Filmes por gênero

ATÉ OS DEUSES ERRAM (1972)

The offence
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: O delito (Portugal)
Riflessi in uno specchio scuro (Itália)
La ofensa (Espanha)
Sein Leben in meiner Gewalt (Alemanha)
Övergreppet (Suécia)
Agresja (Polônia)
Az igazság ereje (Hungria)
Forhøret (Dinamarca)
Оскорбление (União Soviética)
Pais: Reino Unido, Estados Unidos
Gênero: Suspense, Crime, Drama
Direção: Sidney Lumet
Roteiro: John Hopkins
Produção: Denis O'Dell
Música Original: Harrison Birtwistle
Fotografia: Gerry Fisher
Edição: John Victor-Smith
Direção de Arte: John Clark
Figurino: Evangeline Harrison
Guarda-Roupa: Rebecca Breed
Maquiagem: Eric Allwright
Efeitos Sonoros: Chris Greenham, Gerry Humphreys, Simon Kaye
Nota: 8.5
Filme Assistido em: 1976

Elenco

Sean Connery Detetive Sgt. Johnson
Trevor Howard Tenente Cartwright
Vivien Merchant Maureen Johnson
Ian Bannen Kenneth Baxter
Peter Bowles Detetive Inspetor Cameron
Derek Newark Frank Jessard
Ronald Radd Lawson
John Hallam Panton
Richard Moore Garrett
Anthony Sagar Hill
Maxine Gordon Janie Edmonds, jovem estuprada
Rhoda Lewis Mulher na Escola
Howard Goorney Lambert
Cynthia Lund Criança na escola
Brian Grellis Policial na Escola
Michael Redfern Policial na Escola
Gordon Keating Barman
Roy Macready Barman
Hilda Fenemore .
Roger Hume .

Indicações

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Ian Bannen)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Ao terminarem as aulas de uma escola, um grupo de crianças é escoltado até um local considerado seguro, embora uma delas seja mostrada deixando o grupo e seguindo em direção à sua casa. Pouco tempo depois, ela é tida como desaparecida e uma equipe de busca é organizada. Depois de algum tempo, ela é encontrada numa floresta pelo sargento Johnson. Ao vê-lo, ainda em estado de choque, ela grita. Ela foi estuprada, como sugerido pelas roupas rasgadas e pela lama ao seu lado. Johnson a conforta e  a acalma, envolvendo-a em seu casaco. Ele parece visualizar as ações do sequestrador, quase se colocando no lugar do criminoso. Logo em seguida, Johnson entra em pânico quando é interrompido pelo grupo de busca, agindo assustado como se ele fosse o próprio estuprador. Na ocasião, ele insiste em levar a garota para um hospital, atacando o tenente Cameron que diz que a garota não se acha em condições de lidar com perguntas.
 
Outros policiais prendem Kenneth Baxter pelo crime, quando ele é encontrado coberto de lama e arranhado, vagando pela cidade. Quando o interrogatório do tenente Cameron não leva à lugar nenhum, eles decidem que não podem incriminá-lo. De alguma forma, no entanto, o sargento Johnson se mostra 100% convencido de que ele é o homem que procuram. Embora não esteja autorizado, ele aproveita a oportunidade para questioná-lo. Por outro lado, o tenente Cameron é instruido à acusá-lo ou libertá-lo, sem saber que o sargento Johnson já iniciou seu próprio questionamento. Durante o interrogatório, a fera adormecida dentro de Johnson explode com violência, mostrando que, ao conviver com seres tão monstruosos durante tanto tempo, talvez ele tenha se transformado em um deles. Começa aí uma busca incessante do sargento Johnson por sua própria realidade.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta americano Sidney Lumet, a partir de um roteiro escrito por John Hopkins, "Até os deuses erram" é um filme produzido em 1973 pela empresa Tantallon. Sua trama gira em torno de um sargento da Scotland Yard ao investigar o estupro de uma menina após sair da escola.
 
Na direção, Lumet realiza um excelente trabalho, no que é ajudado pela magnífica edição visual e sonora. Por outro lado, desde o início, o filme é imbuído de um sentimento de tragédia inevitável, com uma trilha sonora estridente que nos faz mergulhar numa atmosfera de ansiedade e pesadelo.
 
No elenco, com atuações magistrais, destacam-se Sean Connery e Ian Bannen, seguidos pelas boas atuações de Vivien Merchant e Trevor Howard.
 
CAA