Filmes por gênero

O BAMBA DO REGIMENTO (1957)

The sad sack
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: O herói de regimento (Portugal)
P'tite tête de troufion (França)
Il marmittone (Itália)
El recluta (Espanha)
Der regimentstrottel (Alemanha, Áustria)
Jerry på krigsstien (Dinamarca)
Alla tiders hösäck (Suécia)
Kersantin painajainen (Finlândia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia
Direção: George Marshall
Roteiro: Nate Monaster, Edmund Beloin
Produção: Hal B. Wallis
Música Original: Walter Scharf
Direção Musical: Walter Scharf
Coreografia: Charles O'Curran
Fotografia: Loyal Griggs
Edição: Archie Marshek
Direção de Arte: Hal Pereira, John B. Goodman
Figurino: Edith Head
Guarda-Roupa: Hazel Hegarty
Maquiagem: Wally Westmore
Efeitos Sonoros: Harold Lewis, Jim Miller, Winston H. Leverett
Efeitos Visuais: Farciot Edouart, John P. Fulton
Nota: 7.8
Filme Assistido em: 1959

Elenco

Jerry Lewis Soldado Meredith C. Bixby
David Wayne Cabo Larry Dolan
Phyllis Kirk Major Shelton
Peter Lorre Abdul
Joe Mantell Soldado Stan Wenaslawsky
Gene Evans Sargento Major Elmer Pulley
Shepperd Strudwick Major General Vanderlip
George Dolenz Ali Mustapha
Liliane Montevecchi Zita
Mary Treen Sargento Hansen
Danny Davenport Capitão Schultz
Jean Del Val General francês
Don Haggerty Capitão Ward
Dan Seymour Chefe árabe
Jacqueline Park Lorraine
Abraham Sofaer Hassim
Kenneth Becker Cabo
Michael Ansara Moki
Anita Stevens Gloria
Yvette Vickers Hazel

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Ao regressarem de uma folga de três dias em Nova Orleans, o cabo Larry Dolan e seu amigo, o soldado Stan Wenaslawsky, encontram o recruta Meredith Bixby no trem para Camp Calhoun. Embora inicialmente tudo pareça normal, minutos depois Bixby mostra ser um desastre ambulante, quando acidentalmente aciona o freio de emergência do trem, ao tentar desenroscar uma lâmpada.

Ao chegarem à Camp Calhoun, a major Shelton, uma psicóloga do exército, comenta com o major general Vanderlip, que o bem intencionado Bixby tem sido um fracasso ao longo de sua carreira militar. Na ocasião, ela recebe permissão especial para estudar e ajudar o recruta trapalhão. Indicado para participar da mesma Companhia de Larry e Stan, Bixby logo causa uma má impressão ao despejar acidentalmente um monte de cascalho sobre seu novo supervisor, o sargento Major Elmer Pulley. Quando a major Shelton pede-lhe para cuidar pessoalmente de Bixby, o cabo Larry aceita a missão, vendo-a como uma forma de evitar trabalhos mais extenuantes.

Sob o pretexto de estudarem tiro ao alvo, Larry e Stan levam Bixby a um bar, onde terminam se envolvendo em uma briga com alguns bandidos locais. Na manhã seguinte, Larry e Stan são informados pelo seu sargento que, como punição, eles não se juntarão à sua Companhia, em sua missão no estrangeiro, em Marrocos. A major Shelton, no entanto, altera a decisão, uma vez que ela quer que Larry seja igualmente enviado ao exterior por estar apaixonada por ele. Por sua vez, ele mantém sua promessa de fazer com que Bixby se torne um soldado exemplar.

Uma vez em Marrocos, aproveitando uma folga, Larry, Stan e Bixby vão a um clube noturno de propriedade de Ali Mustapha, o líder de uma quadrilha de ladrões que vem roubando suprimentos militares dos Estados Unidos. Uma vez no clube, Zita, uma cantora que lá se apresenta, apaixona-se por Bixby que, por sua vez, se mostra disposto a presenteá-la com todas as suas economias, de modo que ela possa voltar para a casa da família na Cidade do México. No entanto, suspeitando o pior de Zita, Larry mente para Bixby dizendo-lhe que ela também tentou seduzi-lo.

Com o coração partido, Bixby vagueia e equivocadamente chega ao reduto de Mustapha em seu caminho para se juntar à Legião Estrangeira Francesa. Tomando conhecimento de que Mustapha lidera uma força secreta ligada à Legião Estrangeira, Bixby concorda em ajudar os ladrões a montar um canhão roubado que se acha num esconderijo localizado no deserto. Dois dias depois, Bixby ouve os ladrões tramando seu assassinato, mas decide permanecer entre eles até conseguir desarmar a arma, mesmo depois que Larry, Stan e Zita chegam ao esconderijo para resgatá-lo. Os três soldados terminam sendo capturados, mas Zita, ainda livre, os ajuda a fugirem do calabouço. Em seguida, eles capturam Mustapha e seus homens, e os levam através do deserto sob a custódia do governo francês.

Bixby, Larry e Stan são condecorados pela Legião Estrangeira por bravura. De volta aos Estados Unidos, Larry se reúne com a major Shelton, que informa Bixby de que Zita deixou o Marrocos por sua cidade natal de Scranton, em Nova Jersey. Um animado Bixby decide, então, mostrar a um novo recruta como se segura um fuzil corretamente e termina acertando as taças de champanhe que se encontravam nas mãos do Major General Vanderlip e de um general francês. Sabendo que apenas Bixby poderia ter feito uma façanha dessas, Vanderlip resolve indicá-lo para uma tarefa onde, apenas ele, seria atingido: descascar batatas.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta George Marshall, a partir de um roteiro escrito por Nate Monaster e Edmund Beloin, “O Bamba do Regimento” é uma interessante comédia norte-americana produzida pela empresa Hal Wallis Productions em 1957. Sua trama é marcada por deliciosos momentos vividos por esse gênio da comédia que é Jerry Lewis, em seu segundo filme sem Dean Martin.

Na direção, Marshall realiza um bom trabalho, marcado por um ritmo linear e ótimos enquadramentos. Merece ainda ser mencionada a boa fotografia em preto e branco assinada por Loyal Griggs. No elenco, em seu segundo filme sem contar com a presença de Dean Martin, Jerry Lewis brilha no papel principal, seguido pelas boas atuações de David Wayne, Joe Mantell, Phyllis Kirk e Liliane Montevecchi.

CAA