Filmes por gênero

007 - NUNCA MAIS OUTRA VEZ (1983)

Never say never again
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Nunca digas nunca (Portugal)
Jamais plus jamais (França)
Mai dire mai (Itália)
Nunca digas nunca jamás (Espanha, México, Peru)
James Bond 007 - Sag niemals nie (Alemanha)
Warhead (Estados Unidos)
Nigdy nie mów nigdy (Polônia)
Никогда не говори никогда (Rússia)
Pais: Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha
Gênero: Ação, Suspense, Fantasia
Direção: Irvin Kershner
Roteiro: Lorenzo Semple Jr.
Produção: Jack Schwartzman, Michael Dryhurst
Design Produção: Philip Harrison, Stephen B. Grimes
Música Original: Michel Legrand
Direção Musical: Michel Legrand
Fotografia: Douglas Slocombe
Edição: Ian Crafford
Direção de Arte: Leslie Dilley, Roy Stannard, Michael White
Figurino: Charles Knode
Guarda-Roupa: Ron Beck
Maquiagem: Robin Grantham
Efeitos Sonoros: John Poyner, Simon Kaye , David Allen, Bill Rowe, David Sutton
Efeitos Especiais: Ian Wingrove
Efeitos Visuais: David Dryer, Robert Shepherd, Douglas Smith, Roger Dorney
Nota: 7.7
Filme Assistido em: 1984

Elenco

Sean Connery James Bond
Klaus Maria Brandauer Maximilian Largo
Max von Sydow Ernst Stavro Blofeld
Barbara Carrera Fatima Blush
Kim Basinger Domino Petachi
Bernie Casey Felix Leiter
Alec McCowen Q 'Algy' Algernon
Edward Fox 'M'
Pamela Salem Srta. Moneypenny
Rowan Atkinson Nigel Small-Fawcett
Valerie Leon Mulher, nas Bermudas
Milos Kirek Kovacs
Pat Roach Lippe
Anthony Sharp Lord Ambrose
Prunella Gee Patricia Fearing
Gavan O'Herlihy Jack Petachi
Ronald Pickup Elliott
Robert Rietty Ministro italiano
Guido Adorni Ministro italiano
Christopher Reich Número 5
Billy J. Mitchell Capitão Pederson
Manning Redwood General Miller
Anthony Van Laast Kurt
Saskia Cohen Tanugi Nicole
Sylvia Marriott Ministra francesa
Michael Medwin Médico em Shrublands
Lucy Hornak Enfermeira em Shrublands
Brenda Kempner Massagista
Roy Bowe Capitão do navio

Prêmios

Prêmios Golden Screen, Alemanha

Prêmio Golden Screen

Indicações

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante (Barbara Carrera)

Academia de Filmes de Ficção Científica, Fantasia e Horror, USA

Prêmio de Melhor Filme de Fantasia

Prêmio de Melhores Efeitos Especiais (Ian Wingrove)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em uma região tropical não identificada, James Bond se infiltra em um complexo inimigo, onde ele se distrai, subjuga e mata vários guardas até chegar ao edifício principal do complexo. Depois de eliminar vários outros guardas, ele entra em um quarto onde encontra uma mulher sequestrada e amarrada a uma cama. Quando ele solta os seus braços, ela pega uma faca escondida e o esfaqueia nas costas.
 
Na sede do MIG, o chefe de Bond, M, e um auxiliar, revisam o desempenho de Bond. A missão era uma tarefa falsa para testá-lo. Embora seu tempo fosse aceitável, Bond é fortemente criticado por ter sido morto. Ele  ressalta que tem participado voluntariamente dos jogos de guerra de M e que só foi ferido em um deles. Por outro lado, M salienta que o resultado desse exercício foi ele perdendo as duas pernas, tornando-se inútil como agente ativo. Em seguida, M ordena que ele procure um Clube de Reabilitação, fora de Londres, para que ele volte ao seu estado físico máximo.
 
Em um Banco na França, uma mulher, Fátima Blush, chega e exige acesso a uma sala secreta, onde sua organização criminosa, a SPECTRE, realiza uma reunião secreta com a presença de seu líder, Blofeld. Ele anuncia um novo plano para a mais recente tentativa de extorsão do grupo, chamada "As lágrimas de Allah", assim chamada por um pingente de jade que o criador da missão, Maximilian Largo, dá à sua amante, Domino Petachi. Com a ajuda de Blush, Largo roubará dois mísseis de cruzeiro nuclear. O roubo será realizado em parte por um capitão da Força Aérea, Jack Petachi, irmão de Domino, cujo olho direito está sendo alterado, cirurgicamente, para representar o do Presidente dos Estados Unidos. O papel de Blush será o de zelador do capitão Petachi, após a cirurgia.
 
Em Shrublands, Bond é obrigado a aderir a um regime rigoroso de dieta e exercícios controlados. No entanto, isso não o impede de seduzir sua fisioterapeuta. Assim, depois que eles fazem sexo no quarto de Bond, ele percebe uma discussão no quarto vizinho, entre um homem e uma mulher. Bond vai até a janela e observa o homem usando uma estranha máquina de decodificação. De repente, a cortina da janela se abre e Petachi vê Bond.
 
No dia seguinte, Bond se encontra na sala de musculação do Clube, quando é atacado por um bandido, Lippe. Ao ser encurralado pelo bandido, Bond reage jogando o conteúdo de um copo no rosto do atacante, que grita horrivelmente e termina morto. Mais tarde, quando Bond reporta o ocorrido à M, este o castiga severamente pelos danos causados ao Clube.
 
Enquanto isso, em uma Base Aérea americana, na Grã-Bretanha, Jack Petachi entra em uma sala de controle e usa seu olho falso para trocar com sucesso duas ogivas fictícias por nucleares verdadeiras. As ogivas são instaladas em dois mísseis de cruzeiro, que são carregados em um avião para uma missão de teste. Pouco depois de deixar a Base, Petachi é morto por Blush, que causa um acidente de carro e termina com um dispositivo explosivo. 
 
Enquanto isso, as ogivas são lançadas de um bombardeiro britânico. Quando elas passam pelo iate de Maximilian Largo, o Disco Voador, um dos agentes de Largo, ativa um dispositivo de interferência que força os mísseis a cairem. Eles são levados a bordo e depois escondidos numa caverna subaquática. Em seguida, uma transmissão da SPECTRE informa à OTAN que os mísseis provavelmente terão alvos diferentes. O SPECTRE naturalmente exige uma quantia exorbitante em dinheiro como resgate. 
 
Bond fala com M e decide verificar uma pista. Petachi deixou a Base pouco antes de ser morto. Bond descobre que a irmã dele, Domino, está envolvida com o próprio Largo, e os acompanha até Nassau, nas Bahamas. Antes de sair, Bond visita o arsenal  e um Q jovial dá a ele uma caneta tinteiro que dispara cargas explosivas, e um relógio contendo um laser poderoso.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Irvin Kershner, a partir de um roteiro escrito por Lorenzo Semple Jr., "007-Nunca Mais Outra Vez" é um filme produzido em 1983 pelas empresas TaliaFilm Production, Woodcote Productions Limited e Producers Sales Organisation.

Na direção, Kershner realiza um trabalho apenas razoável. Por outro lado, sua trilha sonora, a cargo do francês Michel Legrand, é de muito boa qualidade, onde se destacam as canções "Une chanson d'amour" e "Never say never again", ambas de Legrand. No elenco, destacam-se Sean Connery, apesar de sua idade, Barbara Carrera, Kim Basinger e Max von Sydow.

CAA