Filmes por gênero

VOLTA POR CIMA (1998)

Living out loud
imagem

Ficha Técnica

Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia
Direção: Richard LaGravenese
Roteiro: Richard LaGravenese
Produção: Danny DeVito, Michael Shamberg, Stacey Sher
Design Produção: Nelson Coates
Música Original: Clark Anderson, George Fenton, Mervyn Warren
Fotografia: John Bailey
Edição: Lynzee Klingman, Jon Gregory
Direção de Arte: Joseph A. Hodges
Figurino: Jeffrey Kurland
Efeitos Especiais: John Ziegler, Tim Gospodnetich
Nota: 6.9
Filme Assistido em: 1999

Elenco

Holly Hunter Judith Moore
Elias Koteas O beijoqueiro
Queen Latifah Liz Bailey
Richard Schiff Phil 'Philly' Francato
Danny DeVito Pat Francato
Martin Donovan Robert Nelson
Suzanne Shepherd Mary
Mariangela Pino Donna
Eddie Cibrian Massagista
Clark Anderson Gary
Jenette Goldstein Fanny
Lin Shaye Enfermeira de Lisa
John F. O'Donohue Sid
Fred Scialla Johnny
Anthony Russell Mo
Sal Jenco Len
Gina Philips Lisa Francato
Tamlyn Tomita Mulher de Bob
Matthew McKane Andy
Rachael Leigh Cook Judith, adolescente
Lou Richards Advogado de Judith
Tom Howard Advogado de Bob
Carole Ruggier Namorada italiana

Sinopse

A enfermeira Judith Moore é a ex-mulher de um bem sucedido cardiologista, da 5ª Avenida, que foi abandonada pelo marido por uma mulher mais jovem.  Depois de 16 anos de casamento, ela se depara com a triste realidade de não saber quem realmente é ou o que quer.  Entra em depressão e, após um período sozinha e solitária, ela passa a freqüentar um clube de jazz local, o Jasper Club, onde assiste às apresentações de Liz Bailey, uma grande cantora de jazz.

Um dia, ao procurar o toalete do clube, ela abre a porta errada e é inesperadamente beijada por um homem que a confundiu com outra mulher.  Tal beijo, entretanto, faz com que sejam renovados a esperança e o otimismo de Judith.  É quando ela decide retomar sua vida.  No Jasper Club, ela se submete a uma massagem erótica que é feita por um simpático jovem.

Ao voltar pra casa, ela puxa conversa com Pat Francato, o ascensorista de seu prédio, um homem que ela sempre o ignorou.  Recentemente divorciado, após 25 anos de casamento, Pat também sofre com a recente morte de sua filha adolescente.  Adicionalmente, ele tem outros problemas com que se preocupar, principalmente uma grande dívida de jogo, fato que preocupa seu irmão Philly, dono de um bar que gostaria que Pat fosse trabalhar com ele.

Aos poucos, Pat vai se apaixonando por Judith, mas seus sentimentos em relação a ele continuam platônicos.  Para ela, ele passa a ser um grande amigo, confiável, mas não um parceiro.  Ela está à procura de uma relação mais espontânea e romântica.

Paralelamente, eles criam uma sólida amizade com Liz, a cantora de jazz.  Juntos, eles passam a trocar experiências e confidências.


imagem

Comentários

"Volta por cima" é um daqueles filmes deliciosos em que o tempo passa sem que a gente o sinta.  Com um bom roteiro, belos números de jazz e uma trilha sonora adequada,  Richard LaGravenese criou um estimulante divertimento.  Considerado um dos melhores roteiristas americanos, Richard LaGravenese revelou-se também um bom diretor.

Os responsáveis pelo design de produção e pelo figurino sugerem um mundo de possibilidades para uma mulher que está tentando retomar sua vida.

O elenco está muito bem.  Holly Hunter emprega sua grande capacidade de atuar para tornar sua personagem, Judith, uma mulher real e não idealizada.  Danny DeVito, como sempre, está ótimo.  Ele dá vida e força ao seu personagem.  Queen Latifah tem uma presença em cena magnífica, mas o seu papel poderia ser mais desenvolvido.  Elias Koteas está ótimo em sua única cena, a do misterioso beijo.

CAA