Sinopse
Josh Mallon, herdeiro de um puritano e austero magnata, e seu melhor amigo, Ace Lannigan, ridicularizam a instituição do casamento. Os dois trabalham a bordo de um mesmo navio e, ao retornarem aos Estados Unidos depois de uma longa viagem, vêem os marinheiros sendo maltratados por suas esposas e namoradas, fazendo com que eles prometam nunca mais voltarem a se envolver com mulheres. Tal promessa, no entanto, é testada quase que imediatamente. Primeiramente, Ace é confrontado com a família de uma antiga amante, Cherry, que insiste para que os dois se casem. Em seguida, Josh tem que enfrentar os desejos do pai de que ele se case com a socialite, Gloria Wycott, e de que ele assuma os negócios da família. As coisas pioram quando os dois amigos vão pescar e se atrasam para a festa de comemoração do noivado de Josh e Gloria. Embriagado, Gordon, irmão da noiva, inicia uma briga, fotografada por um repórter, que causa um verdadeiro escândalo. Josh e Ace fogem para o Havaí e, de lá, seguem para Cingapura.
Entretanto, a dupla só consegue chegar até a ilha de Kaigoon por falta de dinheiro. Pobres, mas felizes, reafirmam o desejo de permanecerem solteiros para sempre. Tal reafirmação tem vida curta, pois, depois que separam uma bela e exótica dançarina, Mima, de seu abusivo e ciumento parceiro, Caesar, durante uma briga, ela decide se mudar para a tenda deles. Os três tentam ganhar dinheiro das mais diversas maneiras, incluindo a de vender um removedor de manchas que é tão ruim que dissolve roupas. Em pouco tempo, ambos apaixonam-se por ela, embora não o admitam.
Enquanto isso, Timothy Willow, o representante do Sr. Joshua Mallon em Kaigoon, telegrafa para ele avisando-o que seu filho desaparecido encontra-se na cidade. O Sr. Mallon e Gloria voam em busca de Josh. Quando chegam à ilha, eles são procurados pelo ressentido Caesar que se propõe a levá-los até o local onde Ace, Josh e Mima estão desfrutando de uma festa. Ao ocorrer o encontro, Mima fica de coração partido ao saber que Gloria é noiva de Josh, já que ela também se acha apaixonada.
Josh resiste aos apelos de Gloria para voltar para os Estados Unidos até que Mima, num gesto de auto-sacrifício, aceita o pedido de casamento de Ace. Josh, então, embarca em um transatlântico em companhia do pai e de Gloria. Enquanto isso, Caesar informa a polícia local de que Ace se encontra ilegalmente na ilha. Este é preso, mas consegue escapar e fugir clandestinamente a bordo de um navio, em companhia de Mima. Durante a viagem, ele finalmente percebe que a jovem não o ama, e sim a Josh.
Quando o transatlântico ancora em uma ilha tropical, um passageiro reclama de um removedor de manchas que acabou com seu paletó. Josh, então, levanta a possibilidade de Ace e Mima se encontrarem também na tal ilha. Ao procurá-los, ele finalmente os encontra, oportunidade em que seu melhor amigo lhe afirma que é a ele que ela realmente ama. Feliz, ele decide ficar com ela.
Comentários
“A Sereia das Ilhas” é o primeiro de uma série de road-movies estrelados por Bing Crosby, Bob Hope e Dorothy Lamour nos anos 40. Como os que viriam a seguir, trata-se de uma comédia leve, recheada de números musicais e de dança, que não deseja nada mais do que entreter. O humor pode até parecer cafona para os dias de hoje, mas Crosby, Hope e Lamour exalam o charme de um tempo mais simples.
Realizado pelo cineasta Victor Schertzinger, o filme apresenta um bom ritmo, com algumas cenas de ação, a ponto dos personagens de Crosby e Hope entrarem em pelo menos três brigas nos primeiros 30 minutos. A trama apresenta inúmeras seqüências engraçadas, como aquela em que Hope tenta vender sabão com água engarrafada para os nativos, ou quando o trio sai furtivamente de uma cerimônia tribal.
Além de uma atuação razoavelmente boa, Dorothy Lamour contribui com seu charme e sua sensualidade, mas as grandes atuações ficam por conta de Bing Crosby e Bob Hope, com ênfase para este último. No papel do vilão Caesar, o filme apresenta um Anthony Quinn bem moço, com apenas 25 anos de idade.
CAA