Filmes por gênero

IMPULSOS DA MOCIDADE (1956)

The girl he left behind
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Quero-te, mas deixa-me (Portugal)
La ragazza che ho lasciato (Itália)
El hijo de mamá (Espanha)
Playboy - Marsch, marsch! (Alemanha)
Soldat Andy (Noruega)
Morsian jäi kotiin (Finlândia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia, Drama
Direção: David Butler
Roteiro: Guy Trosper
Produção: Frank P. Rosenberg
Música Original: Roy Webb
Fotografia: Ted D. McCord
Edição: Irene Morra
Direção de Arte: Stanley Fleischer
Figurino: Moss Mabry
Maquiagem: Gordon Bau
Efeitos Sonoros: Stanley Jones
Nota: 7.2
Filme Assistido em: 1962

Elenco

Tab Hunter Andy L. Shaeffer
Natalie Wood Susan Daniels
Jessie Royce Landis Madeline Sheaffer
David Janssen Capitão Genaro
Murray Hamilton Sargento Clyde
Jim Backus Sargento Hanna
Henry Jones Hanson
James Garner Preston
Alan King Maguire
Raymond Bailey General
Wilfred Knapp Congressista Hardison
Robert Brubaker Coronel Thomas Murphy
Les Johnson Tenente Taylor
Fredd Wayne Sargento Sheridan
Francis De Sales Psiquiatra do Exército
Vinton Hayworth Arthur Shaeffer
Florenz Ames Sr. Hillaby
Marjorie Bennett Amiga de Madeline
Jeanne Ferguson Doris
Nicky Blair Policial Militar

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Na Califórnia, o atleta da faculdade Andy Shaeffer é mimado por seus pais, especialmente por sua mãe Madeline. Sem ambição, ele mostra pouco interesse em seus estudos e se jacta junto aos amigos de que permanece na escola apenas para evitar seu recrutamento. Sua atitude é extremamente oposta à de sua amiga Susan Daniels, que trabalha pela faculdade.

Depois que Andy faz com que ela perca uma aula, quando ele danifica o carro dela em um acidente, Susan se pergunta se ele já estaria maduro o suficiente para se casar, conforme planejam, passando a tratá-lo como a um irmão. Perturbado por sua mudança, Andy não se sai bem em seus exames finais e perde seu status junto ao Exército, sendo recrutado. Ao ser enviado para um quartel em Fort Ord, ele se recusa a seguir os regulamentos e mantém uma atitude constante de rebelião.

O Capitão Genaro e os sargentos Clyde e Hanna, seus superiores que abraçam os ideais do "novo" Exército, são rigorosos e se dirigem aos recrutas, acreditando que a disciplina leva à responsabilidade. Reconhecendo o problema de Andy como "doença materna aguda", o Capitão Genaro tem fé de que o Exército o ajudará a crescer. No entanto, Andy continua a se comportar desrespeitosamente, sendo relaxado em suas funções.

Com a ajuda de um colega recrutado, Maguire, Andy procura por regulamentos pouco conhecidos do Exército, com a finalidade de deixar o sargento Clyde atrapalhado e envergonhado diante de seus homens. Apesar de sua má atitude, ele surpreende a todos quando chuta uma granada em um poço, salvando a vida de Maguire, que se atrapalhou durante um exercício. Embora todos o elogiem por sua coragem e destemor, ele dispensa os elogios afirmando que estava pensando apenas nele. Mais tarde, ao receber um troféu, por sua atitude, ninguém bate palmas por ele.

Quando Madeline visita o quartel, escoltada por um guarda, ela encontra Andy limpando a graxa da cozinha e, irritada, reclama junto ao congressista Hardison, que está fazendo uma visita junto aos oficiais de alto escalão. Receosos de uma má publicidade para a unidade, os oficiais superiores ordenam ao Capitão Genaro que providencie um passe de fim de semana para Andy, de modo a ele ficar longe do quartel até que os visitantes ilustres tenham ido embora.

Embaraçado pelo tratamento especial que lhe foi concedido, Andy se recusa a ir para casa com sua mãe. Em vez disso, ele convence Susan a encontrá-lo na praia, ignorando suas preocupações em relação aos exames finais a que vai se submeter na segunda-feira. Ao encontrá-lo, ela o impede de beijá-la e o acusa de desejá-la sem aceitar sua responsabilidade pela relação. Quando ele admite que não a entende, ela sugere que ele primeiro deve entender a si mesmo.

No dia seguinte, durante manobras de guerra, Andy é designado para ficar de guarda em uma torre, onde deve permanecer atento a uma determinada área, muitas vezes confundida pelos civis como local para piquenique, por ser tranquila e isolada. No entanto, ainda perturbado com a discussão que teve com Susan, ele não vê quando dois garotos e um cachorro entram na tal área, exatamente no momento em que a artilharia pesada abre fogo.

Embora os garotos saiam ilesos, o Capitão Genaro, sentindo-se incapaz de "reabilitar" Andy, oferece-lhe uma baixa desonrosa. Apesar das advertências de que suas oportunidades de carreira serão arruinadas, ele se mostra encantado com a ideia e concorda com a mesma. Quando o sargento Clyde, mais tarde, sugere que ele a reconsidere, por causa de seu futuro, Andy não o ouve. Com raiva, o sargento decide resolver suas diferenças com uma briga, ocasião em que o derruba facilmente com alguns socos.

Mais tarde, ao encontrar Andy sozinho no quartel, Hanson, um veterano da 2ª Guerra Mundial, divorciado, que se juntou ao exército por solidão, fala sobre o casamento fracassado e sua recuperação do alcoolismo, sugerindo que Andy deixe de ser solitário. Enquanto isso, altos funcionários do Pentágono, ao planejarem um grande exercício, escolhem o regimento de Andy para participar do mesmo. Numa última tentativa de ensinar o que é responsabilidade a Andy, o Capitão Genaro e os sargentos Clyde e Hanna o colocam como líder de um esquadrão.

Depois de escolher um posto de comando e observação, Andy envia quatro de seus homens para observarem o outro lado de um vale, tendo o cuidado de evitarem as áreas consideradas alvos, tendo em vista explosivos abandonados no vale. Preston, um soldado não cooperativo, desobedece às ordens recebidas e caminha com os outros exatamente pela área perigosa. Quando o exercício tem início e bombas começam a cair, os homens, em pânico, se refugiam num velho tanque, sem saberem que o mesmo é o alvo das bombas. Ao perceber que seus homens estão em perigo, Andy corre pela área perigosa para ordenar que eles se afastem do tanque, o qual é atingido segundos depois que eles deixam o local. Percebendo que Andy salvou suas vidas, Preston, arrependido, lhe agradece.

Meses depois, a apresentação dos novos recrutas coincide com o dia em que Fort Ord é aberto ao público. Entre os presentes, encontram-se Susan e Madeline. Ao observar Andy, agora um cabo, dirigir os novos recrutas com a mesma maneira grosseira usada por seu mentor, Madeline diz com orgulho: “Eu sabia que o exército adoraria o meu Andy.”

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta David Butler, a partir de um roteiro escrito por Guy Trosper, “Impulsos da Mocidade” é um filme norte-americano produzido pela Warner Brothers em 1956. Sua trama, baseada num livro de Marion Hargrove, conta a história de um jovem que só conseguiu se tornar uma pessoa responsável depois de servir por dois anos ao exército.

A direção de Butler se mostra apenas razoável, pecando principalmente pelo ritmo por ele imposto à narrativa. Por outro lado, a fotografia de Ted D. McCord é de boa qualidade. No elenco, no papel principal, Tab Hunter não se mostra em seus melhores momentos. Aos 18 anos de idade, a bela Natalie Wood se sai bem, embora sua participação seja bastante pequena.

CAA