Filmes por gênero

COM A LEI E A ORDEM (1953)

Law and order
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Duelo de morte (Portugal)
Quand la poudre parle (França)
Cinq jours de terreur (Bélgica)
La ley del Oeste (Espanha)
Il giustiziere (Itália)
Die hand am colt (Alemanha)
Laglöst område (Suécia)
Sheriffen renser ud (Dinamarca)
Laki ja järjestys (Finlândia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Faroeste
Direção: Nathan Juran
Roteiro: John Bagni, Gwen Bagni, D.D. Beauchamp
Produção: John W. Rogers
Música Original: Henry Mancini, Milton Rosen, Herman Stein
Direção Musical: Joseph Gershenson
Fotografia: Clifford Stine
Edição: Ted J. Kent
Direção de Arte: Robert Clatworthy, Alexander Golitzen
Figurino: Rosemary Odell
Guarda-Roupa: Joan Joseff
Maquiagem: Bud Westmore
Efeitos Sonoros: Leslie I. Carey, Robert Pritchard
Nota: 7.4
Filme Assistido em: 1964

Elenco

Ronald Reagan Frame Johnson
Dorothy Malone Jeannie
Preston Foster Kurt Durling
Alex Nicol Luther 'Lute' Johnson
Ruth Hampton Maria Durling
Russell Johnson Jimmy Johnson
Barry Kelley Sheriff Fin Elder
Chubby Johnson Denver Cahoon
Jack Kelly Jed
Dennis Weaver Frank Durling
Wally Cassell Durango Kid
Richard Garrick Juiz Williams
Watson Downs Dr. Holly
Sam Flint Prefeito
Wheaton Chambers Sr. Sterling
Jack Daly Allie Marshall
Don Garner Johnny Benton
Tristram Coffin Parker
Don Gordon Bart Durling
Jack Ingram Charlie Walsh
Valerie Jackson Clarissa
William O'Neal Benton Wiley
James Stone Martin

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 1882, o delegado Frame Johnson prende o notório fora da lei Durango Kid e o traz de volta para Tombstone, no Arizona, para que o mesmo seja submetido a um julgamento justo. Toda a cidade, inclusive os dois irmãos mais novos de Frame, Luther e Jimmy, anuncia a chegada dos dois homens. Embora Frame e a ordem que ele trouxe para Tombstone sejam amplamente respeitados, uma multidão irritada se forma rapidamente em torno da prisão para linchar Durango Kid. Enfrentando-os sozinho, ele ameaça atirar em qualquer pessoa que entrar na prisão, mesmo depois que Jimmy encabeça a multidão.

Mais tarde, Frame diz a Jimmy que está cansado de dar às pessoas algo que não apreciam, e que estão deixando a cidade. Em seguida, ele visita sua namorada, Jeannie, em seu cassino, e depois que ele confessa que desistiu de uma fazenda em Cottonwood, ela concorda em se casar com ele. Os Johnsons deixam a cidade com seu amigo, Denver Cahoon, e ao chegarem ao Saloon de Cottonwood, na noite seguinte, são vistos pelo fazendeiro Kurt Durling, um velho inimigo de Frame.

Minutos depois, Frame protege o jovem Johnny Benton quando este é intimidado por Bart, filho de Durling. Depois que Bart recua, Durling bate em seu filho por sua covardia. Na manhã seguinte, ele obriga o editor do jornal local, Martin, a escrever um falso editorial afirmando que Frame é um assassino de sangue frio que se apresenta como um homem da lei. Frame o ignora, mas se preocupa quando uma multidão se reúne nas ruas para linchar Johnny, que matou Bart em legítima defesa. Depois que Frame garante que o desonesto xerife, Fin Elder, levará Johnny até a prisão de uma cidade vizinha, um grupo liderado pelo juiz Williams pede que Frame assuma o cargo de xerife para limpar a cidade, mas ele se recusa.

Em seguida, ele e seus irmãos vão até o rancho, mas ao verificarem a quantidade de trabalho que o mesmo necessita, eles voltam para a cidade. No caminho de volta, eles acham o corpo de Johnny pendurado em uma árvore. Quando os Johnsons se deparam com Fin Elder, este mente, dizendo que tentou proteger Johnny, e o chama de covarde por não tentar assumir o cargo de xerife. Quando Luther 'Lute' Johnson se apresenta como voluntário para assumir o cargo, Frame o felicita e, em seguida, parte com Denver e Jimmy para o rancho. Dias depois, Jimmy encontra-se nos arredores do rancho quando vê uma bela jovem e a acompanha até sua casa. Embora, posteriormente, venha a saber que se trata de Maria, uma filha de Durling, ele declara seu amor por ela.

Enquanto isso, Durling e seu filho mais velho, Frank, enganam Lute para mantê-lo ocupado enquanto eles roubam gado. Quando Lute finalmente pede ajuda a Frame, seu irmão mais velho insiste para que ele não retorne à sua vida antiga. Naquela noite, no Saloon, Frank e seu capanga Jed atiram em Lute. Ao tomarem conhecimento do ocorrido, Frame e Jimmy correm até a cidade, onde chegam a tempo de ouvir Lute se desculpar por seu fracasso, antes de morrer. Furioso com os Durlings e com Frame, Jimmy bebe bastante e tenta matar Frank, mas Denver o afasta com uma garrafa para evitar que ele se machuque. No dia seguinte, Frame anuncia ser o novo xerife e que, a partir daquele momento, é ilegal carregar uma arma em Cottonwood.

Embora todos se recusem inicialmente, Frame prende alguns homens que estavam portando armas e, quando as pessoas vêem o juiz Williams apoiando a medida, elas passam a respeitar a nova ordem. De volta à Tombstone, ao tomar conhecimento da morte de Lute, Jeannie parte imediatamente para Cottonwood, onde informa Frame que não vai mais insistir para que ele desista de ser um homem dedicado à manutenção da lei. Mais tarde naquele dia, Denver, que havia trancado Jimmy na prisão, concorda em libertá-lo, e ele imediatamente agarra sua arma. Em seguida, ele corre ao encontro de Maria, mas antes que possam fugir juntos, Frank volta para casa e Jimmy se vê obrigado a matá-lo. Ele e Maria procuram imediatamente Frame para falar sobre o assassinato, e o xerife se vê forçado a prendê-lo em uma cela, prometendo-lhe um julgamento justo.

Naquela noite, no entanto, Durling envia Jed para libertar Jimmy da prisão e, como ele havia previsto, na manhã seguinte, as pessoas da cidade assumem que Frame deixou seu irmão fugir. Em seguida, Durling reúne um grupo de homens armados para perseguir Jimmy, mas Frame exige ser o único a procurar seu irmão. Quando Durling puxa uma arma que escondera em seu casaco, Frame consegue alcançá-lo e os dois lutam na rua. De repente, uma diligência que atravessa a praça da cidade atropela Durling, após o que Frame pega um cavalo e parte à procura de Jimmy.

Depois de algum tempo, ele o encontra nas colinas e lhe pede para que se entregue. Desesperado, Jimmy atira no irmão, atingindo seu ombro. Arrependido, ele cuida do irmão e o leva para a cidade. Certos de que nenhum jurado irá condenar um réu que, por sua livre e espontânea vontade, retornou para enfrentar a justiça, Jed e seus homens fogem da cidade. No final, quando Maria abraça Jimmy, Frame promete à Jeannie que, a partir daquele instante, ele vai passar a se dedicar a ela.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Nathan Juran, a partir de um roteiro escrito por John Bagni, Gwen Bagni e D.D. Beauchamp, “Com a Lei e a Ordem” é um faroeste norte-americano produzido pela Universal International Pictures em 1953. Sua trama, baseada num livro de W.R. Burnett, é um misto de cenas de ação e romance, que termina com o tradicional final feliz.

A direção de Nathan Juran se mostra razoavelmente boa, no que é ajudada pela fotografia a cores a cargo de Clifford Stine, aproveitando os belos cenários do oeste americano. Merece ainda ser citada sua ótima trilha sonora.

No elenco, Ronald Reagan e Dorothy Malone demonstram ter uma ótima química na tela, enquanto Preston Foster e Dennis Weaver interpretam grandes vilões.

CAA