Filmes por gênero

MOSCOU CONTRA 007 (1963)

From Russia with love
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: 007 - Ordem para matar (Portugal)
Bons baisers de Russie (França)
Agente 007, dalla Russia con amore (Itália)
Desde Rusia con amor (Espanha)
El regreso del agente 007 (México, Peru)
James Bond 007 - Liebesgrüße aus Moskau (Alemanha)
Agent 007 ser rött (Suécia)
Agent 007 jages (Dinamarca)
Из России с любовью (União Soviética)
Pais: Reino Unido
Gênero: Ação, Suspense
Direção: Terence Young
Roteiro: Richard Maibaum
Produção: Albert R. Broccoli, Harry Saltzman
Música Original: John Barry
Direção Musical: John Barry
Fotografia: Ted Moore
Edição: Peter R. Hunt
Direção de Arte: Syd Cain
Figurino: Jocelyn Rickards
Guarda-Roupa: Eileen Sullivan, Ernie Farrer
Maquiagem: Basil Newall, Paul Rabiger
Efeitos Sonoros: John W. Mitchell, C. Le Mesurier, Harry Miller, Norman Wanstall
Efeitos Especiais: John Stears, Frank George
Efeitos Visuais: Roy Field, Cliff Culley
Nota: 8.3
Filme Assistido em: 1964

Elenco

Sean Connery James Bond
Daniela Bianchi Tatiana Romanova
Pedro Armendáriz Kerim Bey
Lotte Lenya Rosa Klebb
Robert Shaw Grant
Bernard Lee M
Eunice Gayson Sylvia Trench
Walter Gotell Morzeny
Francis De Wolff Vavra, líder cigano
George Pastell Condutor do trem
Lois Maxwell Srta. Moneypenny
Aliza Gur Vida
Martine Beswick Zora
Vladek Sheybal Kronsteen
Anthony Dawson Ernst Stavro Blofeld
Lisa Guiraut Dançarina cigana
Fred Haggerty Krilencu
Neville Jason Motorista de Kerim Bey
Peter Bayliss Benz
Nusret Ataer Mehmet
Peter Brayham Rhoda
Jan Williams Massagista
Peter Madden McAdams, jogador de xadrez
Desmond Llewelyn Major Boothroyd
William Hill Capitão Nash

Prêmios

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Fotografia Britânica (Ted Moore )

Sociedade Britânica dos Fotógrafos de Cinema

Prêmio de Melhor Fotografia (Ted Moore)

Indicações

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Canção Original (John Barry, Lionel Bart, Monty Norman)

Prêmios Laurel, USA

Prêmio Laurel de Ouro de Melhor Filme de Ação

Prêmio Laurel de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante (Lotte Lenya)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

SMERSH, a agência de contraespionagem da União Soviética, planeja cometer um grande ato terrorista. Para tanto, ela mira seu alvo no agente britânico James Bond. Ele foi considerado pelo Estado soviético como um inimigo, em parte por seu envolvimento nas mortes de Le Chiffre, Sr. Big e Hugo Drax, tendo inclusive sido emitido um "mandato de morte" contra ele. Sua morte é planejada para fazer parte de um grande escândalo sexual, que correrá o mundo por meses e destruirá sua reputação junto ao Serviço Secreto Britânico. O assassino de Bond será o carrasco da SMERSH, Red Grant, um psicopata cujos instintos homicidas coincidem com a lua cheia. Kronsteen, o planejador mestre da SMERSH, e a coronel Rosa Klebb, chefe de Operações e Execuções, elaboram a operação.

Eles convencem uma jovem funcionária de decodificação, Tatiana Romanova, a fingir sua deserção de seu posto em Istambul, afirmando ter se apaixonado por Bond depois de ter visto sua fotografia em um arquivo. Como um incentivo adicional, Tatiana oferecerá aos britânicos um Spektor, uma máquina de decodificação russa muito desejada por MI6. Entretanto, ela não é informada de todos os detalhes do plano. A oferta do Spektor será enviada para o MI6 em Londres, supostamente vinda de Tatiana, e conterá a condição de que Bond deverá pegá-la, junto com a máquina, em Istambul.

O MI6 desconfia da história de Tatiana, porém a oferta de um Spektor é muito grande para ser ignorada, e o chefe de Bond, M, ordena que ele viaje até a Turquia, a fim de pegá-la. Bond conhece e rapidamente faz amizade com Kerim Bey, chefe da estação britânica de inteligência na Turquia. Os dois vão comer com alguns ciganos, e testemunham uma luta brutal entre duas mulheres, interrompida por um ataque realizado por agentes soviéticos. Em retaliação, Bond ajuda Kerim a assassinar um importante agente búlgaro.

Em seguida, ele se encontra com Tatiana e os dois planejam sua fuga da Turquia com o Spektor. Ele e Kerim acreditam na história da jovem e os três embarcam no Expresso do Oriente com a máquina. Bond e Kerim descobrem três agentes soviéticos viajando disfarçados no trem. Kerim usa subornos e astúcia para tirar dois dos agentes da viagem, porém ele é mais tarde encontrado morto, em sua cabine, juntamente com o corpo do terceiro agente, ambos mortos por Grant.

Em Trieste, um outro agente do MI6, "Capitão Nash", embarca no trem e Bond presume ser um enviado de M para ajudá-lo na proteção da máquina pelo resto do trajeto. Tatiana suspeita de Nash, porém Bond lhe assegura que ele é de sua agência. Depois de um jantar, em que Nash droga Tatiana, Bond acorda com uma arma apontada para sua cabeça e Nash revela ser seu assassino, Grant. Ao invés de matá-lo imediatamente, Grant revela o plano da SMERSH, incluindo os detalhes de que ele deve atirar em Bond, no coração, e que o Spektor está planejado para explodir assim que for examinado.

Enquanto Grant fala, Bond consegue disfarçadamente colocar uma caixa metálica de cigarros na altura de seu coração e, ao final, quando ele atira, Bond finge estar mortalmente ferido. Logo em seguida, quando ele vai olhá-lo de perto, Bond o mata e foge com Tatiana. Quando os dois chegam na aparente segurança de Veneza, Rosa Klebb entra no hotel em que eles se encontram, disfarçada de empregada, e tenta matar Bond com uma adaga envenenada, mas Tatiana, que se acha apaixonada por ele, atira em Rosa e o Lektor é enviado em segurança para a Inglaterra.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Terence Young, a partir de um roteiro escrito por Richard Maibaum, “Moscou Contra 007” é um filme britânico produzido pela Eon Productions em 1963. Sua trama, baseada num romance de Ian Fleming de mesmo nome, é muito bem escrita e marcada por boas sequências de ação.

Partindo de um roteiro muito bem elaborado, Young realiza um ótimo trabalho, imprimindo um bom ritmo à narrativa, no que é ajudado pela ótima fotografia a cargo Ted Moore. Merece ainda elogios sua bela trilha sonora, onde se destacam as canções “From Russia with Love”, de Lionel Bart, e “James Bond Theme”, ambas com arranjos de John Barry.

No elenco, destacam-se Robert Shaw, Sean Connery e Lotte Lenya, seguidos pelas boas atuações de Pedro Armendáriz e da bela atriz italiana, Daniela Bianchi.

CAA