantuzzi
John Aquino Finley
Norman Matlock Lincoln
John Ring Donohue
Tony DiBenedetto Moran
Paul Gleason Detetive
Reynaldo Medina Detetive
Daryl Edwards Black Rookie
Donald Petrie White Rookie
Frederick Allen Irmão de Corelli
Dominic Chianese Pai de Corelli
Lisa Loomer Prostituta
Sandi Franklin Prostituta

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Os policiais da 41ª Delegacia de Polícia, situada ao sul do Bronx, enfrentam muitos desafios, face à alta criminalidade da região. A Delegacia, apelidada de "Fort Apache", parece um posto avançado do exército, em território estrangeiro. As ruas estão cheias de gangues perigosas, criminosos e traficantes de drogas. O desemprego é muito alto e o bairro está cheio de lixo e prédios destruídos.
 
Embora Murphy, um dos policiais, seja um pai divorciado e solitário, ele tem uma grande camaradagem com Corelli, seu melhor amigo na delegacia. Sua vida também melhora quando ele conhece Isabella, uma jovem enfermeira com quem inicia um relacionamento romântico.
 
A Delegacia é uma das piores e mais degradadas de todo Departamento, abrigando policiais indesejados e transferidos de outras delegacias. Além disso, seus membros não representam a grande comunidade porto-riquenha, pois apenas quatro por cento dos policiais são hispânicos. 
 
Corelli e Murphy tentam manter a lei e a ordem, capturando cafetões e ladrões, mas eles têm conflitos com colegas corruptos e um novo Capitão da Polícia, Connolly. Há ainda tumultos devido à suposta brutalidade policial, bem como, questões relacionadas à morte de dois policiais novatos, que foram baleados por um viciado em drogas. Durante um tumulto, Murphy e Corelli testemunham um policial jogando um adolescente inocente do telhado de um apartamento para a morte. 
 
À medida que Murphy se torna mais íntimo de Isabella, eles iniciam um relacionamento sexual. No entanto, enquanto ela dorme, Murphy percebe marcas em sua pele. Mais tarde, ao acordar, ela admite que usa heroína como uma maneira de relaxar em um ambiente tão estressante. Por outro lado, ilustrando a futilidade do policiamento na Delegacia, o assassino  dos dois policiais nunca foram encontrados, apesar de prisões em massa e interrogatórios.  A viciada em drogas que os matou, mais tarde também foi morta.
 
Certo dia, Murphy fica arrasado quando Isabella morre de overdose de drogas, e luta com a questão moral de manter ou não o "código azul" e não informar as autoridades a respeito do policial que jogou o adolescente do telhado. Murphy decide renunciar e denunciar o assassinato, uma decisão que fará com que outros policiais o odeiem. Quando ele está prestes a deixar a corporação, ele vê um ladrão de bolsas fugindo de uma casa que assaltou e, juntamente com Corelli, o  persegue, enquanto a imagem congela.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Daniel Petrie, a partir de um roteiro escrito por Heywood Gould e Thomas Mulhearn, "41ª DP: Inferno no Bronx" é um filme produzido em 1981 pelas empresas Producers Circle, Time Life Films e Time Life Television Productions.

Na direção, Petrie realiza um bom trabalho, no que é ajudado pela ótima fotografia a cargo de John Alcott, e pela excelente trilha sonora assinada por Jonathan Tunick. No elenco, o maior destaque é, sem nenhuma dúvida, Paul Newman, seguido pelas boas atuações de Ken Wahl, Edward Asner, Danny Aielo e Rachel Ticotin.

CAA